A Brevidade da Vida

26/04/2021

O tempo voa. Nascemos, crescemos e logo chegamos à velhice. Mas, não era para ser assim. O plano de Deus para o homem era outro. Deus criou o primeiro casal para que vivesse para sempre. Porém, num triste dia, após o pecado consumado, iniciou-se a finitude da existência humana. Assim, toda a raça humana experimenta o inevitável envelhecimento do corpo e, posteriormente, a morte biológica.

Mesmo com a consumação do pecado pelo primeiro casal, a Bíblia relata que vários homens viveram mais de 900 anos:

Adão (930 anos), Sete (912 anos), Enos (905 anos), Cainã (910 anos), Jarede (962 anos), Matusalém (969 anos) e Nóe (950 anos).

Após o dilúvio o tempo de vida dos humanos diminuiu. Apenas alguns se aproximaram dos 500 anos (Arfaxade, Salá e Héber; cf. Gênesis 11). O relato bíblico nos mostra que o período de vida dos seres humanos foi encurtando, até 120 anos (Gênesis 6.3; cf. Gênesis 11), com exceção de poucos: Abraão, Isaque e Jacó (cf. Gênesis 25.7-8; 35.28; 47.28).

O Salmo 90.10 traz-nos outra informação sobre a diminuição do tempo de vida nos dias de Moisés. O profeta disse que o tempo de vida do homem era de setenta nos, e havendo vigor chegaria aos oitenta anos.

O salmista disse que "tudo passa rapidamente, e nós voamos". São Tiago, em sua epístola, afirma algo que corrobora com a declaração do salmista: "somos como neblina que aparece por instante e logo se dissipa" (Tiago 4.14).

A Brevidade da Vida

A brevidade da vida é uma realidade e os nossos dias nesta terra foram escritos e determinados por Deus, conforme diz o Salmo 139:16:

"...e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles".

Em face dessa brevidade de tempo, a Bíblia admoesta o homem a preparar-se para a eternidade.

É por isso que ela diz: Hoje é o dia da salvação:

"Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações..." Hb 3:7-8. (veja também: 1 Cr 29:15;Jó 7:6-9;8:9; Sl 90:9;103:15-16;144:4;Tg 4:14; Jo 10:10).

O que o homem deve fazer nesse curto tempo de existência nesta terra?

O Salmo 90:12 diz:

Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.

As Escrituras Sagradas nos advertem sobre a importância de "um coração sábio" para cada um aproveitar, de forma correta, o seu precioso tempo nesta terra.

Infelizmente a maioria das pessoas não tem o costume de pensar em questões desse tipo, entretanto, é completamente insano desenvolver um projeto de vida somente para o aqui e o agora sem ter a eternidade em perspectiva; é falta de sabedoria não considerar a brevidade da vida e não ter o preparo devido para ser galardoado com a vida eterna.

Vivendo a Vocação

Mas, alguém pode dizer: Sim, temos que cuidar de nossa vida espiritual e ter o preparo devido para a eternidade, mas o que fazer no tempo que nos é dado aqui neste mundo?

Ef 5:17 - Por isso, não sejais insensatos, mas procurais saber qual seja a vontade do Senhor.

Bem, cada um de nós deve buscar a Deus em oração e meditação das Escrituras para discernir o seu chamado vocacional/ministerial. O crente deve viver de modo agradável a Deus, seguindo o seu chamado ministerial, empenhando todos os esforços e meios para cumprir integralmente a sua missão nesta terra. No aspecto geral, os que são seguidores de Jesus Cristo têm uma grande missão a cumprir: pregar o Evangelho a toda criatura. No aspecto pessoal, cada um tem uma vocação específica, onde os dons e talentos sinalizam o trabalho a ser feito. Se você tem o dom do ensino, deve ensinar; se o seu dom é ajudar, deve socorrer os necessitados; se o seu dom é de cura, deve orar pelos enfermos para serem curados. Os dons e os talentos apontam o tipo de serviço que Deus quer que façamos em nossa brevidade de vida nesta terra.

A Vida é Feita de Momentos

É importante que todos tenham consciência de que, estando no centro da vontade de Deus ou não, a vida do lado de fora do Paraíso é feita de momentos bons e maus. Todos nós, crentes ou não, temos momentos altos e baixos, tristezas e júbilos. Daí a importância de sabermos que a vida é um somatório de momentos, porém, nenhum deles é permanente ou eterno. As circunstâncias que vivemos, quer sejam de alegria, de tristeza ou simplesmente de vazio de propósito, são situações temporárias, passageiras. Tudo isso parece óbvio, mas torna-se de vital importância que o crente se aproprie dessa verdade como um dos princípios da brevidade da vida debaixo do Sol.

1-Ter consciência de que a vida é feita de momentos ajuda o crente a:

Manter a sensatez e o equilíbrio quando " tudo está bem".

A alegria pela vitória em um determinado momento pode embriagar-nos, tornando-nos ufanistas, triunfalistas.

O que é preciso fazer?

A sensatez que tenhamos os pés na realidade! O crente deve estar consciente de que depende em tudo do Pai Celeste.

Seja consciente e grato a Deus pelos momentos de alegria. Quando os momentos forem de vitória, atribua a honra e a glória ao único que é digno e merecedor: Jesus Cristo. Isso livrará você do ufanismo.

2-Ter consciência de que a vida é feita de momentos ajuda o crente a:

A não perder a esperança, quando "tudo está mal".

Tristeza prolongada, dor, angústia, perdas materiais e de pessoas queridas podem gerenciar a nossa afetividade com o fel da depressão.

O que fazer? Ter consciência de que a vida é feita de momentos ajuda o crente a não se prender a uma situação temporária, não permitindo que as circunstâncias de um fato gerenciem a sua vida. O crente é diferente. Ele não vive por circunstância, mas vive da fé em Deus. A esperança do crente fundamenta-se na fé no Deus que tudo pode fazer e que nos capacita a suportar, superar e prevalecer sobre qualquer situação.

Quando os momentos forem de angústia, saiba que tudo podemos Naquele que nos fortalece (Fl 4:13). O SENHOR é o meu pastor mesmo quando tenho que passar pelo vale da sombra da morte. Não estou sozinho, mas muito bem acompanhado e protegido.

3-Ter consciência de que a vida é feita de momentos ajuda o crente a:

A buscar uma renovação espiritual quando se sentir inútil ou sem propósito.

O sentimento de nulidade pode ser a mais terrível forma de morte. Albert Schweitzer, teólogo, médico, músico, escreveu: " A maior tragédia do homem é o que morre dentro dele quando ele ainda está vivo". Estar vivo no corpo e morto na alma é realmente uma tragédia! Quando a vida perde o seu sentido, somos dominados pelo niilismo, carregamos a falsa imagem de seres abstratos, vazios e sem forma, em números, em nada...

O que adianta saber que a vida é feita de momentos?

O crente entende que cada momento na brevidade de sua existência neste mundo, sinaliza algo para ser feito no âmbito espiritual. Quando o momento for de vazio, nulidade e falta de propósito, então é chegado o tempo certo de se render aos pés de Jesus Cristo e buscar uma renovação espiritual, experimentando o enchimento do Espírito Santo, com o seu poder transformador, edificador e abençoador. Se você está vivo é porque a sua missão não acabou.

Is 40:31 mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.

Sl 51:10 - Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável.

Enfim...

Se você é uma pessoa crente em Jesus Cristo, a recomendação bíblica para a brevidade da vida é:

"Quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus" (1 Coríntios 10.31).

Algo Mais na Brevidade da Vida

Quando falamos em brevidade da vida, não podemos deixar de falar de nossa peregrinação em direção a algo muito maior e melhor. Não temos nesta terra uma morada permanente, nós buscamos a gloriosa morada celestial (Hebreus 13.14). Portanto, nossos sonhos e obras aqui diferem dos passos daqueles que acreditam que este mundo é tudo o que lhes resta. Não, o nosso olhar está muito além, estamos focados na eternidade, aguardando o dia de nossa glorificação e o selo definitivo da vida eterna.

Neste mundo tudo passa. Não adianta querer eternizar o que é temporário, passageiro. Tudo muda, tudo passa.

Jovialidade, saúde, propriedades, riquezas, posições, pessoas - podemos perder tudo e com esforço aceitar essas perdas, mas pela fé em Cristo, podemos ir além... Podemos não somente aceitar as perdas, mas até mesmo renunciá-las porque sabemos que tesouros eternos nos aguardam.

O crente entende que há o lado bom da brevidade da vida debaixo do Sol. Por causa da brevidade sabemos que nenhuma tristeza é para sempre. Vale à pena suportar as dificuldades inevitáveis, carregar os fardos intransferíveis, chorar todos os nossos choros, pois eles não serão para sempre. Tudo passa.

E dentro dessa perspectiva temos que reconhecer igualmente que nenhum momento bom neste mundo é eterno, que nenhum bem que temos, por melhor que seja, nos acompanhará para a eternidade. Tudo passa.

E preciso lembrar ainda que nenhuma alegria neste mundo é plena e definitiva. Vivemos apenas momentos agradáveis que devem ser aproveitados como amostras de Deus do que nos aguarda na eternidade.

Esse entendimento ajuda o nosso coração a se fixar naquilo que é permanente e não no que é passageiro. Se assim fizermos, todas as coisas deixam de ser embaraços em nossa corrida até o grande dia de nossa glorificação (Hebreus 12.1, 2).

O que quero dizer é que o nosso tempo aqui neste mundo é curto, mas a Bíblia nos mostra como aproveitá-lo de modo agradável a Deus.

De agora em diante, aqueles que (...) choram, [sejam] como se não chorassem; os que estão felizes, como se não estivessem; os que compram algo, como se nada possuíssem; os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando. (1 Coríntios 7.29-31).

O nosso tempo neste mundo é curto sim, mas suficiente para tomarmos a decisão que mudará o curso de nossa existência na eternidade. O nosso tempo neste mundo é realmente curto, mas suficiente para garantirmos a nossa salvação e vida eterna por meio de Jesus Cristo.

Jesus promete-nos vida abundante. Ele disse: "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." João 10:10. O Salvador Jesus veio para restaurar a qualidade e o potencial da vida humana.

Jo 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Jo 3: 36 Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

Jo 5: 24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.

Conclusão

A eternidade com Cristo é a realidade mais definitiva de todas as coisas. Coloque os olhos no céu, entregue a sua vida ao SENHOR Jesus e invista cada momento de sua existência vivendo de modo agradável a Deus, fazendo a Sua vontade. Essa é a forma bíblica de viver a brevidade da vida terrena, até o dia da volta gloriosa de Jesus Cristo quando o seu povo será revestido de imortalidade e de incorruptibilidade.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!