Sal & Luz

20/03/2020

"Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mt 5.16).

Provavelmente, a maior de todas as tragédias da igreja ao longo de sua história tem sido a sua conformação à cultura do mundo, em lugar de desenvolver uma contracultura cristã".

I - O PODER DA INFLUÊNCIA

Que tipo de influência devemos exercer em um mundo tão cheio de maldade, corrupção e violência?

Para definir a natureza da influência que deve acontecer no mundo, Jesus usa duas figuras comuns do lar - sal e luz. Qual é o lar, por mais pobre que seja, que não usa tanto o sal como a luz? Sal e luz são itens indispensáveis em qualquer casa.

II - VOCÊS SÃO O SAL DA TERRA (Mt 5.13)

1. A função do sal (v.13)

a. Sal é tempero que dá sabor à comida - A influência do crente no mundo deve ser como o sal para a comida - o crente deve dar um novo sabor ao ambiente de trabalho, da fábrica, da faculdade, etc. Será que a nossa presença tem essa influência positiva?

b. Sal é preservador - evita a putrefação - O crente deve ter uma influência antisséptica no mundo. A presença do crente deve evitar a propagação do mal, combatendo a podridão ao seu redor.

Os cristãos são colocados por Deus numa sociedade secular para retardar o processo de podridão.

2. A eficácia do sal (v.13) A eficácia do sal é a sua salinidade. Para continuar a ser útil, o sal não pode perder sua qualidade de salinidade.

A salinidade do crente vem de sua pureza, de sua santidade e de utilidade.

Se o crente é "o sal da terra", tem de ser um exemplo de pureza.

Uma das características da sociedade em que vivemos é o rebaixamento dos padrões de pureza. Não há mais restrições na área moral.

O crente é "chamado a ser um purificador moral em um mundo decadente, onde os padrões morais são baixos ou inexistentes.

O problema, muitas vezes, é que o crente se deixa contaminar pelas impurezas do mundo, e, por isso, perde a sua qualidade de salinidade.

O Problema não é o crente no mundo, mas o mundo no crente.

Quando o sal perde as características de sua essência:

a. É irrecuperável - "como lhe restaurar o sabor?" Não há remédio para o sal sem sua salinidade.

b. É inútil - "para nada mais presta."

c. É condenado à destruição - "lançado fora, ser pisado pelos homens!".

Se não estamos sendo úteis, então seremos jogados fora. Inutilidade sempre traz desastre.

III - VOCÊS SÃO A LUZ DO MUNDO (Mt 5.14-16)

Paulo nos lembra que "o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo" (2Co 4.4).

1. A função da luz (v.14-15)

Ilumina, clareia, torna possível ver.

a. A luz deve brilhar no MUNDO - é bom observar que o lugar onde devemos brilhar para Jesus é o mundo, onde as trevas dominam.

Jesus convoca Seus seguidores a ser aquilo que Ele mesmo é - "Eu sou a luz do mundo" (Jo 8.12). A luz de Jesus, brilhando nos discípulos, aparece em cada rosto, nas palavras, nas ações, e ilumina o mundo ao redor.

O nosso testemunho público deve ser visto na maneira como tratamos o balconista na loja, a doméstica em casa, o porteiro no prédio, o empregado no serviço.

Jesus não disse - "Vós sois a luz da igreja", mas "Vós sois a luz do mundo".

b. A luz dissipa as trevas e traz a visão real - Paulo, ao escrever aos filipenses, enfatiza sua função: "Inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo" (Fp 2.15). O mundo não pode permanecer nas trevas, na ignorância, sem o Evangelho e sem Cristo. A luz revela os perigos que nos cercam neste mundo tenebroso e torna possível o entendimento da verdade.

2. O resultado da luz (v.16)

a. Outros podem ver as nossas boas obras - Essa expressão abrange tudo o que o crente faz e diz, demonstrando seu testemunho cristão diário.

b. Outros podem glorificar ao nosso Pai Celestial - Nossas boas obras não devem chamar a atenção para nós, mas para Deus. "Quando os homens veem tais obras, disse Jesus, glorificam a Deus, pois elas encarnam as boas novas do Seu amor que nós proclamamos" (Stott).

CONCLUSÃO

O crente precisa exercer sua influência de fé neste mundo tenebroso, tentando evitar a deterioração moral da sociedade e a ignorância espiritual desta geração.

Assim aprendemos que fomos colocados na sociedade com este papel duplo:

  • sal, para interromper, ou pelo menos retardar o processo da corrupção moral do mundo;
  • luz, para desfazer as trevas e dar a visão espiritual da verdade.

Seja Sal, seja Luz. Sempre!