Humanismo - o retorno

14/02/2022

Introdução

O humanismo voltou com força total. O mundo pós-moderno rejeita Deus e acredita mais no homem.

Humanismo é a crença no homem. E o interesse apenas nos seres humanos, sem levar Deus em consideração. O humanismo exclui Deus porque crê que os seres humanos são suficientes em si mesmos. Esta é a verdadeira essência do Humanismo. O homem é o centro do universo, e não há nada maior nem mais grandioso.

Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e astutos na sua própria opinião! Is 5:21.

Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Jr 17:5.

Pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém. Rm 1:25.


Tipos de Humanismo

Há dois tipos principais de Humanismo:

O que é chamado de "Humanismo clássico", o que significa que para sua direção na vida você deve retornar à literatura, à filosofia, ao drama e à poesia dos gregos. Os humanistas clássicos são pessoas que estudam os grandes autores gregos e conduzem sua vida de acordo com aqueles ensinos.

Não é função da doutrina cristã desacreditar os filósofos e pensadores gregos. Eles foram realmente grandes homens. O Humanismo, porém, ensina que não há nada além deles, e que se você desejar sabedoria deve retroceder ao pensamento e à meditação dessas mentes gigantes do passado. Você os estuda e raciocina com eles, e tenta entender o que pensavam e o que nos deixaram. Procura, então, pôr aquilo em prática. Este é, no mundo presente, segundo o humanismo clássico, o modo de viver uma vida boa e harmoniosa.

A outra forma que o Humanismo toma é a conhecida como "Humanismo científico". O clássico representa o poético, o filosófico, e assim por diante. Por outro lado existe a perspectiva científica, a abordagem que diz que a resposta para os problemas do mundo não vem dos pensadores gregos, mas da percepção científica de todo o universo, incluindo os seres humanos.

O Humanismo científico é o mais moderno dos dois tipos e o mais perigoso. Ele reivindica ser novo porque as descobertas são, no mínimo, comparativamente recentes. Ao investigar os mistérios do universo e sua constituição, você descobre a verdade científica sobre a vida, e, a partir daí, começa a trabalhar seu próprio esquema de vida.

Desde que a Ciência começou a se multiplicar nos últimos tempos, as pessoas começaram a sentir que podem viver sem Deus e sem Igreja.

Análise Bíblica

Temos que examinar essa questão biblicamente. No livro do profeta Isaías, está dito que a confiança na sabedoria humana leva ao "ai" sentenciado por Deus. Queremos ser mais claros sobre este assunto.

Não faz parte da argumentação pró-evangelho pregar a desvalorização do intelecto. Na verdade, isso é o oposto do ensino do Evangelho. O Evangelho valoriza a razão, a reflexão e a meditação. Que ninguém pense que o pronunciamento de Isaías quer dizer que não há nenhum valor em se ter uma mente privilegiada, com habilidade no entendimento, no poder da razão, e assim por diante. Não se trata disso. Não há nada errado com o intelecto ou com o saber em si. Na verdade, o que é verdadeiramente maravilhoso sobre os seres humanos é que eles podem contemplar-se a si mesmos, analisar-se, avaliar-se e criticar-se a si próprios. A capacidade de ver a realidade, apreciar, interpretar, analisar, refletir, decidir e agir é dom maravilhoso de Deus a todo homem.

O pregador cristão não desvaloriza o intelecto, nem o saber; ele não é apenas um orador sentimentalista ou apenas um homem que conta histórias e tenta divertir as pessoas. O pregador estuda, analisa, reflete e tem a missão de levar uma mensagem racional às pessoas e ajudá-las a entender a vontade de Deus, porque Deus lhe deu essa graça.

O mundo está como está porque o homem é pecador. A verdadeira explicação para o problema da humanidade é o fato de que as mentes se corromperam e o homem, por mais inteligente que seja, sempre é predisposto ao mal.

Qual é, então, a atitude do cristão com relação ao Humanismo? Não podemos abraçar o que Deus condena em Sua Palavra. Não queremos carregar maldição de qualquer natureza. É certo que valorizamos o saber humano, mas precisamos diferenciar as coisas. Adoramos a Deus e somente Nele confiamos.

O erro do Humanismo está em uma supervalorização da Inteligência humana em detrimento de Deus. O erro está em por a confiança no homem, em seu potencial, e isso com tanto orgulho, que declina para a idolatria.

A humanidade passa a existir em torno de si mesma, e nada além é necessário. Todos começam a acreditar que podem ser autossuficientes. Deus está fora de suas vidas.

A afirmativa do profeta Isaías define perfeitamente essa questão - "Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos." Eles se colocaram num pedestal. "Olhem para mim" - dizem -, "não sou mesmo maravilhoso?" Homens "sábios aos seus próprios olhos, e inteligentes na sua própria opinião". Não há nada errado em ser sábio, mas, se você for sábio aos seus próprios olhos e alimentar orgulho, você estará sob a condenação proferida pelo profeta Isaías.

Por que Deus pronuncia um "ai" sobre aqueles que são sábios aos seus próprios olhos?

A primeira resposta é que os sábios aos seus próprios olhos adoram a si mesmos. Esta é a causa principal de todos os males da raça humana. Leia Gênesis e verá que este foi o "tropeço original", e assim tem sido desde então.

A fonte original do humanismo é o próprio diabo, pois seu discurso a Eva remete a importância do ser humano, numa altura tal, que poderia competir com Deus.

"Será que Deus disse?" (Gênesis, 3:1). Será que Deus está tentando colocar-se entre você e o conhecimento do bem e do mal? Será que Ele está buscando esconder algo de você?

"Porque ele sabe que, se vocês comerem do fruto, vocês serão como Deus, terão entendimento, saberão tudo, serão iguais a ele".

O homem não precisava mais servir ao criador, mas servir a si mesmo; o homem não devia adorar ao Criador, mas adorar a si mesmo; não devia cultuar ao criador, mas cultuar a si mesmo, não devia amar ao criador, mas deveria amar unicamente a su mesmo. O humanismo alcançou o coração de Eva.

Deus proibiu e advertiu, mas o diabo ofereceu, Eva tomou e comeu e assim prossegue a humanidade.

O homem cria, inventa, aprofunda-se em questões cientificas porque ele foi criado a imagem de Deus, não porque é divino em si mesmo e pode alcançar uma emancipação eterna buscando os recursos dentro de si. Esse foi o discurso do diabo "sereis como Deus". Se esse discurso maligno foi tão cativante para o primeiro casal, imagine o poder de sedução quando direcionado à humanidade imersa no pecado.

O humanismo sustenta o orgulho da raça humana caída. O homem quer viver independente do Criador e tornar-se dono do próprio destino.

Nestes dias estamos sendo testemunhas de uma civilização que encontrou autossuficiência em todas as áreas da vida, e alcançou um nível de independência ao ponto de querer excluir Deus de tudo. O espírito humanista está influenciando a ciência, o comportamento social e todas as esferas da sociedade.

O homem sente a necessidade da imortalidade, mas numa teimosia diabólica insiste que não precisa buscar os recursos divinos porque acredita que é autossuficiente, que tem inteligência e recursos próprios para promover o curso de sua vida.

Certamente existe um anseio de eternidade no coração humano, mas cada indivíduo mergulha no orgulho do pecado para tentar saciar sua vontade em total independência do Salvador.

Sabemos biblicamente que nesse drama o centro de tudo é a cruz de Cristo.

Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que creem. 1 Co 1:21.

Mas o homem não aceita que Deus intervenha, ele não quer a mensagem da cruz, porque ela é muito escandalosa, um insulta à inteligência do homem, por isso deve ser evitada. Certamente deve existir um caminho mais racional, mais científico e mais sensato ao coração... Nesse processo desenvolve-se o orgulho mortal, alojado nas profundezas da natureza caída, entoando uma musica que o ego adora: "você pode conquistar a vida eterna por seus próprios méritos". É uma música encantadora aos ouvidos do pecador; ela desperta uma sedução humanista e tem todo o endosso do Maligno.

Só Cristo

Jesus Cristo é base da redenção, para que seja feito um novo homem (2 Co 5:17) a base pela qual é feito o novo homem é em Deus e não o homem em si mesmo (Ef 4:24) pois além de Cristo ser o modelo do homem perfeito, cada homem regenerado parte do princípio de ser um como Ele é não em divindade, mas em caráter e vida espiritual (Rm 8:29 com Ef 1:10) o ensino das Escrituras é que precisamos ir a Cristo (Mt 11:28) pois é nele que encontramos a vida eterna, e nele e por meio dele que vem a restauração, pois antes Ele triunfou sobre a morte e sobre o império da morte (Hb 2:14)

Conclusão

O humanismo é um engano, do que começo ao fim, pois começa com o homem sem Deus e termina em separação eterna entre Deus e os homens (Ap 20:14 e 15).

Cristo é o Salvador do mundo (I Jo 4:14; Jo 4:42), Ele deixou-nos o exemplo de vida (I Pe 2:21), pois sendo humano e divino, viveu dependendo do Pai Celeste, e esse modelo resgata a verdadeira identidade e o real propósito da existência do homem.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!.