A Relevância de Jesus Cristo

28/02/2022

Introdução

Muitos pensam que Jesus Cristo quer que sejamos religiosos. Essas pessoas dizem que Jesus veio para tirar toda a diversão da vida e nos dar regras morais impossíveis de obedecer. Elas estão dispostas a chamar Jesus apenas de "um grande líder do passado", mas dizem que ele não é relevante para as suas vidas hoje. Lamentavelmente esta é a visão que está ganhando forma e se espalhando como vírus na pós-modernidade. E o pior de tudo é que muitos na igreja, estão com comportamento semelhante ao mundo: Jesus perdeu o brilho da relevância em suas vidas.


Texto Base: Lucas 19:1-10

Josh McDowell era um universitário norte-americano que pensava que Jesus era somente outro líder religioso que estabeleceu regras morais impossíveis de seguir. Ele considerava Jesus totalmente irrelevante para sua vida.

Certo dia, em uma mesa de refeições de um grêmio estudantil, McDowell sentou-se ao lado de uma vibrante e jovem colega com um sorriso radiante. Intrigado, ele perguntou a ela por que ela estava tão feliz. Sua resposta imediata foi, "Jesus Cristo!"

Jesus Cristo? McDowell rosnou, disparando de volta:

"Ah, pelo amor de Deus, não comece com isso. Estou cheio de religião, cheio da igreja e cheio da Bíblia. Não comece com esse lixo sobre religião."

Mas a jovem não se alterou e calmamente informou, "Senhor, eu não disse religião, eu disse Jesus Cristo."

McDowell ficou perplexo. Ele nunca havia considerado Jesus mais do que uma figura religiosa e ele não queria fazer parte da hipocrisia da igreja. Ainda assim aqui estava esta alegre jovem cristã falando sobre Jesus como de alguém que havia trazido sentido à sua vida.

Em um momento ou outro, todos nos questionamos sobre o sentido da vida. Você já olhou as estrelas em uma noite negra e perguntou-se quem as colocou lá? Ou olhou para o horizonte e pensou sobre as maiores questões da vida:

"Quem sou eu? Por que estou aqui? Qual o sentido da vida? Para onde vou depois que morrer?"

Vários filósofos e líderes ofereceram suas respostas sobre o sentido da vida, mas somente Jesus Cristo provou suas credenciais ressuscitando dos mortos. Homens céticos como McDowell, que originalmente zombavam da ressurreição de Jesus, descobriram que existem evidências convincentes que isto realmente aconteceu.

O primeiro ponto a ser considerado em nossa reflexão é: Se Jesus de fato derrotou a morte como declarado nas Sagradas Escrituras, então somente Ele pode falar com autoridade sobre o sentido da vida.

Jesus mostrou com palavras e atos que a vida é muito mais do que sobreviver por algum tempo na Terra e terminar em um túmulo.

Sabemos que há assuntos que só podem ser entendidos quando já dominamos outros temas relacionados. Algo semelhante acontece aqui. Para entendermos o real sentido da vida, precisamos entender o que Jesus Cristo disse sobre si mesmo.

O que Jesus disse sobre si mesmo?

Jesus afirmou que ele era o Messias prometido que levaria o pecado da humanidade sobre si. O profeta Isaías havia escrito sobre o Messias 700 anos antes, dando-nos a entender que o Cristo seria tanto homem quanto Deus!

"Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado. E ele será chamado... Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz." (Isaías 9:6)

Os profetas antigos previram que o Messias se tornaria a oferta perfeita de Deus pelos pecados dos homens, satisfazendo sua justiça. Jesus Cristo, o homem perfeito que se qualificou para morrer por nós. (Isaías 53:6)

De acordo com os autores do Novo Testamento, a única razão pela qual Jesus Cristo estava qualificado para morrer por nós é porque, como Deus, ele havia vivido uma vida moralmente perfeita, imaculada, e não estava sujeito ao julgamento do pecado.

Jesus deixou claro que ele é o único que pode nos levar a Deus, dizendo: "Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.". (João 14:6).

O ponto crucial em tudo isso é que Jesus foi o único que literalmente venceu a morte de modo próprio. E ele deu a sua vida, mas a tomou de volta, ressuscitando dos mortos. Quem mais teve tal experiência? Que outro líder religioso venceu a morte?

Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. Jo 10:18-19.

Há mais de 300 profecias nas Escrituras Hebraicas que apontam o Messias e Jesus Cristo é o único que atende a esses pronunciamentos proféticos.

Duas dessas profecias, em especial, nos chamam a atenção para a relevância de Jesus Cristo:

O Messias entregaria a sua vida para salvar a humanidade [Isaías 53:12b; Lucas 23:46].

O Messias seria ressuscitado por Deus [Isaías 55:3; Atos 13:34].

Jesus é o Messias prometido. Ele venceu a morte e é, por direito, o único com autoridade para falar sobre o assunto.

É você quem escolhe o final

Nós fazemos escolhas continuamente - Deus nos ama e os atos de Jesus provam isso, mas cada um de nós deve responder ao amor de Deus e à salvação que Jesus nos oferece. Não somos forçados a fazer isso; a nossa correspondência ao amor de Deus precisa ser consciente e livre.

Precisamos avaliar a importância de Jesus para a nossa vida e decidir se queremos ou não ter um relacionamento sério com Ele. Nossa escolha consciente sobre Jesus é infinitamente mais importante do que qualquer outra nesta vida. A eternidade está em jogo. Podemos ignorar Jesus, rejeitá-lo ou podemos inseri-Lo como prioridade em nossa vida.

Muitas pessoas ignoram Deus por estarem ocupadas demais com seus próprios planos e negócios. O norte-americano Chuck Colson era assim. Aos 39 anos, Colson ocupava o escritório ao lado do presidente dos Estados Unidos. Ele era o cara "durão" da Casa Branca de Nixon, o "carrasco" que tomava as decisões difíceis. Contudo, em 1972, o escândalo Watergate arruinou sua reputação e seu mundo se desfez. Mais tarde, ele escreve:

"Eu estava preocupado comigo mesmo. Fiz várias coisas, alcancei várias coisas, tive sucesso e não dei a Deus nenhum crédito, não agradeci nenhuma vez por qualquer dos Seus presentes para mim. Eu nunca pensei em nada como sendo 'imensuravelmente superior' a mim nem pensei em momento algum sobre o poder infinito de Deus, não fiz nenhuma relação com Ele na minha vida".

Muitos se identificam com as palavras de Colson. É fácil deixar-se levar pelo ritmo rápido da vida e não ter nenhum tempo para Deus. Ignorar a graciosa oferta do perdão de Deus tem as mesmas consequências drásticas que rejeitá-la diretamente. Nossa dívida do pecado permanece sem pagamento.

Arrependimento é uma palavra que significa uma mudança dramática de pensamento e de atitude. Foi isso que aconteceu ao "carrasco" de Nixon. Após a exposição do Watergate, Colson começou a pensar de maneira diferente sobre a vida. Sentindo sua própria falta de propósito, ele começou a ler o Cristianismo Puro e Simples de C.S. Lewis que havia sido presenteado por um amigo. Advogado treinado, Colson pegou um bloco de notas amarelo e começou a escrever os argumentos de Lewis. Colson relembra:

"Eu sabia que havia chegado a minha hora... Eu deveria aceitar Jesus Cristo sem reservas como Senhor da minha vida? Era como se houvesse um portão à frente. Não havia meios de dar a volta nele. Ou passava por ele ou ficaria de fora. Um 'talvez' ou 'preciso de mais tempo' seria brincar comigo mesmo".

Após certo conflito interno, este ex-ajudante do presidente dos Estados Unidos realmente percebeu que Jesus Cristo merecia sua total dedicação. Ele escreve:

"E então na sexta-feira pela manhã, enquanto eu sentava sozinho olhando o mar que tanto amo, palavras que eu não sabia que entenderia ou diria saíram naturalmente dos meus lábios: 'Senhor Jesus, eu acredito. Eu O aceito. Por favor, entre na minha vida. Eu me comprometo Convosco".

Colson descobriu que suas perguntas existenciais, todas são respondidas com um relacionamento pessoal com Jesus Cristo.

Quando entramos em um relacionamento pessoal com Jesus Cristo, ele preenche nosso vazio interno, nos traz paz e satisfaz nosso desejo por sentido e esperança. Não precisamos mais buscar estímulos ou satisfação temporários. Quando Jesus entra em nós, também satisfaz nossas ânsias mais profundas com amor e segurança verdadeiros e duradouros.

E a coisa mais impressionante é que o próprio Deus veio como homem pagar toda a nossa dívida de pecado. Portanto, nós não estamos mais sob o castigo do pecado. Paulo afirma isto claramente aos Colossenses quando escreve:

"Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação". (Cl 1:21b-22).

E você? Está em um momento em que deseja aceitar o amor de Deus e a sua oferta de salvação? Você reconhece que este é o seu momento de tomar a decisão mais importante? Jesus é relevante em sua vida?

Saiba que Deus criou você para ter uma vida abundante, plena de sentido e de propósito. Jesus disse: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente". (João 10:10b).

Ao confiar plenamente em Jesus Cristo, Deus perdoará todos os seus pecados e lhe tornará Seu filho. E como filho amado, Deus lhe dá propósito e sentido para a vida na Terra e a promessa de uma vida eterna no Céu.

"Contudo, aos que O receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus" - (João 1:12).

Conclusão

O nosso desejo e oração é que Jesus Cristo não seja para você apenas um grande profeta e líder, mas Aquele que é digno de todo louvor e adoração, de toda honra e glória, de toda relevância em sua vida.

Após entendermos a relevância de Jesus Cristo e o alto preço que Ele pagou para sermos salvos, nossas vidas nunca mais serão as mesmas. Nossos valores e projetos serão outros.

Saiba que ao assumir um compromisso sério com Jesus Cristo, ele entra na sua vida, torna-se o seu Salvador, Senhor e Deus. O seu pastor, conselheiro, protetor e melhor amigo.

Ao incluir Jesus em sua vida como prioridade, Deus lhe dará forças para superar as provações e viver uma nova vida cheia de sentido e de propósito. Ao incluir Jesus em sua vida como o tesouro maior, você experimentará a cada dia o poder de viver para ele.

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Fl 1:21.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!


P.S.:

Josh McDowell nasceu em uma dura realidade de um mundo cruel. Seu pai alcoólatra e violento juntamente com a sua própria infância cheia de abuso. Ao longo dos anos, não acreditava na existência de Deus do Senhor Jesus.

Ansioso para protestar contra a existência de um Deus amoroso, McDowell procurou conflito com os cristãos que ele encontrou na faculdade. Ele zombou de suas crenças e sua fé desprezada até que lhe emitiu um desafio: provar que Deus não existe.

Obsessivamente, McDowell viajou o mundo para lutar contra o cristianismo. O que ele encontrou em vez disso foi a verdade e uma fé que levou à graça e resgatou um homem quebrado.

Ele partiu para provar que Jesus Cristo nunca existiu - mas terminou em uma viagem que o trouxe face a face com o amor de Deus e o poder transformador. Seu ministério com a Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo lhe permitiu compartilhar a boa notícia de seu Salvador para milhões de pessoas ao redor do mundo.

Josh deu mais de 24.000 palestras para mais de 10 milhões de jovens e suas famílias em 125 países. Ele é autor/co-autor de 127 livros que foram traduzidos para 88 idiomas.

Chuck Colson

Foi um escritor, jurista, ativista, político e o conselheiro chefe do presidente norte-americano Richard Nixon entre 1969 e 1973. Investigações sobre seu envolvimento no caso Watergate, criaram uma grave crise política. Iniciou-se então, um processo de impeachment contra o Presidente Nixon, que acabou renunciando.

Alguns meses mais tarde, Charles Colson foi preso e condenado a três anos de prisão federal após confessar seu envolvimento em obstrução de justiça no escândalo Watergate. Neste intervalo, converteu-se ao cristianismo e mudou radicalmente sua vida. Após sete meses de prisão, Colson sai em condicional e passa a se dedicar a promover assistência social e espiritual a presidiários.

Depois de uma carreira na política dura, Chuck Colson emergiu como um dos líderes evangélicos mais influentes do último meio século, dedicando sua vida a ministrar a prisioneiros e compartilhar a mensagem de amor e esperança do Evangelho para milhões.

Em 1976, ele fundou a Prison Fellowship, que agora é a maior organização cristã sem fins lucrativos dos Estados Unidos servindo prisioneiros, ex-prisioneiros e suas famílias, e um dos principais defensores da reforma da justiça criminal. Em reconhecimento ao seu trabalho entre os prisioneiros, Colson recebeu o prestigioso Prêmio Templeton de Progresso na Religião em 1993.

Chuck Colson faleceu em 21 de abril de 2012. Seu legado continua no trabalho da Prison Fellowship e na vida de muitas pessoas que seu ministério tocou.