Conhecer a Deus

21/09/2020

Você conhece a Deus? O seu conhecimento é intelectual ou relacional?

João 17: 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. - Bíblia.

I - O que significa "conhecer" no sentido bíblico?

Nós brasileiros vivemos no mundo ocidental e deste lado do planeta a palavra "conhecer" está diretamente relacionada com o conhecimento intelectual. Entretanto, se interpretarmos o texto bíblico (Jo 17:3) dessa forma, corremos o risco de conhecer a Deus apenas no sentido teórico. Lendo e estudando livros teológicos podemos aprender alguma coisa sobre Deus, sem, no entanto, ter um conhecimento relacional com Deus.

Jó 42:5 - Antes eu te conhecia só por ouvir falar... Bíblia.

A vida eterna não diz respeito ao conhecimento meramente racional, a prova disso está na epístola de Tiago:

Tg 2: 19 Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o creem, e estremecem - Bíblia.

O conhecer a Deus vai além da intelectualidade.

As Sagradas Escrituras foram escritas no contexto da cultura hebraica. E na língua hebraica o verbo yada ("conhecer") apresenta uma grande variedade de significados, entre eles: a percepção sensorial, a apreensão intelectual, a posse de informações, a habilidade prática, o juízo discriminativo, a comunhão relacional e até mesmo a intimidade física.

Gn 4:1 - Conheceu Adão a Eva, sua mulher; ela concebeu e, tendo dado à luz a Caim, disse: Alcancei do Senhor um varão - Bíblia.

Mt 1:24-25 - E José, tendo despertado do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu sua mulher; e não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho; e pôs-lhe o nome de JESUS - Bíblia.

Lc 1:34 - Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão? - Bíblia.

O texto em 2 Coríntios 5:21 diz que Jesus Cristo não conheceu pecado, ou seja, mesmo sabendo intelectualmente o era pecado, Jesus não desobedeceu a Deus em nenhum momento de sua vida; ele não teve nenhuma experiência (relação) com o pecado.

Sendo assim, o sentido de "conhecer" em João 17:3 está mais próximo da palavra comunhão e outras expressões relacionadas à convivência. O conhecimento de Deus não é somente intelectual, mas fruto de uma convivência com o ETERNO, seja em oração, louvor, adoração, consagração, submissão e vida santa; um conhecimento experimental que vem de uma relação entre Pai e filho, Senhor e servo, Criador e criatura, Mestre e discípulo, em um viver diário de comunhão verdadeira, íntima, profunda e duradoura.

II - Deus se dá a conhecer

Deus em sua infinita bondade sempre se revelou à humanidade.

Cremos em um Deus que fala conosco e que, em sua multiforme graça (I Pedro 4:10), Ele se revela de muitas maneiras.

Sem dúvida, a revelação suprema e a maneira clara e definitiva em que Deus falou à humanidade, foi através de seu Filho unigênito Jesus Cristo. Em seus dias nesta terra Jesus manifestou em palavras e atos ser a expressa imagem do Pai Celeste e quando subiu ao Céu nos enviou o Espírito Santo. Hoje temos o Espírito Santo que revela ao homem o Deus único e verdadeiro e a Jesus Cristo a quem o Pai enviou.

III - Como Deus se revela?

Enquanto habitarmos debaixo do Sol, não seremos capazes de ultrapassar o horizonte insondável do mundo espiritual e adentrar pelos portais dos mistérios de Deus. Se não houver a revelação divina, mesmo com a nossa fé, dedicação teológica e por maior que seja a nossa espiritualidade, só podemos chegar às fronteiras dos sagrados segredos de Deus. Por isso, é necessário que Deus mesmo se revele para termos o entendimento de quem Ele é.

Deus revela-se de muitas maneiras, mas nesta mensagem vamos refletir brevemente sobre 8 modos que Deus costuma revelar-se e falar com o homem.

1 - A Natureza - As Sagradas Escrituras propõem o conhecimento de Deus por meio da ordem física criada.

O salmista diz: "Os céus proclamam a glória de Deus" (SI 19.1).

Paulo diz: "os atributos invisíveis de Deus, assim como o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis" (Rm 1.20). Essas e outras passagens dão a entender que Deus deixou provas a respeito de si mesmo no mundo que criou.

2 - A Consciência Moral

Deus fala através de nossa consciência moral. Às vezes, a revelação geral de Deus é vista na estrutura física e na capacidade mental dos homens. Algo semelhante ao caráter de Deus é visto no homem, em suas qualidades morais e espirituais. Os humanos fazem julgamentos morais, ou seja, julgamentos sobre o que é certo ou errado. Os humanos também expressam religiosidade e espiritualidade. Em todas as culturas, em todos os tempos e lugares, os homens vêm crendo na existência de uma realidade superior a si mesmos, demonstrando uma percepção interna da deidade, a qual, embora desfigurada e distorcida, está presente e ativa na experiência humana. Veja Rm 2:15; Rm 9:1.

3 - A História da Humanidade

Deus revela-se na história da humanidade. Deus está atuando no mundo e move-se em direção a certos alvos, desse modo é possível detectar o curso de sua obra nos acontecimentos que fazem parte da história. Um exemplo muito citado da revelação de Deus na história é a preservação do povo de Israel. Essa pequena nação vem sobrevivendo ao longo dos séculos, em ambientes basicamente hostis, muitas vezes em face de severa oposição das nações circunvizinhas. Quem investigar os registros históricos encontrará um padrão notável do agir de Deus.

4 - As Provações - Isaías 8.6,7

As provações são outra forma de Deus falar. Muitas vezes a única maneira de pararmos para ouvir a Deus é através de uma situação dolorosa, de um sofrimento pessoal. Leia Jó 33.14-19.

O povo de Israel no tempo dos Juízes, quando prosperava abandonava a Deus e quando as pessoas sofriam buscavam ao Senhor que, em um ato de misericórdia, levantava um juiz para defender o seu povo (Juízes 2.18,19).

Jonas fugiu do Senhor para não obedecer ao chamado de Deus para pregar em Nínive. Jonas foi para Társis, passou por uma tempestade durante a qual foi lançado no mar sendo engolido por um enorme peixe. No ventre do peixe, em tremenda aflição, orou a Deus e o SENHOR lhe ouviu a oração e lhe salvou a vida. (Jonas 2.1).

Deus fala através das provações!

5 - Os Anjos

Hb 1:13-14 - Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação? - Bíblia.

Deus enviou anjos para falar com pessoas neste mundo:

  • Abraão para anunciar o livramento de Isaque (Gênesis 22.11,15);
  • Hagar quando estava no deserto o anjo de Deus lhe falou (Gênesis 21.17),
  • Ló para retirá-los de Sodoma (Gênesis 19.1,15);
  • Jacó quando lutou com o Anjo do Senhor no Vau de Jaboque (Gênesis 32.24) e viu um exército de anjos em Maanaim (Gênesis 32.1,2);
  • Gideão quando o Anjo de Deus recebeu o seu holocausto e tocou sobre o sacrifício que incendiou como sinal de que Deus recebera a oferta (Juízes 6.20-22);
  • Davi viu o anjo de Deus com a espada na mão (I Crônicas 21.16,17);
  • Isaías viu os serafins no templo e um dos serafins pegou a brasa de fogo e lhe tocou nos lábios (Isaías 6.2,6);
  • Ezequiel teve a visão dos querubins (Ezequiel 1);
  • Daniel viu e falou com anjos muitas vezes e quando foi lançado na cova dos leões Deus mandou seu anjo para fechar a boca dos leões (Daniel 6.22);
  • Zacarias o sacerdote quando estava no santuário lhe apareceu um anjo anunciando o nascimento de João Batista (Lucas 1.13-18);
  • Maria para anunciar o nascimento de Jesus (Lucas 1.18); aos pastores anunciando o nascimento de Jesus (Lucas 2.8-15).
  • Jesus foi confortado por anjos no deserto quando foi tentado (Mateus 4.11) e quando estava no Getsêmani orando (Lucas 22.43), etc.

Deus fala através dos anjos!

6 - Sonhos e Visões - Jeremias 23.28

Deus falou em sonhos com...

  • José no Egito que interpretava sonhos e sonhou com o sol, a luz e onze estrelas significando que governaria sobre sua família (Gênesis 37.9);
  • Jacó sonhou com uma escada onde os anjos de Deus subiam e desciam e ali edificou um altar chamado Betel ou casa de Deus (Gênesis 28.12);
  • Daniel interpretava sonhos e interpretou a visão do rei Nabucodonosor sobre os impérios mundiais e o fim do governo humano (Daniel 5.12).
  • Paulo sonhou com um jovem macedônio pedindo ajuda e entendeu que Deus estava lhe chamando para pregar o evangelho na macedônia (Atos 16.9);
  • Cornélio sonhou com animais num lençol para compreender que não havia diferença entre pessoas ou entre alimentos puros e impuros (Atos 10.3). etc.

7 - As Escrituras Sagradas

Hb 4:12 - Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração - Bíblia.

As Escrituras Sagradas são o testemunho especial de Deus sobre Si mesmo. Deus, sendo Ele Próprio a Verdade e falando somente a verdade, inspirou as Sagradas Escrituras a fim de, desse modo, revelar-Se à humanidade perdida, através de Jesus Cristo, como Criador e Senhor, Redentor e Juiz.

As Escrituras Sagradas, sendo a própria Palavra de Deus, escritas por homens preparados e supervisionados por Seu Espírito, possuem autoridade divina infalível em todos os assuntos que abordam. Portanto, devem ser cridas, como instrução divina, em tudo o que afirmam; obedecidas, como mandamento divino, em tudo o que determinam; aceitas, como penhor divino, em tudo que prometem.

Deus fala através da Bíblia!

· - O Espírito Santo - Isaías 30.21 - Rm 8:16

Iluminação é concessão de entendimento, pelo Espírito Santo, conferindo ao leitor da Bíblia não só a compreensão, mas a certeza que está diante da verdade e que ela vem de Deus.

Espírito Santo, o divino Autor das Escrituras Sagradas, ao mesmo tempo é quem abre nossas mentes para compreender o significado da Bíblia quem as confirma através de Seu testemunho interior.

O Espírito Santo é o Espírito da Verdade, a voz da autoridade divina. Ele é Deus revelando sua pessoa e vontade aos homens, através de sua presença manifesta no mundo e, particularmente, na experiência humana.

Deus fala através do Espírito Santo!

Conclusão

O preparo para a vida eterna começa aqui. Deus quer que o conheçamos cada vez mais. Que cada um de nós tenha um conhecimento relacional, de convivência íntima, profunda e duradoura.

O Eterno Deus providenciou os meios para nós O conhecermos. Apesar de nossa finitude e ignorância o próprio Deus mostra-nos uma partícula de quem Ele é, de modo que podemos ter uma ideia de Sua Magna Pessoa.

Resta-nos tomar uma atitude:

Is 55: 6 Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto - Bíblia.

A realidade é que Deus fala conosco de muitas maneiras, mas na maioria das vezes não ouvimos a sua voz por que estamos distantes Dele. Mas quando nos aproximamos do SENHOR podemos ouvir a sua voz, conhecê-lo e fazer a Sua vontade. Precisamos estreitar o nosso relacionamento com Deus, conhecê-lo mais e mais através da convivência: oração, louvor, adoração e santidade não podem faltar.

Então, busque conhecer a Deus. Ouça Deus, ore, medite nas Escrituras, seja obediente. Busque ouvir a Deus todos os dias, em todos os momentos de sua vida. Deixe Deus falar com você e através de você!

Os 6:3 - Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra - Bíblia.