Deus Continua Falando

16/08/2021

Introdução

Cremos em um Deus que fala conosco e que, em sua multiforme graça (I Pedro 4.10), fala de muitas maneiras.(Hebreus 1:1-2).

O ETERNO Deus em sua infinita bondade sempre se revelou à humanidade. Cremos em um Deus que, em sua multiforme graça, fala conosco de várias maneiras. Sem dúvida, a revelação suprema e a maneira plena, clara e definitiva em que Deus falou, foi através de Jesus Cristo que é a Sua própria presença entre os seres humanos.

Do Éden Para Cá...

Ao criar Adão e Eva o SENHOR Deus ia todos os dias conversar com eles à tarde (Gênesis 3.8), mas um dia o ETERNO chamou Adão e Eva e eles não responderam. Eles haviam comido do fruto proibido e estavam escondidos com vergonha de Deus. A partir daí os nossos ancestrais foram lançados fora da presença de Deus, de modo que perderam a comunicação direta com o Criador. Felizmente, por atos soberanos de Sua vontade, foi do agrado de Deus revelar-se ao homem de outros modos no decorrer da história.

Israel, relógio de Deus

"Porei os meus olhos sobre eles, para seu bem, e os farei voltar a esta terra; e edificá-los-ei, e não os destruirei, e plantá-los-ei, e não os arrancarei" (Jr 24.6).

Israel é o relógio divino na Terra pelo qual conhecemos os desígnios de Deus para o final da história da humanidade.

Israel é um dos sinais mais evidentes na atualidade em relação à volta de Cristo. Sua restauração nacional, profetizada em Ezequiel 37.1-10 e, que, através de uma visão fala metaforicamente de "um vale cheio de ossos", teve início no século passado e continua em plenitude em nossos dias.

A história do plano divino em relação à humanidade tem seu eixo central na existência do povo de Israel. Israel é o relógio pelo qual podemos acompanhar todos os eventos históricos e escatológicos do mundo. Jesus apontou-nos esse sinal de Sua vinda no sermão profético registrado em Lc 21.27-30: "E, então, verão o Filho do Homem numa nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, olhai para cima e levantai a vossa cabeça, porque a vossa redenção está próxima. E disse-lhes uma parábola: Olhai para a figueira e para todas as árvores. Quando já começam a brotar, vós sabeis por vós mesmos, vendo-as, que perto está já o verão".

Além de Israel, de que modo Deus falou ao homem no decorrer dos tempos e de que modo tem falado hoje ao seu povo?

É sobre esse assunto que queremos refletir. Estudaremos algumas circunstâncias ou formas de Deus falar com o homem. Vamos refletir brevemente sobre 8 modos que Deus costuma falar conosco.

Oito Modos da Revelação Divina

1ª - A Natureza - Salmos 19.1

Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.

Deus criou a natureza e a usa para falar com a humanidade. Em diversas situações Deus usou elementos da natureza para falar com a humanidade. Exemplos:

  • O Dilúvio onde a chuva foi a manifestação da palavra de Deus anunciada a Noé: Gênesis 7.17
  • A Sarça Ardente de onde o Senhor chamou a Moisés: Êxodo 3.2;
  • A estrela que anunciou onde estava Jesus aos magos: Mateus 2.10;
  • A estrela que anunciou onde estava Jesus aos magos: Mateus 2.10;

Deus fala através da natureza;

  • A pomba que desceu sobre Jesus como símbolo do Espírito Santo: Mateus 3.16.

Sabemos que no fim dos tempos a natureza evidenciará muitos sinais proféticos anunciadores da volta de Cristo. Sendo assim:

Deus fala através da natureza!

2ª - ANJOS - Hebreus 1.13,14

Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?

Deus mandou anjos mensageiros para falar com pessoas:

Abraão para anunciar o livramento de Isaque (Gênesis 22.11,15); Ló para retirá-los de Sodoma (Gênesis 19.1,15); Jacó quando lutou com o Anjo do Senhor no Vau de Jaboque (Gênesis 32.24) e viu um exército de anjos em Maanaim (Gênesis 32.1,2); Gideão quando o Anjo de Deus recebeu o seu holocausto e tocou sobre o sacrifício que incendiou como sinal de que Deus recebera a oferta (Juízes 6.20-22); Hagar quando estava no deserto o anjo de Deus lhe falou (Gênesis 21.17), Zacarias o sacerdote quando estava no santuário lhe apareceu um anjo anunciando o nascimento de João Batista (Lucas 1.13-18); Davi viu o anjo de Deus com a espada na mão (I Crônicas 21.16,17); Isaías viu os serafins no templo e um dos serafins pegou a brasa de fogo e lhe tocou nos lábios (Isaías 6.2,6); Ezequiel teve a visão dos querubins (Ezequiel 1); Daniel viu e falou com anjos muitas vezes e quando foi lançado na cova dos leões Deus mandou seu anjo para fechar a boca dos leões (Daniel 6.22); Jesus foi confortado por anjos no deserto quando foi tentado (Mateus 4.11) e quando estava no Getsêmani orando (Lucas 22.43); Às mulheres no túmulo de Jesus os anjos anunciaram a ressurreição de Jesus (Mateus 28.5); Maria para anunciar o nascimento de Jesus (Lucas 1.18); aos pastores anunciando o nascimento de Jesus (Lucas 2.8-15).

Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto. At 8:26.

Talvez você se pergunte se nos dias de hoje Deus ainda usa anjos para falar. Sim, Deus usa anjos quando quer.

3ª - SONHOS e VISÕES- Jeremias 23.28

O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? - diz o SENHOR.

Não podemos confundir os sonhos noturnos, enquanto dormimos, com os sonhos revelados por Deus. Os primeiros são sonhos naturais, atividades psíquicas do inconsciente, enquanto os sonhos revelados fazem parte do vasto modo do ETERNO falar conosco.

Dormir e sonhar são necessidades neurofisiológicas. Os sonhos naturais são atividades cerebrais que acontecem durante o sono e essas atividades são necessárias ao bom funcionamento do organismo.

O sonho natural é fruto do cansaço, das preocupações e das reações emocionais. O sonho revelado é uma forma de visão espiritual.

  • Da muita ocupação vêm os sonhos... Ec 5:3
  • Há sonhos provenientes do coração. Jr 23:16.25

O ETERNO Deus deixou bem claro ao profeta Jeremias (23.28) que o sonho comum deve ser falado apenas como sonho e a visão dada por Deus deve ser dita como palavra do Senhor.

Deus fala através de sonhos.

Pois Deus fala de um modo, e ainda de outro se o homem não lhe atende.

Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, quando adormecem na cama;então abre os ouvidos dos homens, e os atemoriza com avisos,para apartar o homem do seu desígnio, e esconder do homem a soberba; para reter a sua alma da cova, e a sua vida de passar pela espada. Jó 33:14-18

Alguns personagens da Bíblia que tiveram experiências com Deus falando através de sonhos foram:

  • O sonho de Abimeleque. Ele é orientado por Deus a não tomar a mulher de Abraão sob risco de morte (Gn 20.3);
  • O sonho de Jacó em Harã. (Gn 28.10-17);
  • O sonho de Labão. Ele é alertado por Deus a não praticar o mal contra Jacó (Gn 31.24).
  • Os sonhos dos oficiais de Faraó na prisão. Gn 40.1-23;
  • O sonho de Faraó nos dias de José do Egito. Gn 41.1-7;
  • O sonho de Nabucodonosor, rei da Babilônia. Dn 2.1;
  • O sonho de José para Receber Maria como esposa. Mt 1:20-21.
  • Paulo sonhou com um jovem macedônio pedindo ajuda e entendeu que Deus estava lhe chamando para pregar o evangelho na macedônia (Atos 16.9).

Deus fala através de sonhos!

4ª - FATOS-PROVAÇÕES-Silêncio - Isaías 8.6,7

As provações são outra forma de Deus falar. Muitas vezes o Senhor está falando da forma tradicional e não ouvimos, então, no conselho de Sua vontade, Deus usa uma provação para pararmos e ouvirmos a Sua voz. (Jó 33.14-19).

Alguns exemplos de pessoas que tiveram que passar por provações para ouvir a Deus foram:

Israel no tempo dos Juízes, quando prosperavam deixavam a Deus e quando sofriam buscavam ao Senhor que levantava um juiz para os defender (Juízes 2.18,19) isso acontecia sucessivamente;

Jonas fugiu do Senhor para não obedecer ao chamado de Deus e passou por uma tempestade que foi lançado no mar sendo engolido por um enorme peixe então orou a Deus dentro do ventre do grande peixe e Deus lhe ouviu e mandou o peixe vomitá-lo(Jonas 2.1);

Davi havia pecado ao adulterar com Bete-Seba, tramando a morte de seu esposo Urias e mesmo assim não se arrependeu até que o filho que teve com Bete-Seba morreu e ele entendeu que havia pecado (II Samuel 12.18);

Deus fala através das provações!

5ª - A BÍBLIA - Hebreus 4.12

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.

Sem dúvida a Bíblia é a Palavra de Deus na forma escrita. Não apenas contém, mas é a própria e pura revelação da voz do Senhor para nós.

Na própria Bíblia vemos que ela foi inspirada por Deus (II Timóteo 3.16). Deus falou com Moisés e escreveu a lei (Êxodo 6.2); Deus falava com os profetas e eles escreviam (I Pedro 1.20,21); Jesus leu as Escrituras no templo (Lucas 4.16,17), mandou que examinássemos as Sagradas Escrituras (João 5.39) e falou das Escrituras no caminho de Emaús (Lucas 24.27 e 32).

Deus fala através da Bíblia!

6ª - ESPÍRITO SANTO - Isaías 30.21 - Rm 8:16

Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.

O Espírito Santo é a própria presença de Deus dentro do nosso ser, falando em nosso íntimo, ensinando-nos o que precisamos saber, advertindo-nos do caminho perigoso e nos conduzindo para o centro da vontade de Deus. (João 14.16).

O Espírito Santo revelou-se a:

Sansão, por meio da força sobrenatural que recebia para vencer e defender o povo de Deus (Juízes 14.6);

Eliseu recebeu porção dobrada do Espírito Santo quando Elias foi levado aos céus (II Reis 2.9);

A Igreja apostólica recebeu o Espírito Santo no dia de Pentecostes em línguas de fogo sobre os discípulos de Cristo (Atos 2.1-4);

Paulo foi impedido pelo Espírito Santo de anunciar a Palavra na Ásia. At 16:6.

O Espírito testifica c om o nosso espírito de que somos filhos de Deus. Rm 8:16.

Sim, Deus fala através do Espírito Santo!

7ª -A Consciência Moral

Rm 2:15; Rm 9:1

Definimos "consciência" como a faculdade interior que nos ajuda a decidir entre o certo e o errado. Mesmo os que não creem em Deus, normalmente possuem alguma percepção do que é moralmente aceitável e o que deve ser rejeitado (Rm 2:14, 15). O cristão crê que Deus é o supremo legislador e que colocou na humanidade uma consciência moral.

Trata-se do julgamento reflexo e autônomo que flui lá do íntimo do coração sintonizado com Deus. São Paulo aconselhava a Timóteo a ter um coração puro, boa consciência e fé sincera (cf. 1 Tm 1,5).

A consciência moral transmite a lei divina e concomitantemente oferece condições para se julgar um ato realizado ou por realizar, com todo o discernimento. Diz Paulo aos Coríntios: "Minha consciência, é verdade, de nada me acusa, mas nem por isso estou justificado; quem me julga é o Senhor" (1 Cor 4,4). Sempre que este apóstolo se refere à consciência, realmente, ele menciona Deus (cf. 2 Cor 4,2) ou o testemunho do Espírito Santo (cf. Rm 9,1).

Que Deus ilumina a consciência e nos fala por meio da consciência é certo, pois o Altíssimo sonda os rins e os corações (cf. Jr 11, 20;17,10). Davi suplica: "Cesse a maldade dos iníquos, e amparai o justo, vós, Deus, justo, que perscrutais o coração e as entranhas" (Sl 7,10).

Santo Agostinho advertia: "A tudo podes fugir, ó homem, salvo da tua consciência. Se os pecados te roem a alma, não encontrarás no teu interior recanto algum em que te possas refugiar".

Feliz aquele que pode então repetir com Jó: “Em consciência, não tenho que me arrepender dos meus dias” (Jó 27,6).

Deus fala através de nossa consciência moral.

8ª - Deus usa Profetas, homens e mulheres de Deus! - Isaías 6.8

Hoje nós somos o Corpo de Cristo (I Coríntios 12.27), ou seja, somos a mão, os pés e a voz do Senhor na terra para manifestar a vontade Daquele que é o nosso Cabeça: Cristo (Efésios 4.15; Atos 1:8).

  • Palavras
  • Atos

Jesus disse que deveríamos vestir ao nu, alimentar ao faminto, saciar o sedento, visitar ao enfermo e ao prisioneiro (Mateus 25.35-40),

Cuidar do órfão e da viúva (Tiago 1.27), hospedar pessoas (Hebreus 13.2)

e até um copo de água que darmos alguém estaríamos fazendo em nome Dele. (Mateus 10.42).

Deixe Deus usar sua vida. Ele não apenas quer falar com você, mas também através de você manifestar sua palavra ao próximo.

-CONCLUSÃO: Hebreus 3.15

Certamente a revelação divina vai além dessas oito formas apresentadas nesta breve reflexão. Hoje os sinais escatológicos são verdadeiros pronunciamentos do SENHOR sobre a brevidade de Sua vinda a esta terra.

O importante é sabermos que Deus, em Sua suprema graça, continua falando à humanidade e, em particular, ao seu povo.

O que acontece, na maioria das vezes, é que Deus fala conosco e nós não ouvimos a sua voz por que estamos com o coração distante, em outra sintonia, ligados em outras vozes deste mundo.

Deus fala conosco sim e, às vezes, não ouvimos a Sua voz por que estamos em pecado, distantes do SENHOR. Mas quando nos aproximamos Dele podemos identificar perfeitamente a Sua voz.

Jo 10: 27 As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem.

Ap 3: 13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Ouça Deus na história, em Israel, nos sinais proféticos, na consciência moral, no espírito, na Bíblia Sagrada, no testemunho cristão. Busque ouvir a Deus todos os dias, em todos os momentos e em todas as suas decisões. Deixe Deus falar com você e através de você!

Esteja sempre alerta, Deus continua falando.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!