Domingo de Ramos

11/04/2022

Este é o Domingo de Ramos. É muito interessante e estranho o que aconteceu em Jerusalém naquele dia, por isso é importante parar e pensar sobre os fatos.

Na semana em que Jesus foi aclamado em Israel como a maior pessoa de todos os tempos, apenas cinco dias depois ele foi crucificado.

É incrível como as pessoas podem mudar tão rápido; mudanças paradoxais, totalmente contrárias ao pensamento anterior.


A- Domingo antes da Páscoa

Jesus estava indo para Jerusalém para a festa da Páscoa. Esta foi uma grande celebração religiosa que todos judeus participavam e costumavam estar na grande cidade durante o tempo da festa.

A expectativa da vinda do grande profeta operador de milagres à cidade de Jerusalém era enorme.

Vamos lembrar algumas cenas marcantes que aconteceram naquele dia.

I. A Atitude de Jesus - Humildade

Jesus Cristo decidiu montar em um jumentinho para entrar em Jerusalém. Ele não escolheu um cavalo branco e nem uma carruagem puxada por vários cavalos árabes. Não mostrou riqueza, luxo, ostentação, poder e força no conceito dos homens. O Rei dos reis veio humildemente. (Fl 2:6-8).

II. A Reação do Povo

Quando Jesus chegou perto da cidade de Jerusalém, havia muitas pessoas para torcer por ele.

Então toda a multidão, sem a ajuda de um sistema de som, começou a louvar com alegria a Deus. Eles louvaram a Jesus pelos milagres que viram. Mantos e palmas foram espalhados na recepção.

Imagine por um instante uma grande torcida de futebol. O povo estava radiante, vibrante... cantando canções que todos conheciam (Salmos).

Falando alto, gritando alegremente, agitando ramos de palmeiras, fazendo tudo o que podiam para tornar manifesto que eles eram o povo do SENHOR, queriam louvar a Deus e estavam muito felizes em receber "aquele que vem em nome de YHWH".

Aplicação - 1) Envolvimento/Participação

Jesus, sendo judeu, participou fielmente das celebrações religiosas de seu povo.

Jesus, sendo Filho Deus, deixou-nos um modelo de vida, de comportamento que deve ser seguido por todos nós.

  • Qual o nosso envolvimento nas celebrações religiosas que acontecem na congregação que pertencemos?
  • Como nos apresentamos às celebrações? Na posição de "servo" ou de "rei", de espectador ou de participante?
  • Temos o real entendimento e o sentimento de quem deve ser honrado e adorado nas celebrações?
  • Demonstramos alegria contagiante nas celebrações a Deus? Não fique de fora!

Os judeus estavam se preparando para a Páscoa. Havia uma celebração genuína acontecendo. As pessoas estavam louvando a Deus por respeito e gratidão a Deus por ter enviado Jesus.

Aplicação - 2) Devoção e Preparo

Eu já participei de vários encontros cristãos e de várias celebrações da igreja. Há momentos inesquecíveis. Somos tocados pelo Espírito Santo e nos derramamos na presença de Deus. Entretanto, é de suma importância que haja um preparo de nossa parte e um desejo ardente da presença manifesta de Deus. Caso contrário, a alegria será momentânea, passageira...restarão apenas ecos das vozes, fragmentos de lembranças e nada mais.

Sem o preparo e sem o desejo profundo, mudanças profundas não acontecerão. Não passaremos do Átrio e pouco tempo estaremos distantes outra vez.

Assim como aconteceu no Domingo de Ramos, tenho certeza de que alguns se afastaram de Deus desde o último encontro ou a última celebração jubilosa nesta congregação. Aqueles judeus vibrantes, que clamavam Hosana, Hosana! Bendito o que vem em nome do SENHOR, rapidamente, afastaram-se de Deus, mudaram de pensamento e de comportamento.

Nunca seja esse tipo de pessoa. Nunca se afaste de Deus. Mesmo que não haja emoção coletiva, nunca pare de celebrar a Deus com todo fervor e devoção.

III. A reação dos fariseus

Junto com as pessoas comuns que estavam torcendo por Jesus, havia também os fariseus.

Estes eram piores do que os torcedores de um time adversário. Os fariseus odiavam tudo o que Jesus representava. Odiavam o momento porque Jesus estava recebendo mais atenção do que eles.

Os fariseus finalmente tiveram a ideia de dizer que a situação estava fora de ordem e que Jesus deveria calar Seus discípulos. Assim é o time das trevas no decorrer dos séculos.

E nós? Será que não temos um "pouquinho" desse descontentamento farisaico em nossos corações?

  • Às vezes ficamos chateados porque algo está acontecendo na igreja e não fazemos parte disso?
  • Temos o sentimento de que, se não fizermos parte das honras, a celebração não vale a pena?
  • Reagimos da mesma forma que os fariseus?

Não podemos ter esse tipo de sentimento; todos servimos ao mesmo Deus.

Precisamos apoiar os movimentos, grupos e ministérios de Deus, não importa se estamos envolvidos ou não. O nosso apoio fará com que o corpo de Cristo se torne o que deve ser, unido e forte.

Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. 1 Co 1:10.

Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram - Rm 12:15.

IV. A resposta de Jesus

Jesus é muito mais poderosos e sábio que os fariseus. Ele poderia usar pedras se quisesse.

Vamos deixar que as pedras façam o nosso trabalho?

Não queremos que isso aconteça. Temos uma sublime missão que é mais do que um trabalho, é um privilégio e deve ser tratado como tal.

Imagine se a empresa que você trabalha declarasse que não precisa mais de você porque treinou um chimpanzé para fazer o seu trabalho e para ocupar o seu lugar. Você ficaria muito chateado, tenho certeza disso. Mas se não fizermos nosso trabalho como deve ser, o SENHOR Deus tem toda autoridade para providenciar outros que tomarão o nosso lugar. Não deixe isso acontecer. Trabalhe e trabalhe com gosto, sempre.

V. A Páscoa Reversa do Povo

Jesus chorou ao ver Jerusalém! O seu povo não o recebera como o Messias e o juízo viria sobre a cidade.

Aqueles que ali estavam e que aclamaram a Jesus com tanta força e emoção mudaram radicalmente de postura, poucos dias depois. Após cinco dias eles gritavam algo bem diferente dos louvores a Deus: "crucifica-O" (Jo 19:6).

Páscoa significa "passagem", mudança, êxodo, libertação, nova vida. Mas, a mudança deste povo foi reversa, negativa, destruidora. Deixaram de amar a Jesus para odiá-lo; em vez de seguirem a luz da verdade, preferiram continuar nas trevas da ignorância; em vez de serem espiritualmente libertos e terem a vida eterna, preferiram a velha vida, com todo engano, pecado e perdição. Em vez do Messias, o Salvador, os judeus preferiram o malfeitor Barrabás.

E nós? Na prática, nas ações, nas decisões, nos projetos... a quem escolhemos?

Conclusão

Hoje é Domingo de Ramos. Nesta época de Páscoa, pare um momento e reflita sobre o que Deus significa para você e como tem sido o êxodo espiritual em sua vida.

Ele já aconteceu? Você foi liberto e salvo? Que boa notícia! Louve a Deus por sua libertação, salvação e mudanças que Jesus fez em sua vida, as quais lhe fizeram uma pessoa melhor, mais sábia, liberta, salva do juízo e mais parecida com Jesus Cristo.

Mas... se ainda não houve a Páscoa em sua vida. É hora de Clamar: Hosana! Oh salva-me SENHOR! Deixe o SENHOR Jesus fazer a grande mudança em sua vida, perdoando os seus pecados e sendo o SENHOR de seu destino. Feito isso, tenha o esforço de estar sempre em comunhão com Jesus e com o povo de Deus.

Amado(s) irmão(s): Quanto ao mais, lembre-se:

  • Que o princípio da Páscoa continue acontecendo na sua vida: Mude sempre para melhor, para Deus, esteja do lado certo e permaneça nele até o fim.
  • Louve, Glorifique e Adore ao Senhor sempre.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!