Desacreditados -                  Somos desacreditados?

03/05/2020

Mas o próprio Jesus não confiava a eles, porque os conhecia a todos. João 2:24

Introdução

Era algo surpreendente aos olhos humanos, ver uma grande multidão seguindo a Jesus. Parecia uma recepção sincera ao Messias. No entanto, aquela multidão tinha um testemunho desacreditado por Jesus Cristo. (Jo 2.23-25).

Aparentemente o povo que seguia Jesus expressava uma devoção religiosa louvável, mas aquelas pessoas seguiam Jesus, como fazedor de milagres, não como o Cristo, o Salvador. Aqueles pessoas não estavam buscando salvação, elas estavam sedentas de bênção, desejosas ardentes de todo tipo de suprimento pessoal nesta terra... Essa postura explica porque Jesus não acreditava na multidão de seguidores.

A situação mudou? Não, a história se repete. Há muita gente que segue Jesus com uma motivação errada. Há pessoas que amam Jesus com "amor de peixe" - aquele que gosta não do peixe, mas de comê-lo.

É verdade que ainda há pessoas que demonstram respeito, admiração e interesse em conhecer a Jesus Cristo, mas a grande dificuldade dessas pessoas se aproximarem mais de Jesus para conhecê-lo como Salvador e Senhor de suas vidas está na vida de muitos supostos seguidores de Jesus Cristo. Hoje temos uma multidão de frequentadores de igreja que são desacreditados pela sociedade.

Deixe-me explicar isso. O Evangelho não está sendo pregado somente por homens e mulheres de Deus. Há uma multidão de seguidores, famosos e anônimos, descomprometidos com Cristo e que apresentam um testemunho mundano. Tudo isso faz com que a palavra anunciada por essas pessoas seja igualmente desacreditada.


POR QUE A IGREJA TEM PERDIDO A CREDIBILIDADE NA SOCIEDADE?

Há várias razões pelas quais a igreja tem perdido a credibilidade diante da sociedade. Citaremos algumas.

Razões escatológicas - O tempo do fim caracterizado pela revelação da apostasia e a multiplicação da iniquidade. Os últimos anos foram marcados por movimentos anti-Deus que romperam com tudo o que, historicamente, tem sido crido como verdade fundamental: família, ética, verdade, tradição, respeito, honra, ordem e coisas afins.

Em vez disso, criaram a inversão de valores, o aborto, o pluralismo da verdade, o politicamente correto, a distorção sexual, a quebra de paradigmas e outras militâncias do Inferno. Esses movimentos anti-Deus, sem dúvida, são fortes formadores de opinião, capazes de influenciar e de condicionar o comportamento de uma geração: influenciando, doutrinando e manipulando o povo a desacreditar da igreja, principalmente quando líderes cristãos tornam-se adeptos e militantes da corrente do mal. A apostasia é uma triste realidade...

Mas, há outras razões para o descrédito crescente dos pseudodiscípulos de Cristo em nossos dias. A sociedade está descrente da versão do cristianismo apresentado nesta geração.

Escândalos envolvendo lideres religiosos. Há um grande vácuo entre a liderança eclesiástica e a santidade. A falta de santidade dos cristãos e da liderança em especial, ridiculariza o Evangelho e destrói a credibilidade do Evangelho em nossa geração.

O sal quando se torna insípido só tem um destino, ser pisado pelos homens.

O Mercado da Fé. Lamentavelmente, alguns líderes transformaram a igreja em um negócio. Movidos pela ganância financeira, alguns líderes passaram a mercadejar a fé e isso tem feito da igreja objeto de escárnio e deboche.

A Geração Gospel - Simpatizantes e Não Seguidores. Vivemos na Era da geração gospel. A geração que usa chavões cristãos na boca, adesiva os carros, mas não tem Cristo na vida. Infelizmente, há uma multidão que nunca passou do "Átrio Emocional para o Santíssimo lugar da devoção". Você encontra...

Templos enormes superlotados de pessoas vazias de Deus. Tudo isso tem tirado a força, o poder do testemunho do cristianismo em nossos dias.

Geração Sem Compromisso com o Reino de Deus - Crentes dormindo na cova, junto aos mortos.

Para esses a Graça perdeu a graça. Pessoas inativas, desmotivadas, que apagaram na fé e nem perceberam.

Geração Egoísta - Esta geração não se preocupa com as almas perdidas e nem com os problemas do próximo.

A igreja não pode fechar-se em um grupo isolado; ela precisa ser a voz do que clama no deserto, o sal da terra e a luz do mundo, com atos de Vida, a fim de fazer a diferença na sociedade.

De forma resumida essas são fortes razões que têm contribuído para que a sociedade atual seja descrente dos cristãos. Porém, vejo outra razão ainda mais agravante: a falta de unidade na igreja.

A Falta de Unidade - Cristãos Independentes, que não zelam pela unidade da igreja.

Corpo dividido não tem força e não prevalece.

Jesus, porém, conhecendo-lhes os pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. Mt 12:25.

Há um grupo desconectado do propósito coletivo; um grupo autônomo, onde cada um segue o cristianismo à sua maneira, do seu jeito, sem conexões profundas com os demais membros do Corpo.

Quando alguém professa a fé cristã e não se identifica com o pensamento da igreja, não tem o mesmo propósito e não zela pela unidade da igreja, constitui-se um elemento estranho dentro do Corpo de Cristo.

Estou me referindo aqueles que são individualistas e independentes ao extremo, que pensam e agem à parte, fragmentando e quebrando a unidade e força da igreja. Essa autonomia plena é fruto de uma escolha, de uma decisão pessoal de governar a própria vida. O indivíduo acredita no Salvador, mas o seu coração continua no Trono, no governo de sua vida. Seu coração toma o lugar de Deus quando não se submete 100% ao senhorio de Jesus Cristo. O crente independente não é servo, mas alguém cuja vontade ainda permanece sob o domínio do eu.

  • Ele se considera autossuficiente; não precisa de ninguém;
  • Não desenvolve comunhão profunda com os santos;
  • Não gosta de servir e não gosta de ser liderado;
  • Seu envolvimento ministerial é superficial e o seu esforço nunca é sacrificial.

Este comportamento nunca foi ensinado por Jesus Cristo e nem pelos apóstolos.

Somos o Corpo de Cristo

Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros. (1 Co 12:27; Ef 5:30; Cl 1:24). A congregação dos santos é vista como o Corpo de Cristo e cada crente como membro deste Corpo. Cristo é o Cabeça.

Deus quer que seu povo seja unido.

Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que sejais concordes no falar, e que não haja dissensões entre vós; antes sejais unidos no mesmo pensamento e no mesmo parecer. 1 Co 1:10

Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste (Jo 17.21; Ef 2:14; Gl 3:28).

O propósito dessa unidade é formar um povo semelhante a Jesus Cristo para testemunho aos povos.

À medida que a imagem de Cristo é aprofundada no viver dos santos, a unidade espiritual torna-se mais visível e potencialmente convencedora de que somos verdadeiros discípulos do SENHOR.

"... os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Rm 8:29

CONCLUSÃO:

Embora a Igreja de Jesus Cristo seja formada por pessoas de diferentes culturas e diferentes posições sociais, ela será sempre UNA na espiritualidade (fé) e na excelência (amor), diante de Deus e dos homens, por compartilhar de um mesmo Espírito. É o Espírito Santo que une os discípulos em um só Corpo, como membros da família de Deus. Zc 4:6.

Neste tempo de crise somos desafiados a viver como verdadeiros seguidores de Jesus Cristo.

Por onde começar? Que tal começarmos falando a mesma coisa. De que lado você está?Que tal fazermos um despojamento do individualismo que pertence ao velho homem e voltarmos a ser Corpo de Cristo. Faça uma Limpeza espiritual, um expurgo, uma assepsia, purificação de tudo que tem prejudicado a unidade da igreja e deformado a sua imagem diante do SENHOR.

Feito isso, renove a sua maneira de pensar na Palavra de Deus. Deixe de pensar no padrão do mundo. Forme sua mentalidade de acordo com a Bíblia. Tenha uma cosmovisão da Vida segundo as Escrituras.

E por fim, revista-se do modelo do novo homem criado por Deus, à imagem de Cristo. Busque todos os dias ser mais parecido com Jesus, em santidade, fidelidade e amor. (Ef 4:22-24)

Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo. Fl 2:15 . 

E que Deus nos abençoe rica e abundantemente! Amém!