As Portas de Jerusalém

29/08/2022


Introdução

No ano de 586 a.C. o exército da Babilônia, sob a liderança do rei Nabucodonosor, marchou contra Judá e conquistou Jerusalém. Por causa de sua infidelidade ao SENHOR, o reino de Judá foi arrasado. Jerusalém foi invadida, saqueada e destruída, e a maior parte de seu povo foi levado cativo pelos babilônios.


Durante o período de cativeiro, Jerusalém ficou praticamente abandonada em ruínas. Posteriormente os Persas conquistaram a Babilônia e Deus usou o Imperador Ciro como um instrumento em sua mão para permitir que os judeus retornassem à Jerusalém.

Em 539 a.C. o primeiro grupo de exilados judeus retornou a Jerusalém sob a liderança de Zorobabel para reconstruir o templo e restabelecer o calendário nacional de Judá (Esdras 1-6). Mais tarde, em aproximadamente 458 a.C., Esdras liderou um segundo grupo. E finalmente em 445 a.C. ocorreu o terceiro retorno de exilados para a reconstrução dos muros de Jerusalém.

Neemias precisou enfrentar muita oposição para reconstruir os muros de Jerusalém. Mas toda oposição fracassou. Por fim, em apenas 52 dias os muros de Jerusalém foram reconstruídos. Tudo isso aconteceu por causa da soberana mão do SENHOR. Neemias mantinha seus olhos o tempo todo na providência do SENHOR, no governo de todas as coisas e na execução do seu propósito através do esforço humano (Neemias 1:10; 2:8,18 7:5).

RESTAURANDO AS PORTAS

I - PORTA - realidade e simbolismo - "Do hebraico dal, délet, sa'ar e do grego thyra e pyfê, pylõn, a palavra porta significa:

  • abertura que serve de entrada-saída de um recinto.
  • peça plana de madeira ou outro material com que se fecha essa abertura.

Porta ou portal, no sentido de abertura, é a passagem livre que nos permite a entrada e saída de um recinto; uma passagem entre dois estados, entre dois mundos, entre o exterior e o interior, entre o conhecido e o desconhecido.

Porta, no sentido de artefato de proteção de uma passagem, é uma guardiã de uma abertura que dá acesso a outro ambiente. Ela tem um valor literal, histórico, psicológico, simbólico, profético, e espiritual. Simboliza a segurança, a proteção e a defesa. Portas fortes e fechadas protegem a cidade e a guardam em paz e segurança

As portas de Jerusalém trazem preciosas informações e lições para a nossa vida espiritual. Elas apontam para alguns segmentos de nossa vida, retratando nossas fortalezas ou vulnerabilidades.

Portas Antigas

No mundo antigo as cidades importantes eram muradas e tinham uma ou mais portas que eram de máxima importância para a sua segurança. Segundo a Bíblia, as portas das cidades comumente utilizadas nos dias do Antigo Testamento eram de bronze (Sl 107.15,16), de ferro (At 12.10), e de madeira (Ne 3.6).

Como não havia praças nas antigas cidades de Israel, o povo se encontrava junto às portas que começaram a ser sinônimo de lugar público, de maior afluência do povo...

  • para conversas, passatempos, ou negócios (Pv 31.23; Jó 29.7; Am 5.10-12);
  • processos judiciais (Dt 17.5);
  • leitura da Lei de Deus (Ne 8.1-3).

Essas portas tinham conselhos e escritórios junto a elas. Eram de dois batentes, cerravam-se com fechaduras e ainda com trancas (barras) de ferro. Para os Hebreus, as portas da cidade eram como o fórum para os romanos.

No tempo de guerra, a guarnição de defesa da cidade era redobrada junto às portas. Todos sabiam que "portas abertas" durante uma batalha era sinal de que a cidade fora dominada.

II- AS PORTAS DE JERUSALÉM

A mais famosa cidade do mundo, a sua história retrocede aos dias de Abraão quando do seu encontro com Melquisedeque, sacerdote de Salém, ocasião em que o patriarca lhe deu os dízimos dos despojos da guerra contra os monarcas caldeus (Gn 14.1-20).

A antiga Salém de Melquisedeque foi escolhida desde o limiar da história para ser nela realizada a redenção.

Para os judeus Jerusalém era a cidade do grande rei (Sl 48.2), a cidade santa (Js 52.1). O Salmo 122 nos dá ideia do que significava Jerusalém para as "tribos do Senhor". No cativeiro babilônico os judeus assumiram um compromisso moral com Deus de nunca se esquecerem de Jerusalém (Sl 137.5,6).

Cada uma das portas de Jerusalém tinha um nome de acordo com sua utilidade e com um sentido especial que traz lições de vida até os dias de hoje. Vamos estudar o que cada uma dessas portas representa para nós.

  • Porta do Gado - Ne 3:1;
  • Porta do Peixe (Porta de Damasco) - Ne 3:3;
  • Porta Velha (Porta de Jafa) - Ne 3:6;
  • Porta do Vale - Ne 3:13;
  • Porta do Monturo - Ne 3:14;
  • Porta da Fonte - Ne 3: 15
  • Porta do Cárcere - Ne 3:25;
  • Porta das Águas - Ne 3:26;
  • Porta dos Cavalos - Ne 3:28;
  • Porta Oriental - Ne 3:29;
  • Porta de Mifcade (Guarda) - Ne 3:31;
  • Porta de Efraim - Ne 3:39.

As Portas de Jerusalém fazem uma analogia com a Igreja; suas aberturas, entradas e saídas, vias de acesso, proteção e defesa do povo de Deus em tempo comum e em tempo de guerra. Assim como a Jerusalém antiga, a Igreja hoje é o lugar onde se congrega o povo de Deus. A igreja, porém, não pode viver completamente isolada do mundo, ela tem portas que permitem algum tipo de comunicação e de contato com o universo exterior.

As portas de Jerusalém eram físicas; as portas da Igreja são "espirituais" e todo cristão deve conhecer a finalidade de cada uma dessas portas para o melhor uso e proteção.

III - NOMES, SÍMBOLOS E PROPÓSITOS ESPIRITUAIS

Atualmente a cidade velha de Jerusalém tem apenas oito portas e com nomes diferentes dos dias de Nemias. No entanto, o nosso estudo refere-se ao tempo da restauração no ano de 445 a.C.

· A Porta do Gado/Ovelhas (Ne 3.1)

É a porta da Salvação, construída pelos sacerdotes, simboliza o sacrifício e a consagração (Rm 12:1).

Mais tarde recebeu o nome de porta das ovelhas.

Era a menor entre as doze portas e foi feita para a passagem das ovelhas. Sob o ponto de vista espiritual era a porta mais importante, pois de nenhuma outra a Bíblia diz que foi consagrada, somente esta!

A porta das ovelhas é Jesus.

É a porta de encontro com o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!

(Jo 10.7,9). O Senhor disse: "Eu sou a porta; aquele que entrar por mim, será salvo".

· A Porta do Peixe (DAMASCO) (Ne 3.3)

É a porta dos pescadores, porta da dedicação na obra de Deus; fala-nos de trabalho, de crescimento e de reprodução.

Lembra-nos dos pescadores do mar da Galiléia chamados por Deus para serem seus discípulos, tornando-se então, pescadores de homens (Mt 4.18- 22).

Representa para nós a missão de pregar o evangelho para toda criatura, pois os peixes representam as almas que precisam ser salvas para o Reino de Deus.

  • A Porta Velha (Ne 3.6)

Esta porta simbolizava a tradição e a história falada dos hebreus, o tesouro antigo, acerca das gerações de sua origem. Fala das tradições, dos marcos antigos, ensina-nos a não ignorar as raízes

de nossas igrejas e os bons costumes das mesmas.

Jeremias 6:16 diz: "Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas".

A porta Velha se refere a direcionar a vida pelo modelo original de Deus à igreja tal como está no livro de Atos.

A Bíblia diz claramente em Atos 2:42:

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão uns com os outros, no partir do pão e nas orações", são os caminhos antigos, estes são os caminhos antigos.

Ver 2 Ts 3:6.

· A Porta do Vale (Ne 2.14)

Esta porta fala das provações, das dificuldades. A porta do vale era por onde passavam os esgotos, as águas que se projetavam no vale do Cedrom (Tg 4.8).

A porta do Vale nos fala a respeito da provação necessária para trabalhar o nosso caráter e sempre nos lembrar de nossa total dependência de Deus.

A edificação cristã inclui a provação; a vida na igreja edifica-se através da negação do eu e pelo tomar a cruz a cada dia. Aqui a porta do Vale significa isso, que quando entramos na igreja somos ovelhas, somos pescadores de homens, passamos pela porta Velha e entramos pelos caminhos antigos das tradições cristãs e apostólicas, mas logo as provações chegarão e teremos que enfrentar os vales da vida. Somos quebrantados até ficarmos no ponto de sermos trabalhados por Deus.

  • A Porta do Monturo (Ne 3.13)

Era de onde saia o lixo da cidade, nos ensina que deve haver uma porta aberta para sair toda sujeira de nossa vida espiritual (Cl 3:8-9).

Era uma porta cuja saída era para o vale de Hinom, à Geena. Era o vale onde se lançava o lixo de Jerusalém.

A Porta do Monturo nos ensina que todo mal deve ser retirado de nossa vida e sempre precisamos nos manter limpos na presença do Senhor (Eclesiastes 9.8).

Essa porta refere-se a nossa vida interior que costuma guardar sujeira, lixo espiritual. Periodicamente precisamos fazer uma faxina espiritual e colocar fora todo o lixo pecaminoso para que tenhamos vida saudável.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 1 João 1:9

· A Porta da Fonte (Ne 3.15)

Essa porta ficava ao sul de Jerusalém perto da fonte de Siloé, onde o cego de nascença foi curado por Jesus! (Jo 9.10,11).

A Porta da Fonte representa para nós o sustento fundamental do cristão, ou seja, a necessidade da presença divina como elemento indispensável para a vida.

Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial e águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas (rachadas), que não retêm águas.(Jr 2:13).

.

A nossa Fonte é Jesus:

E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. (João 7:37-38).

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna. (João 4:14).

Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Jo 7:38.

7)A Porta do Cárcere (Ne 3.25)

Em Jerusalém, o cárcere era uma prisão subterrânea. Fora da cidade havia um pátio fechado onde os detidos saiam para caminhar e pegar sol.

Neste pátio o profeta Jeremias esteve preso (Jr 32.2). Espiritualmente simboliza "as cadeias" ou "prisões" que imobilizam o crente que se descuida da vigilância (Jo 8.32,36). As prisões podem ser quebradas pelo poder de Jesus Cristo (At 16.26).

8) A Porta dos Cavalos (Ne 3.28)

Naqueles dias, os cavalos eram peças essenciais nas guerras, sem os quais os carros não poderiam andar. Os cavalos simbolizavam as guerras, as batalhas, as lutas, enfim, as conquistas dos povos!

Esta porta se refere à batalha espiritual.

"O cavalo se prepara para o dia da batalha; mas o Senhor é o que dá a vitória". Pv 21:31

Espiritualmente fala do poder de Deus na vida de seu povo.

9)A Porta das Águas (Ne 3.26)

Havia uma fonte de água junto a cada porta, com o objetivo de apagar as setas incendiárias lançadas pelos inimigos contra as portas e muros da cidade. Entretanto, a Porta das Águas era assim chamada porque conduzia ao principal reservatório de água em Jerusalém, a fonte de Giom. Por certo, abria-se para uma área ampla, pois a leitura da lei fora realizada ali (8.1, 3, 16; 12.37) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

A nossa sobrevivência espiritual depende da água viva, do Espírito Santo que deve regar continuamente o arraial dos santos, a igreja do Senhor (Sl 63.1). Representa também a Palavra de Deus que nos lava e nos limpa de todo mal, saciando-nos com a verdade através do Espírito Santo:

Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Ef 5:26.

· A Porta Oriental (Ne 3.29) - Dourada

Acredita-se que esta é a porta pela qual Jesus entrou em Jerusalém, e que hoje se encontra lacrada! Espera-se que o Messias entre por ela em sua segunda vinda.

Ez 44.2 - "E disse-me o Senhor: Esta porta estará fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso estará fechada".

Na simbologia espiritual esta porta representa a volta de Jesus. Esta porta deve estar aberta na vida da igreja, cuja oração deve ser: Ap 22.20 -

Esta porta representa a profecia, a volta do Senhor Jesus.

  • A Porta de Mifcade/Guarda (Ne 3.31)

Era o lugar onde os juízes sentavam, discutiam e julgavam os problemas.

Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, (Efésios 6:18).

Devemos guardar a fé, a santidade e a Palavra de Deus em nosso coração para não pecarmos contra Ele, vigiando e orando em todo o tempo, para que não venhamos a cair em tentação, pois o espírito está pronto mas a carne é fraca.

A Porta da Guarda representa a vigilância que precisamos ter em nossas vidas, ficar sempre atentos na presença do Senhor (Marcos 14.38). Colocar-nos como atalaias do Senhor sempre vigilantes (Ezequiel 3.16).

· A Porta de Efraim (Ne 8.16)

Efraim significa "fruto dobrado". Porção dobrada da herança era um direito de primogenitura (Hb 12.12). Essa é a porta da bênção dobrada.

Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria. (Isaías 61:7).

Na porta de Efraim recebemos a abundância do que Deus tem para nós e nos tornamos frutíferos em tudo, pois Ele colocou à nossa disposição todos os recursos inesgotáveis de Sua graça.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. (Efésios 1:3).

Conclusão

Na cidade de Jerusalém estava o Templo de Deus, hoje nós somos o santuário do Espírito de Deus (I Coríntios 3.16), e o estudo das 12 Portas de Jerusalém deve nos admoestar sobre o cuidado que precisamos ter com as entradas e vias de acesso a esse santuário, a fim de não sermos invadidos e dominados pelo inimigo. Assim como as portas de Jerusalém foram restauradas, as entradas de nossas vidas precisam ser cuidadas e protegidas para que nenhum mal entre e tudo o que não for de Deus tem que sair.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!