A Morada de Deus

21/12/2020

Deus está em todos os lugares ao mesmo tempo. Ele é onipresente! Deus está presente aqui, mesmo quando não percebemos a Sua presença.

Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. Sl 139:7-10

Além de Sua onipresença, o ETERNO Deus, por amor a nós, costuma se revelar em determinados tempos e lugares. Quando a presença de Deus é percebida de modo claro e convincente, chamamos essa revelação de "presença manifesta". Dn 3:24-25; At 16:19-26.

Deus está presente em toda parte, mas será que existe uma dimensão específica de Sua habitação?

Onde Deus Habita?

Há uma diferença entre presença e habitação. A presença costuma ser transitória e a morada fixa.

Morada é uma palavra repleta de sentido. O ETERNO Deus transcendente, que nem o céu dos céus pode contê-lo (1 Rs 8:27), habita em "luz inacessível" (1Tm 6:16).

1-Em Luz Inacessível

Aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. 1 Tm 6:16.

O Deus transcendente, que nem o céu dos céus pode contê-lo decidiu vir morar com o seu povo.

"E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles" (Ex 25.8)

Moisés é ordenado a fazer um tabernáculo e nesse tabernáculo a presença manifesta de Deus seria notória no meio do povo. Mais tarde, o tabernáculo móvel foi substituído pelo templo de Jerusalém e, mais uma vez, a presença de Deus encheu aquela casa. Na plenitude dos tempos, o próprio Filho de Deus desceu e se encarnou. O Verbo habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.

"E o verbo se fez carne, e habitou (tabernaculou) entre nós" (Jo 1.14).

2-Em Cristo

Porque nele (Cristo) habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Cl 2:9

Jesus Cristo, o Filho de Deus viveu entre nós, morreu por nós, ressuscitou para a nossa justificação e retornou ao céu vitoriosamente.

Tu subiste ao alto, levando os teus cativos; recebeste dons dentre os homens, e até dentre os rebeldes, para que YHWH Deus habitasse entre eles. Sl 68:18.

Quando Jesus subiu ao Céu enviou o Espírito Santo, o outro Consolador, para estar para sempre conosco, habitando em nós. Nosso corpo, frágil vaso de barro, é o lugar onde o Espírito Santo habita. Somos morada de Deus!

Guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós. 2 Tm 1:14.

Acaso julgais que é em vão que a Escritura diz: com zelos anela por nós o Espírito, que Ele fez habitar em nós? Tg 4:5.

Deus cumpriu a promessa de Sua Presença entre os homens. Ele tabernaculou entre nós. Porém, somente após a ressurreição e ascensão de Cristo é que a morada de Deus passou a ser a comunidade de seguidores de Seu Filho, ou seja, a igreja.

I-A Igreja de Cristo é o Templo do Espírito Santo.

"... saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade. 1 Tm 3:15.

Mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança. Hb 3:6.

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra da esquina; no qual todo o edifício bem ajustado cresce para templo santo no Senhor, no qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito. Ef 2:20-22.

Há várias passagens bíblicas que ensinam que o próprio Deus habita em sua Igreja. Em 1 Coríntios há duas passagens fundamentais sobre esse assunto: 1 Coríntios 3:16,17 e 6:19. Embora esses versículos sejam semelhantes, o enfoque de Paulo é diferente em cada um deles.

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (1 Coríntios 3:16)

Em 1 Coríntios 3:16 - Paulo aponta para o povo de Deus em toda sua unidade orgânica, como sendo o santuário de Deus. Em outras palavras, o apóstolo está afirmando que a Igreja, o Corpo de Cristo, é o templo de Deus.

Pois toda casa é construída por alguém, mas Deus é o edificador de tudo. Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, dando testemunho do que haveria de ser dito no futuro, mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e essa casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos. Hebreus 3:4-6.

Portanto, vocês já não são estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor. Nele vocês também estão sendo edificados juntos, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito. Efésios 2:19-22

A solidez e a estabilidade da casa de Deus residem em seu fundamento ter sido estabelecido de uma vez por todas pela obra dos apóstolos e profetas, os quais se guiaram pela pedra fundamental, que é Cristo. Compare com a imagem em 1Co 3.10-11 (cf. Hb 1.1-2; 2.3-4). Construída sobre esse fundamento o resultado é o crescimento - vs. 21 e 22. O dinamismo da casa de Deus reside no fato de que ela ainda está em construção, à medida que pedras vivas continuam a ser acrescentadas e integradas (1 Pe 2.5).

Deus habita nessa estrutura viva de discípulos de Cristo (igreja) que estão relacionados organicamente uns com os outros por meio do Espírito Santo.

"Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo" (1 Coríntios 3:17).

Essa advertência se refere a todos que procuram destruir propositalmente a Igreja de Cristo. Quem age assim não ficará impune, ao contrário, o próprio Deus o destruirá, pois aquele que se levanta contra a Igreja, se levanta contra o próprio Deus que habita nela. A Igreja é propriedade exclusiva de Deus, ela é santa em Cristo Jesus, separada do mundo, e Deus a protege e destrói os seus inimigos (2 Coríntios 6:14-16; cf. 1 Pedro 2:9).

II-O discípulo é o templo do Espírito Santo

Em 1 Coríntios 6:19, Paulo enfoca os membros desse corpo de forma individual, ou seja, ele aplica a cada discípulo o conceito de que a Igreja é o templo em que Deus habita, mostrando que isso implica no caráter pessoal da habitação do Espírito Santo em cada crente.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1 Coríntios 6:19)

É importante saber que há dois termos gregos para "templo". O primeiro é "hieron", e indica todo o complexo que formava o templo; o segundo termo é "naos", refere-se especificamente ao templo em si, ao lugar mais sagrado. No Templo de Jerusalém, esse termo indicava o local onde ficava o Lugar Santíssimo, que para os judeus era onde Deus habitava com seu povo (Êxodo 36:31-34; cf. Hebreus 9:1-5).

O apóstolo Paulo utilizou o segundo termo, naos, para indicar que é no corpo individual de cada crente que o Espírito Santo de Deus fixa morada. Sem dúvida muita gente não compreende tamanha honra que está envolvida nessa verdade.

E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Gl 4:6.

É impossível Deus habitar o homem se o homem não for Seu filho. Somente os renascidos podem ser habitados por Deus. Palácios e mansões esplendorosas podem servir de habitação a reis, príncipes, celebridades e pessoas importantes, mas apenas o corpo daquele que foi redimido por Cristo é que pode servir de morada para o Espírito de Deus. Quanta honra! Aleluia!

No contexto do capítulo 6 (de 1 Coríntios), Paulo fala que o cristão é o templo do Espírito Santo ao tratar especialmente acerca do problema da imoralidade sexual, demonstrando que quem pratica tal coisa acaba profanando a habitação do Espírito, resultando tanto em dano espiritual como físico, para si e para outros (1 Coríntios 6:18).

Aqueles que são morada de Deus não pertencem mais a si mesmos. Fomos criados por Deus, remidos por Cristo e selados pelo Espírito Santo para sermos propriedade exclusiva de Deus. Não podemos profanar a santa habitação do Espírito de Deus. Portanto, aquele que é verdadeiramente templo do Espírito Santo, naturalmente será cada vez mais a imagem de Cristo, vivendo em contínua santificação, até o grande dia em que a habitação Divina no cristão alcançará sua mais perfeita e plena expressão. (Apocalipse 22:5).

III-Algo Mais

João 14:20 - Naquele dia sabereis que como eu estou no Pai, e vós em mim, também eu estou em vós.

Naquele dia sabereis - Depois da ressurreição de Cristo, mais eminentemente no dia de Pentecostes, os discípulos teriam um entendimento maior de duas coisas:

  • Primeiro, saberiam que Cristo está em seu Pai, que ele habitou eternamente no Pai - que ele é um com o Pai pela mais completa união de essência e conselhos.
  • Em segundo lugar, os discípulos saberiam que Cristo continua neles, lhes comunica seu poder e não os abandonou, enviando seu Espírito e por sua presença permanente, administrando orientação, consolação, entendimento e poder necessários para sustentar suas vidas santas e felizes no cumprimento do chamado divino.

Após a ressurreição de Jesus Cristo e o derramar do Espírito Santo no dia de Pentecostes, os discípulos não puderam mais duvidar que Cristo veio do Pai e habitara eternamente com Ele; o próprio Espírito lhes deu testemunho de sinais e maravilhas, de modo que não podiam duvidar se Cristo estava presente a eles em sua divindade e cooperando com eles por seu Espírito e poder. Assim, os discípulos foram experimentalmente ensinados a entender um pouco dessa união que está entre o Pai e o Filho, e da mesma forma entre Cristo e a igreja.

O Porvir

Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2 Co 5:1.

Pois neste tabernáculo nós gememos, desejando muito ser revestidos da nossa habitação que é do céu. 2 Co 5:2.

Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 1 Co 15:53.

O mortal e corruptível será absorvido pela vida eterna e gloriosa. (2 Co 5:4).

Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Cl 3:4.

E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ap 21:2-3.

Conclusão:

Que tremendo privilégio, amados irmãos! Por meio de Cristo Jesus somos Casa de Deus, Templo do Espírito Santo. Mas, ainda não se manifestou o que haveremos de ser. No porvir, na volta gloriosa de nosso SENHOR, o mortal e corruptível será revestido de imortalidade e de incorruptibilidade.

De um lado teremos a bênção de nossa glorificação e de outro a bênção de Deus habitando conosco para sempre. Oh, que bendita esperança!

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!