A Oração Que Funciona

25/03/2020

A Oração que Funciona - 1 Rs 18:41-46

O tema desta reflexão veio de um livro escrito por um cristão que preferiu o anonimato, mas que descobriu um dos segredos do sucesso na vida - a oração que prevalece, a prece que funciona.

Esse cristão anônimo reuniu textos bíblicos, princípios e experiências com o propósito de intensificar a comunhão com o SENHOR, dinamizando a vida devocional e satisfazendo o coração daquele que anseia por uma vida de oração poderosa.

O Parecer de Tiago

O que será tão grave quanto a falta de oração? A oração que não funciona. Há dois graves problemas citados Por Tiago envolvendo o tema oração:

1. A Falta de oração;

2. A oração que não funciona.

Cobiçais e nada tendes; logo matais. Invejais, e não podeis alcançar; logo combateis e fazeis guerras. Nada tendes, porque não pedis. Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Tg 4:2-3.

O primeiro grave problema apontado por Tiago é que a maioria não ora a Deus. Imagine quantos problemas seriam evitados ou solucionados se o povo orasse intensamente;

O segundo grave problema citado pelo apóstolo é que oramos sem atender os requisitos bíblicos;, ou seja, oramos a prece que não funciona. Falamos como uma máquina; repetimos palavras ao vento. Isaías 59:1-2.

O que fazer?

  • Precisamos desenvolver um hábito de oração;
  • Precisamos orar atendendo os requisitos bíblicos para a oração.

A Oração Que Funciona

Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem desviou de mim a sua misericórdia. Sl 66:20

O resultado da oração está, em muitos aspectos, além da compreensão humana. Porém, sabemos por experiência própria e pelos milhares e milhares de testemunhos que a oração funciona quando atende os postulados bíblicos.

Um Testemunho de Oração que Funciona

Ressurreição na cidade de Hospet (Karnataka) - Índia.

O testemunho de Shetty Naik. Sua mulher era crente, membro de uma igreja local. Ele ia de vez em quando ao culto na igreja, mas não queria ser um discípulo de Jesus Cristo. Em 2006 contraiu o tifo, foi tratado nos cuidados intensivos do hospital local. Os médicos deram o seu melhor, mas Shetty morreu. Após a constatação de morte, os médicos pediram à viúva e aos parentes presentes para levar o cadáver para a cremação segundo o costume indiano.

Os parentes tinham organizado todos os preparativos para queimar o cadáver. Na localidade de cremação fora erguida uma pilha de lenha seca.

A viúva foi ter com o pastor local, Rev. Eliah Naik. A viúva pediu o óleo da unção e voltou ao hospital. Chegando lá, derramou o óleo sobre o corpo de seu marido morto e orou por ele..

Diante da oração, aquele corpo imóvel, sem vida, teve um ligeiro arrepio e começou a respirar muito fracamente. Shetty ficou três dias em um coma profundo. A mulher e os parentes oraram muito por ele. Três dias depois ele abriu os olhos e se levantou sobre os seus pés. Estava vivo e completamente curado do tifo!

O que ele fez? O homem que reviveu foi à igreja, converteu-se a Cristo e foi batizado. Como resultado da sua ressurreição todos os seus parentes se converteram e muitos habitantes da sua cidade. (Fonte: ACS - Ação para os Cristãos Sofredores - Revista - 2/2007).

Saiba que a oração funciona porque Jesus Cristo disse que funciona.

Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei. Jo 14:14


Há muitas passagens bíblicas que trazem ensinamentos preciosos sobra a oração eficaz. Há vários princípios e recomendações importantes sobre a oração que prevalece. Mas, nesta breve mensagem desejamos enfatizar apenas três ensinamentos valorosos e fundamentais sobre a oração que funciona.

1- A oração funciona quando vivemos de acordo com a vontade de Deus.

Amados, se o nosso coração não nos condenar, temos confiança diante de Deus e recebemos dEle tudo o que pedirmos, porque obedecemos aos Seus mandamentos e fazemos o que Lhe agrada - 1Jo 3:21-22.

A súplica de um justo muito pode na sua atuação. Tg 5:16

2- A oração funciona quando oramos segundo a vontade de Deus

E esta é a confiança que temos nele, que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 1 Jo 5:14

Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Tg 4:15

3- A oração funciona quando oramos com fé persistente

Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. Mc 11:24

E tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis. Mt 21:22.

Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hb 11:6.

O Pastor David Wilkerson escreveu que por muito tempo orava e a resposta vinha a seguir. Era uma comunhão maravilhosa com Deus. Todavia, houve um tempo que as respostas minguaram. O pastor orava e nada acontecia, Deus se mantinha em silêncio.

Cansado daquela situação vergonhosa, David Wilkerson um dia desabafou com Deus: Pai, o Senhor não está sendo justo comigo. Antes, eu orava e vinha resposta. Agora, eu oro, jejuo, derramo lágrimas na oração, falo em línguas espirituais - e o Senhor fica em silêncio. Eu já estou passando vergonha diante da Igreja há um bom tempo...

E foi nesse dia, que a voz do Espírito Santo falou ao coração de David Wilkerson: Filho, qualquer um que orar e receber imediatamente a resposta de sua oração, não vai precisar de fé. A sua fé cresce, enquanto espera com paciência pela resposta de sua oração. È assim que funciona.

É preciso persistir em fé como fez Elias, orando por sete vezes pela mesma causa.

Criando um Hábito de oração diante da crise em 2020

1. Em todo tempo - 1 Ts 5:17

2. Em todo lugar - 1 Tm 2:8

Há um chamado à oração, um hábito de oração, em todo tempo e em todo lugar.

1-Ore Por Você

Você é responsável pela bênção de Deus sobre a sua vida.

O dever de orar pelos seus problemas, família, emprego, saúde, ministério é principalmente seu. O que Deus quer ouvir de você, outra pessoa não poderá dizer.

Não há nada de errado em pedir que alguém ore por você. Isto é importante e ajuda em nossa mútua cooperação e amor fraternal. Mas, quem deve bater na porta é quem precisa de ajuda.

2-Ore Pelo Próximo

Interceda com misericórdia em favor daqueles que estão atribulados. Busque o favor divino pelos carentes e necessitados. Suplique pela salvação das pessoas ao seu redor.

3-Ore Pelas Autoridades Constituídas (1 Tm 2:2).

Ore sempre, em todo tempo, em todo lugar.

Amém!