A Doutrina da Simplicidade

21/06/2021

A Doutrina da Simplicidade

Introdução

A nossa geração parece correr atrás de tesouros terrenos o tempo todo: dinheiro, bens, fama, sucesso e prazer sem fim. O resultado é uma geração materialista, egoísta, gananciosa, inquieta, exausta, frustrada e espiritualmente vazia.

Todos correm, lutam, dão o seu melhor,acumulam, conquistam, mas continuam espiritualmente vazios por dentro... Por quê?

Jesus advertiu!

Não acumulem tesouros na terra, acumulem tesouros no céu - A perspectiva bíblica de tesouro é bem diferente da visão humana. A Teologia da Simplicidade prega que devemos ser ricos para com Deus, acumulando tesouros nos céus (Lc 12:21; Mt 6;19-21).

Tesouro, em nossa reflexão, pode ser definido como "tudo que supervalorizamos e que nos apegamos profundamente".

Saiba que: "O que você estabelecer em seu coração como tesouro, será isso que dominará toda a sua vida".

Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. (Mt 6:21)

Diante de tudo isso, queremos refletir um pouco sobre a Doutrina da Simplicidade, uma prática cristã essencial à saúde espiritual da igreja; uma resposta à crise vivida pelos cristãos diante de tanta busca de tesouros perecíveis em vez dos tesouros celestiais. (1 Tm 6:8).

O que é a Doutrina da Simplicidade?

É um chamado a um estilo de vida simples. É um convite ao modelo de vida adotado por Jesus Cristo e seguido pelos primeiros discípulos (Lc 9:23).

2 Tm 2:4 - Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

A Doutrina da Simplicidade não é um incentivo à miséria ou à pobreza. Não; não se trata de um convite à vida monástica, nem uma aversão à modernidade ou ao progresso; não se trata do desprezo acadêmico, científico e tecnológico. A Teologia da Simplicidade ensina que o cristão deve fazer o bom uso de todos os recursos disponíveis neste mundo, porém, sem considerá-los tesouros e sem se deixar escravizar por eles. Quando as oportunidades de crescimento profissional e financeiro surgirem, por exemplo, o cristão deve analisar e discernir se elas podem ser aproveitadas para servir a Deus em primeiro lugar. Se não atenderem a esse requisito, essas oportunidades serão embaraços e armadilhas para o crente, impedindo o seu real crescimento espiritual.

A simplicidade prega um estilo de vida cristã sem exageros, sem extremos de qualquer natureza; uma vida centrada no equilíbrio e no bom senso, de modo que o crente possa ter mais tempo livre para a sua edificação espiritual e maior dedicação na propagação do Reino de Deus.

A Simplicidade dos Apóstolos

Uma dos propósitos de Jesus na terra foi a formação de discípulos que estivessem dispostos a largar tudo e segui-lo. Isso aconteceu com Pedro e André, dois irmãos, pescadores.

André era pescador em Betsaida. Ele não teve dificuldade em ouvir o chamado de Jesus e deixar tudo, porque tinha sido seguidor de João Batista. Como discípulo de João, aprendeu a ser simples e aprendeu também que o valor da missão de servir a Deus é maior do que os desejos/sonhos pessoais.

André compreendeu que Jesus era o Messias e o seguiu não por status, mas por valorização. Segui a Jesus representava uma causa maior do que qualquer coisa neste mundo. Assim foram os demais apóstolos de Jesus. Todos abriram mão de trabalho, família, entretenimento e oportunidades seculares para se tornarem discípulos, seguidores de Jesus Cristo.

Você já imaginou ter um estilo de vida simplificado, tendo como referência a vida de Jesus Cristo e dos apóstolos.

No contexto da Doutrina da Simplicidade o que significa ser simples?

  • Significa ser livre de embaraços e leve para servir a Deus com intensidade e profundidade;
  • Significa ser servo de um só SENHOR, Jesus;
  • Significa não precisar de muitas coisas para viver bem neste mundo, mas da presença contínua de Deus, o nosso tesouro maior;
  • Significa aceitar e viver com satisfação o chamado de Deus para a sua vida.

Livres de Cuidados

1 Tm 6: 8 tendo, porém, alimento e vestuário, estejamos com isso contentes.

1 Co 7: 32 Pois quero que estejais livres de cuidado, ou seja, de muitas tarefas e preocupações.

Lc 10: 41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas.

Muitas coisas - Não precisamos de muitas coisas. Aqui está o nosso grande desafio. Olhemos para Jesus:

  • Quantos livros escreveu?
  • Quantas viagens internacionais Ele realizou?
  • Quantas conferências teológicas participou?
  • Com quantos negócios ele se envolveu?
  • Qual o patrimônio econômico que Jesus deixou?

Jesus Cristo, um viver simples porque tinha um só tesouro: o reino de Deus.

Amados irmãos, nada neste mundo deve obstruir a nossa relação com Deus. Nada neste mundo deve ser supervalorizado ou considerado de forma excessiva:

1) tudo precisa ser subordinado aos nossos esforços de agradar a Cristo;

2 Tm 2: 4 Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

O discípulo de Jesus Cristo não pode viver em função das coisas e das propostas deste mundo. O crente pode usar as coisas do mundo, mas de tal forma, que não seja devoto e nem escravo de nenhuma delas. Sendo assim, o cristão deve evitar se apegar demasiadamente a qualquer coisa que possa dificultar ou impedir o seu crescimento espiritual e o cumprimento de sua missão nesta terra.

Lembre-se: O tempo se abrevia! O discípulo sábio deve sujeitar tudo nesta vida a uma relação prioritária com o Senhor Jesus, de modo que o Reino de Deus seja o seu tesouro maior e ocupe o primeiro lugar em seu coração.

Mt 6: 33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça...

A Doutrina da Simplicidade entende que as nossas metas e conquistas devem ser focadas no Reino de Deus, onde deve estar o nosso real tesouro; para que isso aconteça precisamos de um despojamento da sobrecarga de tarefas, trabalhos e preocupações desta vida.

Cuidado com os Extremos

É evidente que há certas ocasiões em que o crente tem que trabalhar mais e outras ocasiões que é preciso dedicar-se mais aos estudos e coisas afins, mas tudo com bom senso e não por escravidão a esses tesouros temporários. (Fl 4:5; 2 Tm 1:7).

É preciso ficar entendido que a Teologia da simplicidade não é a teologia da preguiça e nem da ociosidade. Todos têm que trabalhar, é bíblico e necessário (2 Ts 3:10). Por outro lado, não podemos ser escravos do trabalho, dominados dia e noite por ele ou qualquer outra coisa que sejamos devotos. (1 Tm 6:9).

A doutrina da simplicidade prega o bom senso, equilíbrio, moderação, em tudo. Podemos ser contentes com pouco. O SENHOR supre as nossas necessidades. Tudo posso Naquele que nos fortalece. Fl 4:13.

Conclusão

É preciso deixar claro que o viver em simplicidade não caminha sozinho na vida cristã. Pouco ou nada adiantará se a simplicidade não estiver conjugada com outras práticas e virtudes da vida cristã. A simplicidade precisa estar associada à: santidade, consagração, comunhão, oração, obediência, etc.

Todavia, a simplicidade, nos ajuda na leveza da vida; elimina preocupações, tensões, perda de tempo, envolvimento com coisas fúteis. A simplicidade deixa-nos livres e leves, com tempo disponível para Deus e o seu reino nesta terra.

Portanto, seja simples, santo, amoroso e poderoso como Jesus Cristo! Amém!

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente! Amém!