Grande Fé

07/03/2022

A nossa reflexão é sobre uma mulher cananeia que Jesus elogiou por ter "grande fé"! Sabemos que o justo vive pela fé e que sem fé é impossível agradar a Deus. Sabemos ainda que vencemos o mundo pela fé. (Rm 1:17; Hb 11:6; 1 Jo 5:4). Sim, mas é verdade que até mesmo os discípulos e apóstolos de Jesus apresentaram deficiência na fé em certas ocasiões.

Biblicamente entendemos que a nossa fé é provada e trabalhada nas crises, nos problemas e nas dificuldades da vida, não nos momentos bons.

"Para que a prova da vossa fé... ainda que seja provada com fogo..." 1 Pe 1:7.

"O Senhor prova os justos" (Sl. 11:5). Podemos comprovar que a fé da mulher cananeia, narrada em Mateus 15, era de grande valor espiritual. Há muito que aprender aqui.

Há alguns pontos nessa passagem bíblica que servirão de "teste teórico da fé" para avaliação de nossa fé. Qual o nível de sua fé neste momento? Vejamos!

I. A Grande Fé Suporta o Teste da Gravidade do Problema.

"Minha filha está terrivelmente atormentada..."

A bênção é muitas vezes levada nas asas da adversidade.

Assim foi com essa mulher. Seu povo era remanescente da antiga civilização fenícia - uma nação pagã que se envolveu na religião estéril e sem vida de Astarte.

A filha, que provavelmente simpatizava o ocultismo, tornou-se vítima de possessão demoníaca. Sua agitação periódica, gritos e comportamento convulsivo aterrorizavam a mãe. A Bíblia não diz o que essa mãe fez para conseguir a libertação e cura de sua filha, antes de vir a Jesus. Certamente essa mulher cananeia sabia que a solução daquele problema estava além da ajuda disponível em sua terra. Desencantada por sua religião impotente, a mulher cananeia dirigiu-se a Jesus, que peregrinava nas regiões de Tiro; sua filha precisava de ajuda celestial.

Que tipo de grave problema você enfrentou ou está enfrentando?

O seu problema pode ser uma doença, uma dificuldade financeira, uma crise de relacionamento conjugal ou familiar, ou outra coisa.

A realidade é que um problema é sempre considerado um inimigo. Crises, adversidades podem nos atribular, oprimir e nos desmoronar emocionalmente, fisicamente e financeiramente. Mas, existe o lado positivo nos problemas: Eles podem nos levar a abandonar nossa autossuficiência e nos conscientizar que somos totalmente dependentes de Deus. Quando reconhecemos a nossa total impotência e humildemente chegamos à presença de Jesus em oração, e imploramos por sua misericórdia, a adversidade pode ser uma ponte para uma grande bênção.

A cananeia narrada em Mateus 15 estava com uma filha terrivelmente atribulada por demônios..., mas essa mulher tinha uma grande fé e foi até Jesus (o autor e consumador de nossa fé (Hb 12:2).

II. A Grande Fé Suporta o Teste da Oração Não Respondida.

"Mas ele não respondeu a ela nem uma palavra"

Quando a cananeia desesperada pediu socorro a Jesus Cristo, o SENHOR ficou em silêncio - absolutamente em silêncio.

Nenhuma palavra de encorajamento ou de esperança saiu dos lábios de Jesus.

Você já bateu à porta do céu e naquele momento parecia que ninguém estava em casa?

Não há nada mais angustiante do que orar e ouvir apenas o silêncio.

Deus fala no silêncio. O silêncio do Céu nos prova.

É justamente no silêncio celestial que nossa fé está sendo examinada no "conselho da vontade do SENHOR" para refinar sua qualidade.

Certamente o SENHOR nos ouve! Certamente não estamos sozinhos!

Abraão suportou vinte e cinco anos de silêncio antes de Isaque nascer.

Moisés suportou quarenta anos de silêncio no deserto seco, quente e estéril do Sinai, trabalhando para o sogro, antes de Deus o chamar na sarça ardente.

O pedido urgente de Maria, irmã de Lázaro, sobre a doença de seu irmão chegou a Jesus, e nosso Senhor esperou dois dias inteiros antes de iniciar a sua caminhada para Betânia(Jo 11:6). Lázaro morreu.

Por que o Salvador demorou? Bem, acredito que um morto ressuscitado pudesse trazer mais glória a Deus do que um doente curado.

A Bíblia nos diz que "o seu caminho é perfeito" (Sl 18:30)

Os "atrasos de Deus" destroem nossas emoções, muitas vezes esmagam nossas esperanças, mas testam nossa fé. Os "atrasos de Deus" têm um propósito maior. Portanto...

A "Grande fé" suporta o silêncio do Céu e espera pacientemente pelo agir de Deus.

III. A Grande Fé Suporta o Teste da Indiferença dos Homens.

"... Mande-a embora; porque ela clama atrás de nós"

Quem gostaria de ir a esses discípulos insensíveis para aconselhamento?

Os discípulos de Jesus viram aquela mulher como um incômodo.

O choro e as petições dela pareciam abalar a tranquilidade deles, frustrar seus objetivos e interromper sua agenda.

Naquele momento os discípulos de Jesus viram aquela mulher como sendo o "real problema" com o qual não desejavam lidar.

Não apenas o silêncio do Céu nos prova, mas também a indiferença do povo de Deus ao nosso redor.

Muitos não querem se aproximar de pessoas com problemas; não querem se envolver e nem prestar ajuda.

Outros não sabem aconselhar aqueles que estão enfrentando tragédias em suas vidas.

Há cristãos que olham para pessoas com problemas...

  • Como um aborrecimento em vez de uma oportunidade de servir.
  • Como uma fonte de irritação ao invés de uma chance de glorificar a Deus.

A triste realidade é que alguns cristãos realmente não querem ajudar aqueles que estão enfrentando grandes dificuldades. A maioria não admitirá isso, mas no fundo essas pessoas são insensíveis à causa do próximo e não querem ser incomodadas.

A grande fé suporta os comentários negativos e as atitudes indiferentes dos outros. Se você está diante de um grande problema, enfrentando uma situação de conflito, não desanime diante dos comentários e da postura dos outros; continue em direção a Jesus.

  • Jesus sabe sua necessidade.
  • Ele entende sua dor.
  • Ele se importa.

A ajuda humana é importante e muitas vezes essencial, mas há situações em que dependemos exclusivamente de Jesus Cristo.

4. A Grande Fé Suporta o Teste da Humilhação.

Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 1 Pe 5:5.

A resposta de Jesus ao pedido da mulher cananeia foi uma prova que a humilhou. "Mas ele respondeu e disse: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel"

Para uma mãe angustiada essa era a última coisa que queria ouvir, mas ela não desanimou. "Então ela veio e o adorou, dizendo: Senhor, ajuda-me".

Jesus continua testando a fé da cananeia.

"Mas ele respondeu e disse: Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos".

Jesus corrigiu essa mãe aflita uma segunda vez. Jesus insistiu que a bênção de Israel pertencia aos judeus e não aos gentios. Além disso, Ele a humilhou ao compará-la aos "cachorrinhos".

Se o Senhor Jesus tivesse dito isso na sociedade de hoje, Ele teria sido chamado de 'racista' e 'seria processado'!

A mulher cananeia quebrantou-se, foi ao pó e viu o poder gracioso de Deus em uma migalha de pão. Ela se recusou a desistir.

"E ela disse: Verdade, Senhor; mas os cães comem das migalhas que caem da mesa do seu dono".

Ela não apenas recebeu a repreensão de Jesus, mas O honrou respondendo: "Sim, Senhor". E na sua réplica fez um tremendo pronunciamento teológico: O que alimenta os filhos, também alimenta os animaizinhos domésticos. Deus é bom, misericordioso, amoroso, justo, cuidador, provedor, sustentador, galardoador, abençoador... etc.

Isso agradou a Jesus; Ele elogiou a fé da cananeia e atendeu seu pedido.

Aquela mãe com um problema seríssimo em casa tinha "grande fé". A prova de que tinha grande fé é que ela suportou vários testes e continuou firme; não se desesperou, não desmaiou ou desistiu por causa das dificuldades.

Ela foi à fonte e perseverou até que Jesus atendeu seu pedido.

Conclusão

Você está passando por uma situação humilhante? Talvez você tenha perdido um emprego, tenha falhado nos negócios ou esteja passando por conflitos na sua casa, no seu lar.

Qual o nível de sua fé hoje? Você passaria pelos 4 testes acima?

Seja qual o seu dilema, adorne-se com humildade como fez a mulher cananeia. Se o céu está em silêncio, ou se suas orações parecem não ser respondidas, talvez você esteja sendo provado; sua fé está passando por um teste. Persevere em oração, aguarde com confiança no SENHOR.

Quando Deus diz "Não", o assunto foi encerrado; pela fé precisamos receber de bom grado a soberana vontade divina, mas sempre existe a possibilidade de um "Sim" quando Deus silencia.

Seja qual for a sua necessidade neste momento, eu o encorajo a vir a Jesus. Você precisa de livramento, de solução? Venha a Jesus em oração. Você precisa orar por seus familiares? Venha a Jesus. Você precisa de direção? Venha a Jesus.

Talvez você esteja em um período de refinamento da fé. Não desista! Deixe a paciência ter seu trabalho perfeito. Quando Deus terminar com essa prova, pode-se dizer que sua fé subiu de nível: você tem "grande fé".

Se você quer ter uma grande fé, tem que passar pelo processo de Deus.

Só vive o propósito de Deus quem suporta o processo.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!