A Oração Que Funciona

15/05/2023

A ORAÇÃO QUE FUNCIONA

Hoje vamos refletir sobre a oração. Na verdade, nada conta a história de sua fé como sua vida de oração. Nada!

Podemos e devemos orar o tempo todo, em qualquer lugar, com o coração aberto a Deus, sem preocupações com regras ou princípios que norteiam a oração. Todavia, as Escrituras nos mostram que existem princípios que são reais e válidos.


A oração que funciona está alicerçada em princípios bíblicos definidos para que nossas orações sejam do agrado de Deus e, consequentemente atendidas.

Talvez este assunto não lhe desperte tanto interesse no momento, mas certamente chegará o tempo, se ainda não chegou, em a resposta de sua oração significará mais para você do que qualquer coisa neste mundo. Portanto, preste atenção.

Tiago 4:1-10

Tiago está falando sobre a oração. Ele fez a pergunta: "De onde vêm as guerras e contendas entre vocês? elas não vêm daí mesmo de suas concupiscências que lutam em seus membros? Ou seja, se as pessoas não se dão bem em seus relacionamentos com outras pessoas, é porque não estão bem por dentro de si mesmas. Se brigam por fora, é porque estão brigando por dentro.

"Desejais e não tendes; matais e desejais ter e não podeis obter; lutais e guerreais, mas não tendes, porque não pedis…" Tiago diz que o homem deseja algo, luta, guerreia para conseguir, mas não consegue porque não ora.

  • Você não tem, porque você não ora.
  • Você pede e não recebe, porque pede mal, para que sejam atendidos os seus desejos carnais.

...Adúlteros, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus".

Você pensa que a escritura diz em vão: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitem-se, portanto, a Deus. Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Aproxime-se de Deus, e ele se aproximará de você. Limpe suas mãos, pecadores; e purifiquem seus corações, vocês de mente dupla. Aflija-se, lamente e chore; transforme-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará". (Tiago 4:1–10).

Tiago não é um homem teórico e nem filósofo. Ele é um pregador muito prático e está falando conosco sobre um assunto muito necessário, que é a questão da oração e o seu foco é mostrar a maneira certa de orar a Deus.

Há três lições que se destacam para mim nestes primeiros versículos.

I. A oração não realizada de um homem em luta.

A primeira lição é sobre a prece que não aconteceu - a oração não realizada de um homem que está em batalha.

Tiago retrata um homem que luta para conseguir o que precisa, mas falha por não orar a Deus. (Tiago 4:1–2).

Desejar, conspirar, guerrear, lutar, matar, tentar obter o que deseja, quando o tempo todo o Pai diz: "Pedi e recebereis" (João 16:24).

Deus quer que oremos. Deus quer atender às orações de seus filhos. Mas, não oramos. Deus é esquecido, desconsiderado ou desprezado. Preferimos lutar, guerrear, empenhar todos esforços, conseguir com as próprias forças...

Sofremos muitas perdas e derrotas, não avançamos, não conquistamos muitas vezes simplesmente porque não oramos. Não chamamos a Deus.

Deus quer que oremos. Nosso maravilhoso SENHOR disse: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á" (Mt7:7). Este é o plano de Deus. O Pai Celeste não quer que você lute, brigue e tente fazer tudo com o esforço humano. Você deve orar a Deus, contar as suas necessidades e pedir a Ele o atendimento de sua prece.

O Pastor Adrian Rogers contou certa vez em um de seus maravilhosos sermões que...

Um garotinho estava tentando mover uma enorme pedra. Seu pai o observou e lhe disse: "Filho, você está usando todas as suas forças?" Ele disse: "Sim, papai, estou usando todas as minhas forças". E o pai disse: "Não filho, você não está usando todas as suas forças, porque você não me pediu para lhe ajudar."

Infelizmente isso acontece sempre conosco. Falhamos, fracassamos tentando resolver tudo com os nossos próprios esforços.

Meu precioso irmão em Cristo, o SENHOR é a sua força. Você já orou a Ele? Você já disse: "Pai, quero que me ajude a fazer isso?" Você continuará lutado e guerreando com todas as forças ou vai começar a orar e a confiar em Deus?

Quando não oramos a Deus estamos perdendo uma grande bênção, mas há algo ainda mais sério.

A falta de oração é mais do que uma fraqueza; é pecado. Deixe-me provar isso nas Escrituras. Em 1 Samuel capítulo 12 e versículo 23.

"Deus me livre de pecar contra o SENHOR, deixando de orar por vós" (1 Sm 12:23).

Quando o Espírito Santo lhe dá uma designação para orar por mim, ou que devo orar por você, e não faço isso, não apenas falho com você, mas desobedeço a Deus? Portanto cometo pecado contra Ele?

Veja, que a oração intercessória é um mandamento de Deus. Temos que orar uns pelos outros porque somos irmãos e todos nós estamos em uma tremenda batalha. Necessitamos da ajuda celestial.

Agora leia 1 Ts 5:17 - "orai sem cessar" .

O texto diz que constantemente, continuamente, devemos estar orando. Se você não está orando, está transgredindo esse mandamento.

Lucas 18:1 diz o seguinte:

"E ele lhes falou uma parábola a este respeito, que os homens devem sempre orar e nunca desanimar" (Lucas 18:1).

Se Deus nos manda orar sem cessar, e não o fazemos, pecamos. "Deus me livre de pecar contra o Senhor, deixando de orar por vocês".

John Bunyan disse:

"A oração fará o homem parar de pecar, mas o pecado fará o homem parar de orar".

Uma vida de oração nos aproxima de Deus e nos afasta do pecado, mas o contrário também é verdadeiro, ou seja, uma vida sem oração nos aproxima do pecado e nos afasta de Deus.

Imagine quantos pecados seriam evitados na minha vida, ou na sua vida, se a oração sem cessar fosse algo real no nosso dia a dia.

Jesus Cristo disse a Seus discípulos: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação" (Marcos 14:38).

Quando deixamos de orar entramos em guerra com seres espirituais malignos, sem a completa armadura de Deus. Facilmente seremos derrotados pelo inimigo.

Deus nos livre de lutarmos e tentarmos fazer as coisas confiando somente em nossas forças. Aqui concluímos esta lição sobre a oração não realizada de um homem que insiste em lutar somente com as suas próprias forças. Passemos à próxima lição observada na Carta de Tiago.

II. A oração não atendida de um homem egoísta.

Há pessoas que não oram e isso é lamentável. Mas, Tiago nos dá uma nova lição, desta vez sobre aqueles que oram e as orações não são atendidas. E por quê?

Tiago nos fala da oração não atendida de um homem egoísta que ama o mundo.

  • Há pessoas que oram, mas suas orações não chegam mais alto do que as suas cabeças. Suas orações não são atendidas.

"Pedis, e não recebeis…"—nem todas as orações são atendidas. "- isto é, você está pedindo a coisa errada e/ou com o motivo errado - "para que a consumais em vossas concupiscências. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Quem, pois, quer ser amigo do mundo é inimigo de Deus" (Tiago 4:3–4).

  • Você pode imaginar – uma oração feita por um inimigo de Deus?
  • Você acha que os inimigos de Deus terão suas orações respondidas?

Como nos tornamos inimigos de Deus?

Resposta: Quando nos tornamos amigos do mundo.

O que há de tão errado em ser amigo do mundo? Tudo.

Quando a Bíblia usa aqui a palavra mundo, significa "um sistema ímpio que se opõe a Jesus Cristo". Se a nossa mente e o nosso coração estiverem em concordância (alinhados) com o sistema operante maligno com seus planos, ideologia e intentos anti-Deus, certamente nos tornamos inimigos de Deus e as nossas orações não serão atendidas.

Felizmente há uma terceira lição que Tiago nos ensina sobre a prece poderosa.

III. A Prece Poderosa de um Homem Espiritual.

Antes de falar sobre esta terceira lição, recorde as duas anteriores:

  • Existe a oração não realizada de uma pessoa que luta com suas forças em vez de pedir a Deus.
  • Existe a oração não atendida de uma pessoa amiga do mundo.

Agora vejamos a oração desimpedida de um homem espiritual. Essa é a prece poderosa, a oração que é atendida.

Deveria ser algo normal Deus atender às orações de seu povo. Mas, nem sempre é o que acontece. E por quê?

Entenda isso. Deve ser incomum se suas orações não forem atendidas.

A prece de um homem espiritual precisa ser entendida como parte de uma relação normal com Deus.

O homem espiritual não luta sozinho, não entra na batalha confiando em suas próprias forças. Ele busca primeiro toda a armadura de Deus. Ele suplica pela intervenção divina.

O homem espiritual é humilde na presença de Deus. Ele ama a Deus sobre tudo e sobre todos. Ele é amigo de Deus e não do mundo. Suas preces são atendidas porque ele vive em sintonia com Deus e não entrega o seu coração e mente aos encantos do mundo.

É evidente que há orações não atendidas como desejamos porque há coisas que dependem 100% da soberana vontade de Deus.

Então Yahweh me alertou: "Ainda que Moisés e Samuel intercedessem diante de mim, Eu não mostraria favor a este povo. Manda-os embora da minha presença! Que eles saiam! Jr 15:1.

Há situações que estão além das orações dos santos, além da compreensão dos homens e até que chegue o dia de nossa glorificação, onde o entendimento será pleno, o SENHOR tem nos dado a fé, a confiança inabalável em um Deus e Pai que nos ama, que é justo, perfeito, não mente, que não erra e que tudo pode no conselho de Sua vontade.

Ao SENHOR adoramos, nos submetemos à Sua vontade. Ao Eterno Deus toda honra e glória! Mas, a graça divina é tamanha que Tiago nos diz mais adiante no capítulo 5, verso 16: "Muito pode, por sua eficácia, a súplica de um justo". A oração do justo não pode tudo, mas consegue muito.

Conclusão:

Então, ore sem cessar, mas não esqueça de atender às condições da prece poderosa - a oração que funciona.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!