Posso vender bebidas alcoólicas?

27/03/2020

Pastor, eu sou um novo convertido a Cristo e vendo bebidas alcoólicas. De acordo com a Bíblia posso continuar com essa atividade? Alguém da igreja me disse para ler 1 Co 7:24, que diz: "Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado". 1 Co 7:24.

Fiquei confuso. O que faço?

Estimado irmão, Graça e Paz. Sobre a sua pergunta, vamos por parte.

Rui Barbosa, na Réplica, Vol. II, página 195, demonstrou com muita propriedade a importância da correta pontuação, ao declarar:

"Bom é que saiba o nosso tempo quanto bastará, para falsificar uma Escritura. Bastará mudar um nome? Bastará mudar uma cifra? Digo que muito menos nos basta. Não é necessário para falsificar uma escritura mudar nomes, nem palavras, nem cifras, nem ainda letras; basta mudar um ponto ou uma vírgula.

Se uma simples vírgula pode fazer tamanho estrago, imagine um versículo inteiro retirado de seu contexto bíblico. Um versículo interpretado fora do contexto pode distorcer completamente a verdade das Sagradas Escrituras.

Vejamos... Se alguém foi chamado sendo homicida ou pedófilo, deverá continuar no "estado em que foi chamado?". Misericórdia, claro que não.

Então, o que o texto bíblico acima diz?

20 Cada um fique no estado em que foi chamado.

21 Foste chamado sendo escravo? não te dê cuidado; mas se ainda podes tornar-te livre,aproveita a oportunidade.

22 Pois aquele que foi chamado no Senhor, mesmo sendo escravo, é um liberto do Senhor; e assim também o que foi chamado sendo livre, escravo é de Cristo.

23 Por preço fostes comprados; mas vos façais escravos de homens.

24 Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado em que foi chamado.

Conclusão.

Em 1 Co 7:24 Paulo desenvolve o tema da FIDELIDADE ao chamado cristão, e não à posição social do indivíduo. A correta interpretação do versículo seria assim:

" Irmãos, cada um fique diante de Deus no estado (social) em que foi chamado". Foi chamado sendo empregado, continue assim; foi chamado sendo patrão, continue assim...

Não interessa se você pertence à classe alta ou baixa, se tem poder ou não ou se é "patrão ou empregado". O importante é o chamado que você recebeu de Deus e a sua FIDELIDADE em permanecer nesse estado diante de Deus (Cl 3.11).

  1. A sua condição social não acrescenta e nem diminui a sua relação com Deus;
  2. A sua condição social não deve ser impedimento para servir a Deus.

Sobre a venda de bebidas...

Se você ler: Mt 18:7-8; 1 Co 10:23; 2 Co 5:17; Ef 4:22; Cl 3:17; 1 Pe 4:3, entenderá que há coisas que não convém ao discípulo de Cristo e a venda de bebidas alcoólicas é uma delas.

Um forte abraço e Sempre Alerta.