A Armadura de Deus

31/05/2020

Introdução

Estamos no meio de uma tremenda batalha espiritual, diferente de todas, que dispara situações e não balas convencionais.

O diabo e suas forças estão organizados e equipados, por isso precisamos nos preparar adequadamente para a peleja (11 Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, 12 pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais" Efésios 6:11-12). Diante disso, não podemos entrar nessa guerra sem a armadura de Deus. Contra essa corja de inimigos não podemos lutar de "qualquer jeito", nem com "qualquer arma", nem tampouco usarmos "armadura humana" (1Sm 17:38-40). A armadura de Deus nos protege e nos ajuda a alcançar a vitória.


Inicialmente é preciso entender que a armadura de Deus não é uma proteção humana, mas divina. Essa armadura é para guerreiros e não para simpatizantes do evangelho.

Outro ponto de vital importância é que a armadura de Deus deve ser vestida em seu conjunto, sem deixarmos nenhuma parte de fora, pois a Bíblia nos exorta: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus" (Ef 6:11), de modo que nenhum elemento de proteção fique de fora.

Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, registrou uma analogia da armadura de Deus com a forma de proteção dos soldados romanos. No primeiro século essa armadura era um conjunto de acessórios que protegia o corpo dos guerreiros romanos:

O CINTURÃO DA VERDADE

O cinto era largo e de couro, nele se penduram armas. Na batalha contra principados e potestades, dominadores e forças espirituais da maldade, se não estivermos cingidos com a verdade, estaremos sem uma parte essencial da proteção divina e, deste modo, sermos atingidos pelo inimigo.

A verdade une a armadura. É importante estudar a Bíblia, rejeitar a mentira, crer e viver na verdade para alcançar a vitória. (Jo 15:8). Sl 15:1-2; Sl 91:4; Pv 12:17; Is 45:19b; Jo 8:32; Rm 2:2; Ef 4:15; 1 Jo 2:4.

A COURAÇA DA JUSTIÇA

Couraça é um "colete" que cobre o peito e as costas do guerreiro.

Em Jesus fomos justificados; agora estamos do lado da justiça. Um guerreiro protegido pela couraça da justiça de Deus não se deixará corromper pelo pecado (Tiago 1:27).

O servo de Deus, cujas práticas são pautadas na integridade, na obediência à Palavra de Deus, é uma pessoa revestida da couraça da justiça divina, pois a justiça humana não passa de "trapo de imundície" (Is 64:6)! Gn 18:19; Sl 45:7; Ef 4:24; Ap 19:8.

OS CALÇADOS DA PREPARAÇÃO DO EVANGELHO DA PAZ

Os calçados protegiam os pés dos soldados e davam leveza no caminhar. Ao sermos calçados com o evangelho da paz estaremos prontos para seguir na direção da vitória.

Os pés são a base do corpo; dão sustento e levam o corpo ao seu destino. Os pés representam o nosso andar! Que a nossa caminhada neste mundo seja com o Evangelho de Cristo, nosso fundamento e sustentação. Que o nosso ide seja na paz de Cristo, andando nEle, em santidade de vida.

O Evangelho é da paz porque na medida em que nos submetemos ao senhorio de Cristo, temos a paz de Deus governando as nossas mentes e corações. (Mt 28:18-20; Gl 1:6-7, 11; Is 9:6; 52:7).

O ESCUDO DA FÉ

O escudo era uma arma de defesa; servia para se defender dos golpes de espada e demais ataques do inimigo. O escudo da fé protege-nos em várias situações.

O justo vive pela fé, que se revela na sua confiança em Deus e se expressa em obras que agradam a Deus.

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o filho de Deus?" (1 Jo 5:4-5). Rm 5:1; Hb 10:38; 11:6; Tg 2:17.

O CAPACETE DA SALVAÇÃO

O capacete era a proteção da cabeça do soldado romano. O capacete da salvação protege nossa mente das mentiras do diabo e das influências do mundo.

A cabeça é que comanda o nosso corpo. Se a cabeça apresentar fraqueza, tudo estará perdido. O capacete da salvação guardará a nossa mente de ser atingida pelo medo de morrer em batalha. Somos salvos, se morrermos estaremos com o SENHOR e breve voltaremos, imortais, incorruptíveis e gloriosos. 2 Cr 6:41; Sl 132:16; Is 60:18; Rm 12:2.

A ESPADA DO ESPÍRITO

A espada é uma arma de defesa e de ataque. A espada do Espírito é a palavra de Deus(Hebreus 4:12). (Sl 107:20; Cl 3:16; 2 Tm 2:15; 2 Tm 4:2).

Enquanto a Palavra de Deus não ecoar sobre o caos, iluminando, libertando e restaurando, o inferno é que será ouvido e os horrores de um mundo decadente assumirão proporções agonizantes.

Estamos em luta, em plena guerra e os nossos inimigos não são pessoas ou instituições, mas o exército espiritual da maldade que está por trás. Esse assunto precisa ser bem entendido:

"[...] embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas; anulando nós, sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo" (2 Co 10:3-5).

Em Atos 19:13-16, vemos que a autoridade delegada por Jesus (Lc 10:19) é concedida exclusivamente aos seus discípulos, àqueles que vivem sob o seu senhorio, que andam com Ele e por Ele são enviados (Mc 3:13-14). Não existe poder mágico nas palavras: "no nome de Jesus". O poder de Jesus Cristo será manifesto quando estivermos nEle, sob a Sua autoridade, fazendo a Sua vontade, aí, sim, os inimigos se submeterão ao nome de Jesus!

Livres das Ciladas do Inimigo

Todo esse aparato de guerra é para não cairmos nas ciladas do inimigo! Cilada é uma armadilha; é astúcia, esperteza e engano do inimigo. Enganar é levar ao erro através de ilusão, disfarce, etc.

Satanás só terá autoridade sobre nós se nos sujeitarmos a ele, por isso ele tenta nos induzir ao erro, ao pecado, com propostas astuciosamente preparadas como armadilhas. A escolha será sempre nossa! Daí a necessidade de estarmos sempre revestidos de toda a armadura de Deus!

Para resistirmos no dia mau!

Uma guerra é feita de muitas lutas e batalhas. Há dias difíceis. Como resistir o tempo de crise, de tribulação e de sofrimento, decorrentes de uma batalha? Mateus 7:24-27 diz que todos podemos ser visitados por fortes chuvas, enchentes, tempestades, vendavais, etc. Mas, a nossa segurança estará em nossos fundamentos, se estivermos firmados sobre a rocha a nossa casa permanecerá firme e segura.

O Funcionamento Correto da Armadura de Deus

Para que as partes da armadura de Deus funcionem adequadamente, precisamos orar em todo tempo no Espírito, vigiar com toda perseverança e fazer súplicas por todos os santos (Efésios 6:18).

A oração é a chave para que a armadura funcione bem.

Lembre-se que toda batalha acontece em dois planos: espiritual e físico. Os desdobramentos no plano físico são resultado da batalha na dimensão espiritual:

Quando Moisés levantava as mãos, Israel prevalecia sobre amaleque;

Quando Moisés baixava as mãos, amaleque prevalecia sobre Israel.

"Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos".

1- A oração funciona quando vivemos de acordo com a vontade de Deus.

A súplica de um justo muito pode na sua atuação. Tg 5:16

Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus e recebemos dEle tudo o que pedirmos, porque obedecemos aos Seus mandamentos e fazemos o que Lhe agrada - 1Jo 3:21-22.

2- A oração funciona quando oramos segundo a vontade de Deus

E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 1 Jo 5:14

Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Tg 4:15

3- A oração funciona quando oramos com fé persistente

Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hb 11:6.

E tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis. Mt 21:22.

Amados irmãos, este tempo exige mais que uma oração devocional. Há um chamado à oração e à súplica, em todo tempo e em todo lugar.

1-Ore Por Você

Você é responsável pela bênção de Deus sobre a sua vida. O dever de orar pelos seus problemas, família, emprego, saúde, ministério é principalmente seu. O que Deus quer ouvir de você, outra pessoa não poderá dizer.

Não há nada de errado em pedir que alguém ore por você. Isto é importante e ajuda em nossa mútua cooperação e amor fraternal. Mas, quem deve bater na porta da Graça é quem precisa de ajuda.

2-Ore Pelo Próximo

Interceda com misericórdia em favor daqueles que estão atribulados. Busque o favor divino pelos carentes e necessitados. Suplique pela salvação das pessoas ao seu redor.

3-Ore Pelas Autoridades Constituídas (1 Tm 2:2).

Ore pelas autoridades delegadas por Deus para serem os nossos governantes e líderes de acordo com a vontade do SENHOR; que tenham a sabedoria do Alto e que exerçam a sua missão temporária com temor a Deus.

Ore sempre, em todo tempo, em todo lugar. Amém!


P.S.; Fonte das imagens: : https://www.euvosescrevi.com.br/armadura-de-deus/