Insensibilidade Coletiva

26/12/2022
Nos últimos tempos vem ocorrendo um fenômeno negativo na sociedade em geral e na vida de muitos crentes. Estamos falando de um mal sutil, uma onda de insensibilidade de afeições e de valores morais, que faz com que as pessoas se tornem frias, indiferentes, sem misericórdia e sem amor.

Todos os seres humanos são dotados de sensibilidade física, moral e afetiva. O que varia de um indivíduo a outro é o nível de sensibilidade. Mas, o que nos chama à atenção nestes dias é a queda generalizada da sensibilidade moral e afetiva, entre jovens e adultos, crentes e não crentes em todo o planeta.

Texto Base: Mateus 11:16-17


Qual a explicação para isso? Por que estamos tão insensíveis?

Sabemos biblicamente que a natureza humana é pecaminosa, enganosa e perigosa. Entre os seus frutos amargos encontramos a insensibilidade com os seus múltipos desdobramentos.

O Pecado Impenitente leva à insensibilidade.

O pecado leva o ser humano a um endurecimento de coração. Em Hebreus 3.13, o escritor da carta disse:

"Antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado".

Pecado é pecado, mas a repetição contumaz da transgressão contribui para a dessensibilização progressiva da consciência moral. Isso é o engano que o pecado habitual faz, ou seja, a prática contínua endurece o "coração" do pecador e este não sente mais erro em seus atos.

No decorrer do processo a consciência moral do pecador baixar a guarda, e passa a aceitar a transgressão como algo inofensível, normal, comum, totalmente aceitável. Isso porque a repetição do ato delituoso dessensibilizou a consciência do indivíduo. At 7:51.

Diante de uma nova proposta de pecado o sujeito diz: isso parece bom! Não vejo mal nenhum! Os tempos são outros! Há muitos cristãos fazendo o mesmo!

A Bíblia nos ensina que os últimos dias serão marcados pela "operação do erro", que é a operação do engano.

Se o pecado for identificado pela consciência moral do homem como "algo normal", ninguém vai lutar contra algo que considera certo, natural, comum, neutro, inofensível, totalmente aceito em uma sociedade tolerante...

O Espírito Santo é quem convence o homem do pecado. Entretanto, quando o Espírito de Deus é desconsiderado/rejeitado e continuamente resistido, chega o momento em que Ele se afasta do pecador. O Espírito Santo permite o pecador seguir na teimosia de seu coração.

Como consequência o pecador fica sozinho na batalha e se torna facilmente enganado e dominado. Com o tempo, esse pecador vai perdendo a capacidade de sentir a culpa diante de seus pecados; torna-se um pecador insensível à desobediência a Deus. A sua situação é lamentável porque ele não não sente a culpa e nem vergonha pelos atos praticados e por não ter contrição, não se arrepende do mal.

Agora imagine tudo isso em uma escala maior, onde toda a humanidade tenha esse mesmo comportamento. Todos tenham a mesma forma de pensar, de sentir, de falar e de agir como se fosse uma só pessoa que absorveu o engano do pecado e que resiste 100% ao Espírito Santo. Em vez de uma pessoa, imagine toda a humanidade sendo enganada pela mentalidade do "espírito do anticristo" (operação do erro) e resistindo ao Espírito Santo.

A triste realidade é que isso está acontecendo diante dos nossos olhos. O Espírito Santo está sendo resistido e a mentalidade do "espírito do anticristo" aceita por todos.

Há uma nova sendo propagada no mundo sobre os mais diversos segmentos e ela faz parte da operação do engano. A mentira é a "verdade aceita" nos dias que antecedem o governo da Besta.

E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? Ap 13:4.

O "espírito do anticristo" está em alta, formando uma nova mentalidade global, criando leis que não só descriminalizam o pecado, mas o institucionalizam como modelo social para a humanidade. Tudo isso dessensibilizada a consciência, provocando alterações morais e afetivas no homem.

O "espírito do anticristo" está em toda parte, na educação (escolas e universidades), na literatura, na economia, nos negócios, na política, na saúde, na ciência, na tecnologia, na mídia, nas instituições governamentais e não governamentais, nos esportes, nas artes, na música, nos entretenimentos, na religião, na cultura em geral desta era.

A voz da antiga Serpente é propagada em todos os canais, veículos, meios... a militância dos servidores deste mundo é muito forte e crescente. Em todos os lugares ouve-se a pregação das trevas, e a sua influência e domínio é crescente. Pouco a pouco tudo está ficando aparelhado à nova mentalidade.

A sociedade está absorvendo o engano de forma rápida e assustadora. Não há filtros cognitivos/morais e nem discernimento do perigo das propostas apresentadas pelo sistema operante. Pelo contrário, observa-se uma desobediência coletiva e uma rebelião aberta à Lei de Deus, com blasfêmias, sacrilégio, profanação, hábito inveterado de pecar... tudo isso praticado exaustivamente e em suas múltiplas formas, cauterizando a consciência moral coletiva, tornando-a inapta ao julgamento de seus atos, insensível e inimiga de Deus.

Com a indução contínua do Sistema operante através da mídia, das celebridades, dos governantes, das mega-organizações e da força, o mundo torna-se encharcado com a "operação do erro" e pouco a pouco as pessoas começam a perder o senso do certo e do errado, gradativamente vão perdendo a sensibilidade afetiva e moral, aprovando o que é errado e desaprovando o que é certo. Em pouco tempo essa inversão de valores passará a ser o fundamento de uma sociedade anti-Deus.

A sociedade não sente necessidade de arrependimento ao praticar um ato pecaminoso (aborto, drogas, pedofilia, etc.) porque não o considera errado em sua "nova" escala de valores-crimes. A sua consciência moral foi dominada pelo "espírito do anticristo" (1 Tm 4:2).

Como foi que isso aconteceu?

A iniquidade se multiplicou em toda a terra.

E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mt 24:12.

Onde não há Deus e Sua lei, o mal prevalece. O meio torna-se favorável à expansão da iniquidade (anomos). O estilo de vida sem a lei de Deus está se expandindo exponencialmente porque as condições são propícias. Praticamente não há resistência na sociedade aos intentos de Satanás. A resistência moral e espiritual praticamente acabou nesta geração. A igreja, com raríssimas exceções, tornou-se fria, indiferente, acomodada, sem poder evangelístico, sem poder profético ou ainda pior, sem santidade, amiga do mundo, aliada às ideologias do inimigo, miserável, pobre, cega e nua, a caminho da apostasia.

Por outro lado, a iniquidade se organizou, manteve o seu foco, avançou, aparelhou, conquistou espaço e a cada dia torna-se mais forte, opressora e dominadora.

E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. Ap 13:7.

Cura para a insensibilidade

O que ainda podemos fazer?

Primeiro, não espere um freio na "operação do erro", a tendência é a multiplicação da iniquidade.

Segundo, não espere uma mudança no pensamento coletivo. O mundo continuará maravilhado com o engano.

Terceiro, temos que ir até o SENHOR em arrependimento e oração. Cuide de sua afetividade. Não permita que a sua vida seja dessensibilizada pelo pecado.

Não ame o mundo, não siga a escala de valores do sistema operante, mantenha-se fiel a Deus, à Palavra de Deus e às tradições cristãs.

Vá até Jesus e, em oração, confesse hoje o seu pecado, arrependa-se e mude de atitude. Siga em obediência até o fim.

Quarto, não perca tempo, seja um trabalhador da última hora. Faça parte da revolução da fé, continue salinizando moralmente e iluminando vidas com o Evangelho de Cristo. Empenhe esforços, recursos, talentos e dons na salvação de almas. Esse é o segredo da cura, da restauração e da vitória (1 Pe 1:15-16; 1Jo1:9; Ap 2:10).

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!