Alinhamento de Propósitos

25/10/2021

Introdução

Tudo que existe diante de nós tem um propósito. Todas as coisas, sejam grandes ou pequenas, existem para atender um propósito.

O fato lamentável é que podemos usar algumas coisas em finalidades erradas. O telefone celular, por exemplo, utilizado indevidamente como peso para segurar papéis na mesa do escritório ou uma geladeira como armário de bugigangas.

Infelizmente muitas pessoas estão vivendo nos propósitos errados, desperdiçando a vida fora da vontade de Deus.

Ora, não saber o que fazer depois de convertido, talvez seja a maior ignorância para o cristão e o maior prejuízo para a igreja.

• Ausência de propósito faz o crente andar em círculos;

• Propósito errado muda o destino do crente.

Se você tomar um caminho diferente, chegará a um destino diferente. Rm 11:29; Ef 5:17

Bem, o que fazer?

A igreja pode lhe ajudar a fazer um "alinhamento" pessoal às funções e planos definidos por Deus. Se você faz parte da igreja de Cristo, os propósitos da igreja são diretamente para a sua vida.

Perguntas Iniciais

  • Qual é o propósito da igreja que você se congrega?
  • Você se identifica com o propósito da igreja em que se congrega?
  • Você tem contribuído para cumprir este propósito?

Amados irmãos, a igreja precisa resgatar o propósito divino - o que Deus quer fazer em nosso meio e através de nós.

As pessoas querem se unir e participar de um grupo que sabe por que existe e o que pretende fazer. Isso acontece porque todos nós procuramos algo que nos preencha de significado, propósito e direção.

Nesta breve reflexão faremos uma sucinta apresentação dos propostos da congregação que frequentamos, a Comunidade de Nova Vida, na cidade de Itapajé-Ceará.

A Comunidade de Nova Vida compreende-se como uma congregação local de discípulos de Cristo e, como tal, integrante e participante da universal, una, santa e apostólica Igreja Cristã nesta terra.

A Comunidade de Nova Vida reúne-se diariamente para oração, louvor, adoração, instrução, encorajamento, edificação, serviço, responsabilidade mútua e comunhão. Mas...

Qual é a razão de existência da CNV? A CNV existe para quê?

Conhecer a Deus em profundidade e fazê-Lo conhecido à humanidade.

Somos testemunhas de Jesus Cristo neste mundo, do local onde estamos aos confins da terra. (Jo 17:3; At 1:8).

A CNV tem uma declaração de propósitos, clara e objetiva.

Temos Cinco (5) Propósitos como igreja: 1-Adoração, 2-Evangelismo, 3-Discipulado, 4-Comunhão e 5-Serviço.

Estes Cinco propósitos da igreja desafiam a nossa resolução pessoal em consagrar a nossa vida com preparo, padrão, paixão e poder, para servir a Deus, à Igreja e ao Próximo, com espiritualidade e excelência.

1-Em relação a Deus - o nosso propósito é conhecê-lo, adorá-lo e obedecê-lo, consagrando a nossa vida em fidelidade e amor (Cl 3.16; Ef 1:12;5:16-19).

2-Em relação à irmandade cristã - o nosso propósito é fazer discípulos e expressar o amor de Cristo a todos. (Cl 1.28; Ef 4.12,13).

3-Em relação ao próximo - o nosso propósito é alcançar pessoas para Cristo e praticar boas obras. (Mt 28:19; At 11.29; 2Co 8.4; 1Jo 3.17).

Por meio desses propósitos, investimos tempo, trabalho, dons e recursos para estar no centro da vontade de Deus.

À medida que fazemos o bom uso destes cinco propósitos alimentamos vários sonhos como congregação de Cristo.

Queremos:

Ser um lugar onde o aflito, deprimido, frustrado e confuso encontre amor, aceitação, ajuda, esperança, perdão, direção e encorajamento.

Dar as boas vindas aos membros locais à comunhão da igreja, amando, perseverando, aprendendo, rindo, socorrendo uns aos outros e vivendo em harmonia.

Ajudar a desenvolver a maturidade espiritual de pessoas através de aconselhamento pastoral, estudos bíblicos, discipulado, seminários, retiros e escola de liderança.

Incentivar cada crente a ter um ministério significativo, ajudando cada um a descobrir o seu perfil de servo de Cristo. Pessoas certas nos lugares certos pelas razões certas.

Ter uma membresia avivada, cheia do poder do Espírito Santo, adorando e glorificando a Deus com todo o coração e intensidade da alma, transbordando em amor.

Iniciar novos grupos familiares de estudos bíblicos em vários pontos da cidade, produzindo relacionamentos profundos e saudáveis, orando juntos e atendendo as necessidades de cada um.

Ver uma membresia comprometida com o testemunho do Evangelho integral a todas as pessoas, compartilhando as boas novas de Jesus Cristo em cada lugar que estivermos.

Ajudar no sustento de missionários e pastores em campo, capacitando cada membro desta igreja a ter um compromisso com a evangelização local, regional, nacional e mundial.

Ver nossa cidade totalmente evangelizada e transformada pelo poder de Deus.

Ser uma igreja profundamente espiritual, ungida e comprometida com a verdade, a doutrina e as tradições cristãs, tornando-se um modelo de vida para a nossa geração.

Alinhamento de Propósitos

Acreditamos que a angústia existencial que mais inquieta o cristão é o receio de que a sua vida esteja sendo desperdiçada. Muitos temem que suas vidas estejam fora da vontade de Deus porque não fazem diferença nesta geração e nem sequer conseguem ser notados neste mundo.

  • Por que estou aqui?
  • Que diferença eu faço em minha geração?

Se você é um crente fiel e ainda não sabe o seu chamado específico ou a sua vocação ministerial, aconselhamos-lhe a fazer um "alinhamento de propósitos".

A realidade é que o crente tem um propósito maior que lhe inspira valor e significado. A nossa vida tem sentido quando alinhamos os nossos propósitos à vontade de Deus. E a igreja nos ajuda neste processo.

Todos os verdadeiros discípulos de Cristo querem viver no centro da vontade de Deus, fazer algo importante e deixar um legado. O que fazer? Como começar?

Saiba que uma congregação verdadeiramente bíblica tem os seus propósitos segundo a vontade de Deus. E como integrante de uma congregação bíblica você pode alinhar os seus propósitos à igreja, ou seja, estabelecê-los como planos e alvos pessoais.

Saiba também que os propósitos da igreja são maiores do que os nossos, eles transcendem os nossos egos e nos conectam à vontade de Deus.

Temos que ¹alcançar as pessoas para Cristo, ²discipulá-las para a maturidade e ministério cristão e ³enviá-las à missão, expressando comunhão fraternal e glorificando a Deus em todo o processo.

Quando nos juntamos aos propósitos da igreja, passamos a sentir que nossas vidas têm importância, que podemos fazer diferença nesta geração e contribuir para tornar o lugar onde vivemos um lugar melhor para aqueles à nossa volta e para os que virão.

A Missão do Líder Inspirador

A cada dia aumenta o sistema de auditório nas igrejas, onde as pessoas são simplesmente frequentadoras das reuniões, sem envolvimento, sem trabalho, sem participação. Diante desse fato lamentável, há uma responsabilidade dobrada para os líderes. Além de seus trabalhos habituais, surge uma missão especial: inspirar e atrair a membresia a participar dos propósitos da igreja. Sim, o líder precisa inspirar o seu grupo a trabalhar em sintonia com os propósitos da igreja.

  • Como ir em direção a algo melhor e que todos vão amar de coração?
  • Como as pessoas de seu grupo podem ter um propósito real naquilo que a igreja se propõe a ser e fazer?

Líderes inspiradores trabalham para coordenar os propósitos individuais a algo maior que, por sua vez, torna cada pessoa também maior. Quando isso acontece, as pessoas olham para fora de seus mundinhos fechados e alinham seus esforços com os da igreja.

Um líder inspirador consegue dar a cada membro de seu grupo:

  • A oportunidade de estabelecer o verdadeiro sentido da vida.
  • Um senso de valor pessoal e ministerial que motiva o crente a crescer em maturidade e espiritualidade.

Conclusão

Amados irmãos, esta breve reflexão foi criada para ser o ELO entre o desejo de criar uma cultura voluntária (de "vivermos além de nós mesmos") e a implantação de diversos programas e ministérios na igreja, onde haja trabalho para todos e todos estejam trabalhando. Todos estejam envolvidos, participando com seus dons e habilidades, suprindo as necessidades, atendendo aos desafios, expandindo o Reino de Deus nesta terra.

A nossa congregação ainda está cheia de espectadores e carentes de trabalhadores na Seara de Deus. Se o seu desejo é ser um instrumento de Deus neste momento histórico, saiba que esta reflexão é para você.

O trabalho do líder é essencial, mas você precisa corresponder ao esforço da liderança. Conhecer o propósito da igreja é o primeiro passo. Se você já sabe o propósito da Comunidade de Nova Vida precisa crescer para alcançá-lo. Este crescimento é intencional, ou seja, depende do seu querer e do seu esforço. Você só alcançará 100% dos propósitos se utilizar 100% de seu potencial.

Faça uma análise pessoal para definir o que você quer como seguidor de Jesus Cristo e até onde está disposto a pagar o preço por isso.

Tudo que você é, tudo que você tem e tudo que você sabe lhe trouxeram até aqui. Se você, quer ir mais longe, vai precisar agregar novos valores e melhorar aquilo que faz.

A sua capacidade aumenta (e acelera) quando você decide investir intencionalmente no seu crescimento pessoal: Preparo, Padrão, Paixão e Poder. A sua dedicação será a expressão do valor que você dá ao Reino de Deus e, por meio desta dedicação você conseguirá superar obstáculos, conquistar espaço, alcançar o alvo, em suma, cumprir a vontade de Deus.

A Comunidade de Nova Vida existe para lhe ajudar neste projeto de vida.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!