Pergunte Pelos Caminhos Antigos

20/02/2023

A nossa geração adora modismos, coisas novas, porque elas parecem encantadoras e melhores, e consequentemente, tendem a deixar de lado as coisas tradicionais pelo simples fato de serem antigas.

A nossa cultura vê o antigo como irrelevante, obsoleto, ultrapassado e dispensável.

Associamos o desenvolvimento tecnológico com a obrigatoriedade de uma evolução social que seja radicalmente liberta do passado. O conceito de modernidade tecnológica foi transferido para todos os segmentos da vida: pátria, família, tradições, bons costumes, moral e fé.

A Palavra de Deus, no entanto, nos diz para reconsiderar. O profeta Jeremias implorou ao povo: "Parai nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, onde está o bom caminho, e andai por ele, e achareis descanso para as vossas almas".

Quando falamos caminhos antigos estamos nos referindo aos costumes, tradições, hábitos, comportamentos, valores morais e coisas afins.

A nossa cultura descarta o antigo, mas a Bíblia insiste em falar da importância de conhecermos os caminhos seguros, aqueles que já foram trilhados por outros e que foram aprovados.

Nesta reflexão, mostraremos a admoestação oportuna de Jeremias para cada um de nós: "Parar e perguntar antes de escolher os caminhos modernos da vida!".

Israel nos dias de Jeremias

Jeremias 6:16

  • Assim diz o Senhor : Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos.

Os dias do ministério do profeta Jeremias foram difíceis.

  • Havia turbulência religiosa e social em Israel;
  • A nação estava sendo puxada em muitas direções.
  • Os israelitas haviam pecado contra Deus a ponto serem entregues ao cativeiro. E, de fato, eles foram para o cativeiro em poucos anos. No entanto, mesmo enquanto eles estavam à beira do julgamento, o Senhor queria vê-los de volta a Ele.

Imagine um viajante que chega a uma bifurcação na estrada. Ele tem a oportunidade de seguir da maneira que deseja, mas em vez de viajar às cegas, esse viajante deve parar e pedir informações. É melhor perguntar pelos "caminhos antigos, onde está o caminho seguro".

O SENHOR quer que seu povo ande no caminho certo que nos levará em Sua direção. Embora esta palavra de admoestação fora dita aos judeus muitos anos atrás, ela continua válida para nós hoje e há preciosas lições para nós.

Analisando...

Vamos considerar três elementos deste versículo enquanto pensamos na frase: "Pergunte pelos caminhos antigos". Devemos ter certeza de que estamos seguindo o que Deus ordenou a respeito de muitos assuntos. Somente quando seguimos o que Deus ordena em Sua Palavra é que a bênção divina nos alcança.

O primeiro ponto é um Requisito.

A ordem que Deus está dando ao seu povo é para que eles não se deixem enganar pelos falsos profetas e líderes de seus dias. Israel deveria olhar para homens como Abraão, Isaque, Jacó, Moisés e outros que trilharam o caminho da obediência e santidade diante do Senhor; Israel deve seguir o exemplo desses homens de fé para ser bem-sucedido.

Entendemos que o dilema que Israel enfrentou é um problema que as pessoas têm enfrentado ao longo dos tempos. Vejamos um marcante exemplo:

Durante a Segunda Guerra Mundial, na Batalha do Bulge/Ardenas (16/12/1944), havia um grupo de soldados alemães que se vestiam com os uniformes dos Aliados. Esses soldados alemães trocaram as placas de trânsito da Alemanha. Quando as tropas americanas chegaram às várias encruzilhadas, muitas vezes foram enganadas e foram na direção errada. Essa ação dos alemães quase deu a eles a vitória nesta batalha decisiva da segunda guerra mundial. Assim como aqueles soldados alemães causaram confusão e morte ao mudar algumas placas, muitos inimigos em nossos dias estão levando milhões para o Inferno porque estão mudando as placas da moralidade, dos bons costumes, das tradições, do patriotismo, do conservadorismo, da família e da fé.

O sistema deste século está mudando as placas que orientam a vida em sociedade. São falsos profetas e falsos mestres dos últimos tempos. Eles estão em toda parte, na mídia, nos governos, nas Ongs, na educação, nas organizações internacionais, etc..

O que fazer? Pergunte pelos caminhos antigos!

O segundo ponto é uma recompensa.

A promessa de Deus para aqueles que andam em seus caminhos é que eles encontrarão paz interior, descanso para a alma.

Seguindo os caminhos de Deus podemos ter certeza de três grandes verdades.

1ª - Podemos ter certeza de que chegaremos ao destino certo! Quando tomamos a estrada do Senhor, podemos ter certeza de que ela terminará em sua presença!

2ª- Podemos viajar em segurança sabendo que o Senhor está guardando nosso caminho. Não apenas chegaremos onde queremos estar, mas chegaremos da maneira mais segura e pacífica possível.

3ª- Podemos saber que, enquanto estivermos no caminho do Senhor, as necessidades mais profundas de nossa alma serão atendidas! Haverá comunhão com ele e alegria em sua presença o tempo todo da peregrinação.

Mas, os que seguem em outra direção seguem para a destruição.

Há uma recompensa para aqueles que andam no caminho do Senhor!

O terceiro e último ponto é uma recusa.

Este texto nos diz que alguns judeus decidiram que não andariam no caminho do Senhor. O resultado dessa escolha é sofrimento e destruição. O homem tem liberdade de escolha, mas precisa entender que as consequências fazem parte das escolhas. Escolhas certas, ótimos resultados; escolhas erradas, sofrimento e destruição.

Estamos vivendo em uma época em que muitos se recusam a andar nos velhos caminhos. E Por quê? Acredito que há 3 respostas para essa questão.

1ª- Há muito engano, muita fantasia, muita sedução propagada pelos falsos profetas e falsos mestres, servidores dos maestros da nova ordem mundial e tudo isso influencia e forma o pensamento e comportamento desta geração.

  • Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. 2 Tm 4:3,4.

2ª- Muitos acham o caminho antigo muito estreito, difícil de caminhar. Ele exige renúncia, morte do ego e a busca do Reino de Deus em primeiro lugar.

3ª- Outros acham que a Bíblia precisa ser atualizada, reinventada, porque os tempos mudaram e a Sagrada Escritura tornou-se ultrapassada pela pós-modernidade científica e tecnológica.

No entanto, não importa o que o mundo pense ou faça, a verdade não muda.

Que o povo de Deus mantenha-se firme à maneira antiga, tradicional e bíblica. Não tenha vergonha de ser aquele que tem prazer na Lei do SENHOR e nela medita de dia e de noite.

Conclusão:

O jeito antigo de ser não é popular! Em vez de valor o homem pós-moderno tem preço. O caminho antigo está sendo abandonado diariamente por pessoas que decidiram que a inversão de valores é melhor, decidiram que...

A quebra de paradigmas, o aborto, a ideologia de gênero, a linguagem neutra, o anti-patriotismo, o ódio do bem, a liberação de drogas... é um caminho melhor.

Até as igrejas cristãs estão deixando os valores antigos, as doutrinas apostólicas, as tradições e práticas milenares por um cenário e um contexto menos religioso e mais moderno, atraente e inovador.

MAS... Deus não mudou. Ele não muda e o Seu caminho é o mesmo.

¹Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa - Ap 3:11.

  • Obs.: ¹ conserva - conservador, conservadorismo (relação).

Os inimigos da fé estão mudando as placas antigas e vão continuar fazendo isso até o fim. Se você, em algum momento, estiver confuso, deve ter a humildade de perguntar às Escrituras Sagradas pelos caminhos antigos. O SENHOR sabe o MELHOR caminho. Pergunte e Ele responderá!

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!