Fogo Santo

25/04/2022

O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará - Lv 6:13.

O fogo santo de Deus pode queimar continuamente na vida daquele que deseja ardentemente a comunhão com o SENHOR; naquele que busca continuamente ser cheio do Espírito Santo.

Sei que é preciso consagração integral a Deus para continuar queimando com o fogo sagrado do Espírito Santo, mas os resultados valem a pena.


Confesso que não quero viver na frieza espiritual; não quero ser dominado pela inércia, indolência, moleza e nem quero que a minha vida espiritual seja como uma vela que acende e logo é consumida juntamente com as chamas, sem chance de voltar a queimar e brilhar.


Tiago 3:5-6 ...Considere que uma grande floresta é incendiada por uma pequena faísca. (6) A língua também é um fogo, um mundo de maldade entre as partes do corpo. Corrompe a pessoa inteira, incendeia todo o curso de sua vida e é incendiada pelo inferno.

•• Esta é uma ilustração negativa de como uma fonte espiritual (aqui, "inferno" ) pode incendiar uma parte de uma pessoa (aqui, a língua), e como isso, por sua vez, afetará a vida inteira dessa pessoa.


•• O princípio é claro: qualquer área de nossas vidas que é "incendiada" tem o potencial de incendiar todo o nosso ser. Devemos estar desejando muito que nossos corações sejam incendiados por Deus - para Ele e Sua obra. Se os nossos corações estiverem em chamas por Deus, começaremos a falar em nome dele com poder e eficácia, porque "as coisas que saem da boca do que está cheio o coração"

Coração cheio de fogo santo... língua de fogo em nossa boca. SENHOR, faça queimar nossos corações com fogo sagrado!


•• Pessoalmente, não me contento em me arrastar dia após dia, apenas esperando morrer e ir para o céu. Eu quero "arder" em vida, ter paixão e profundo zelo pelas coisas de Deus nesta vida ... até o dia determinado por Deus.


Como acontece esse fogo? Como que ele chega em nós?

Quando cremos no Senhor Jesus somos selados com o Espírito Santo. Ao cremos no Salvador nos tornamos filhos de Deus com a presença do Espírito Santo em nosso corpo, que passa a ser "Templo do Espírito". 1 Co 3:16. Entretanto, somente com o revestimento de poder do Alto, com o batismo com o Espírito Santo é que somos cheios da unção divina, do fogo santo.

Mateus 3:11 ...Ele [Jesus] vos batizará com o Espírito Santo e com fogo .... O fogo vem de Deus. Compete ao homem a sua manutenção.

Atos 2:1-4 ...Eles viram o que pareciam ser línguas de fogo... Todos ficaram cheios do Espírito Santo ...

•• Uma grande medida do fogo de Deus vem no batismo com o Espírito Santo.

Quando fui cheio do Espírito Santo experimentei um aumento substancial e duradouro em meu entusiasmo pelas coisas do SENHOR.

•• Mateus 3:11 nos diz que é um batismo com fogo do Espírito Santo (KJV: "com o Espírito Santo e... fogo" ). O professor DA Carson escreve sobre a gramática grega aqui: "...a única preposição [en] governa tanto 'Espírito Santo' quanto 'fogo', e isso normalmente sugere um conceito unificado , Espírito-fogo ou similar" (The Expositor's Bible Comentário sobre Mateus, p. 105).

O batismo do Espírito Santo é uma transmissão do fogo do Espírito! Quando os 120 foram batizados no Espírito Santo no Pentecostes, as línguas de fogo que apareceram sobre eles foi mais uma evidência de que isso era uma transmissão do fogo do Espírito Santo.


•• Mateus 3:11 também indica que o batismo com o Espírito terá o efeito de queimar o joio. Portanto, este fogo do Espírito Santo também tem um efeito benéfico de limpeza em nossas vidas.


•• 1 Tessalonicenses 5:19 "Não apague o fogo do Espírito." Não o apague! Deixe-o queimar! Deixe o fogo sagrado de Deus purificar você e lhe capacitar para a obra no Reino de Deus. "Deixe o fogo arder!"

Lucas 24:32 ...[32] "Não estava nosso coração queimando dentro de nós enquanto ele falava conosco na estrada e nos abria as Escrituras ?"

•• Deixe seu coração arder com a presença de Jesus. Foi isso que os homens no caminho de Emaús experimentaram quando, mesmo sem saber, estavam na presença do Rei da Glória.

Romanos 11:16 diz "se a raiz é santa, também os ramos o são".

Se a sua base, os seus fundamentos, são santos, tudo será santo. Priorize a santidade. Olhe para Jesus!

• Hebreus 12:2-3 "Vamos fixar nossos olhos em Jesus ... Considere -o..." Que essa seja sua prática diária. Fixe seus olhos, seu foco, sua atenção, seus pensamentos, em seu Senhor e Salvador, Jesus e comece a experimentar o Espírito Santo guiando os seus pensamentos.

•• Convide o SENHOR (espiritualmente falando) para cobrir a sua vida enquanto você ora ou lê as Escrituras. Seu coração vai queimar dentro de você. Do seu interior fluirão palavras vivas.

Jeremias 20:8-9 ... sua palavra está em meu coração como um fogo...

•• O propósito desse fogo sagrado é o poder de expressão, de sermos testemunhas de Jesus (At 1:8). O profeta Jeremias experimentou uma pressão interior para falar, declarar a palavra de Deus . A palavra de Deus era "como um fogo " dentro dele, e ele não conseguia contê-la .


•• Fale a palavra dentro de você. Duas coisas acontecerão: (1) O fogo tocará os outros, abençoará vidas;

(2) Deus aumentará o fogo dentro de você.

Lucas 12:35-36 Estejam vestidos e prontos para o serviço e mantenham suas lâmpadas acesas, como homens esperando o retorno de seu mestre...

•• Se não for devidamente cuidado, todo fogo se apaga. Quem já fez uma fogueira sabe disso. O fogo brilha... até que você pare de colocar lenha.... Há uma lição espiritual aí.


•• Cuide em manter o fogo da santidade sempre aceso. Caso contrário, ele desaparecerá e ficarão somente cinzas.

•• Valorize a unção do Espírito Santo ... saiba conservá-la e mantê-la sempre atuante.

Conclusão


•• Esforce-se para estar sempre ardendo com o fogo do Espírito.

•• Compartilhe esse fogo, expresse-o, fale a Palavra de Deus.

Ao fazer essas coisas, Deus manterá o Espírito Santo ardendo dentro de você.

A presença manifesta do Espírito Santo aquecerá sua vida cristã; você se verá continuamente abençoando vidas e sendo ricamente cheio da presença de Deus.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!