Justiça Retributiva

19/04/2021

A Justiça Retributiva de Deus é um tema pouco conhecido em nossas igrejas, entretanto é um assunto bíblico de suma importância na atualidade, diante da total decadência moral e espiritual de nossa geração.

A Justiça Retributiva de Deus

Gálatas 6.7

Amados irmãos, a nossa breve reflexão está baseada no livro "O Ser de Deus e as Suas Obras - A Providência e a Sua Realização na História", publicado pela Editora Cultura Cristã, de autoria do Dr. Heber Carlos de Campos.

A Justiça de Deus

Em termos gerais, sabemos que justiça é estar em conformidade com o que é correto e dar a cada um o que merece. O mundo, porém, caminha em colapso moral com ausência absoluta de temor a Deus. Por conta disso, a iniquidade multiplica-se e a injustiça assume proporções insuportáveis.

O que fazer? Só nos resta a justiça divina.

Justiça de Deus é um atributo imutável de Sua própria natureza. Por esse atributo perfeito Deus é infinitamente justo em si mesmo e em tudo o que faz.

A justiça divina é:

Justiça legislativa - é a exigência de que o homem viva em conformidade com a lei de Deus;

Justiça retributiva - é lidar com os seres humanos, ​​no sentido de recompensá-los ou de puni-los, de acordo com as exigências da lei (Sl 89:14).

Deus não pode: "Ele não pode negar a si mesmo" (2 Tm 2:13). A Sua justiça determina imutavelmente que ele retribua a cada um, o que merece.

Deste modo a Justiça retributiva tem aspectos:

Remunerativos - Deus distribui recompensas (Tg 1:12; 2Tm 4:8).

Punitivos - Deus inflige punição por causa da transgressão (2 Ts 1:6).

Nesta breve reflexão trataremos da justiça retributiva no aspecto punitivo.

A Justiça Retributiva de Deus é um tema pouco conhecido em nossas igrejas, entretanto é um assunto bíblico de suma importância na atualidade, diante da total decadência moral e espiritual de nossa geração.

A Justiça Retributiva/Punitiva trata dos atos maus dos homens, regenerados ou não.

Primeiro precisamos saber que as ações de retribuição divina estão diretamente relacionadas com os atributos de Sua santidade e Justiça. Deus é um ser perfeitíssimo, absolutamente justo, que sempre dá o pagamento que os homens merecem.

"Aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7).

Nesta breve reflexão não trataremos da punição eterna, mas somente das disciplinas temporárias aplicadas aos seres humanos em geral.

Objetos da Retribuição Providencial

Deus é um ser perfeitíssimo, absolutamente justo. A fim de demonstrar a sua santidade Deus age em conformidade com a perfeição de sua própria natureza, no sentido de intervir neste mundo pecador para exercer a sua justiça. Ninguém escapa da intervenção divina; o ETERNO e justo Deus mostra o seu desagrado com todos os transgressores da sua lei.

O Senhor é tardio em irar-se, e de grande poder, e ao culpado de maneira alguma terá por inocente... Naum 1:3.

Exemplos da Retribuição Providencial

A seguir daremos alguns exemplos para ilustrar como Deus intervém na vida do mundo para punir os homens que afrontam a lei de Deus e a Sua santidade.

Adoni-Bezeque era um homem mau. Fez todas as maldades possíveis contra os seus adversários, mas, acima dos homens maus, há um Soberano SENHOR que disciplina os homens por seus atos de maldade.

Jz 1:7 - "Então disse Adoni-Bezeque: setenta reis, a quem haviam sido cortados os polegares das mãos e dos pés, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa: assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E o levaram a Jerusalém, e morreu ali."

Se os homens não fossem punidos exemplarmente, a proliferação da violência aumentaria ainda mais neste mundo.

Agague era rei dos amalequitas. Havia feito muitos males contra Israel. Então Deus enviou Samuel para ungir Saul como rei de Israel e ordenou que Saul ferisse a Agague e destruísse totalmente tudo o que pertencia a ele.

1 Sm 15.3 - "Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e destrói totalmente a tudo o que ele tiver; nada lhe poupes, porém matarás homem e mulher, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos".

Todavia, Saul não obedeceu as ordens da forma como Deus havia ordenado. Ele destruiu o povo, mas não o rei Agague e também tomou algumas coisas boas para si (1 Sm 15:8-9). Samuel, então, mandou buscar o rei Agague e lhe disse:

1 Sm 15.33 - "Assim como a tua espada desfilhou mulheres, assim desfilhada ficará tua mãe entre as mulheres. E Samuel despedaçou a Agague perante o Senhor em Gilgal."

Agague foi morto violentamente, assim como violentamente havia matado tantos! Mas, a retribuição providencial de Deus veio também sobre Saul, porque não cumpriu integralmente a ordem divina. Saul perdeu o trono e o favor do SENHOR (v.23).

Davi combinou uma série de fatores para levar avante o seu projeto pecaminoso depois de cobiçar e de adulterar com Bate-Seba. As Sagradas Escrituras registram que "isto que Davi fizera foi mal aos olhos do Senhor" (2 Sm 12:27).

O SENHOR envia o profeta Natã para declarar a retribuição providencial divina sobre Davi e sua descendência.

2 Sm 12.10-11 - "Agora, pois, não se apartará jamais a espada de tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher. Assim diz o Senhor: eis que da tua própria casa suscitarei o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres à tua própria vista, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com elas, em plena luz deste sol".

Deus poderia ter disciplinado a Davi de um modo diferente, mas a sabedoria humana não pode compreender as profundezas do conselho divino! Lembre-se de que Deus é um ser perfeitíssimo em todos os seus atributos.

Instrumentos de Retribuição providencial

O ETERNO e Soberano Deus, no conselho de Sua vontade, usa diversos meios para exercer a Sua justiça neste mundo.

1-Homens maus

A fim de punir a pérfida Israel e Judá, Deus usou os reis da Assíria e da Babilônia.

A fim de punir a descendência de Jeroboão, Deus usou um homem mau, Baasa. (1 Rs 14.7-9; 17:25-29).

2-Pessoas da família

A punição de Davi veio através de um de seus filhos. Absalão feriu o coração de seu pai quando possuiu as suas mulheres (2 Sm 16.22).

3-Fenômenos naturais

Os desobedientes sempre colherão a ira divina através de privações decorrentes da semeadura do mal.

Os 8.7 - "Porque semeiam ventos, e segarão tormentas: não haverá seara; a erva não dará farinha; e se a der, comê-la-ão os estrangeiros."

Ez 33: 29 Então saberão que eu sou o Senhor, quando eu tornar a terra em desolação e espanto, por causa de todas as abominações que cometeram.

A natureza é um instrumento divino para a execução de Sua providência retributiva/punitiva.

4-Animais

- cães e aves -

Deus preanunciou através do profeta Eliseu que Jezabel seria comida por cães (2 Rs 9.10) por causa de suas prostituições e de suas feitiçarias (v.22).

Deus decretou que toda a descendência de Jeroboão, por causa de seus pecados (1 Rs 14.7-9), seria exterminada da terra (v.10). O texto diz que os instrumentos da providência retributiva seriam os cães e as aves:

1 Sm 14.11 - "Quem morrer a Jeroboão na cidade os cães o comerão, e o que morrer no campo aberto as aves do céu o comerão, porque o Senhor o disse".

Serpentes -

Os hebreus estavam murmurando no deserto, descontentes com Moisés e com Deus.

"Porém o povo se tornou impaciente no caminho. E falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizeste subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil" (Nm 21.4-5).

Nm 21.6 - "Então o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que mordiam o povo; e morreram muitos do povo de Israel."

Serpentes foram usadas por Deus para ferir e matar muitos do povo hebreu. Deus usou a serpente que foi anteriormente o instrumento de Satanás para a queda do homem, no Éden.

Vermes -

Herodes era um homem extremamente cheio de pompa. Um dia apresentou-se perante os representantes de Tiro e de Sidom para resolver questões entre eles, e enquanto lhes dirigia a palavra o povo clamava: É a voz de um deus, e não de homem! (At 12.20-22).

At 12.23 - "No mesmo instante um anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado glória a Deus; e, comido de vermes, expirou."

Certamente, ao ouvir a aclamação da sua divindade, ele congratulou-se consigo mesmo, e aceitou a louvação do seu nome, mostrando a sua altivez e recebeu a justa retribuição divina.

Até aqui aprendemos que Deus usa qualquer instrumento de sua criação para frear a maldade na terra e disciplinar os homens desobedientes.

Propósitos da Retribuição Punitiva

Certamente há diversos propósitos na retribuição punitiva. Vejamos alguns:

1-Reivindicar a Santidade e a Justiça Divinas -

Deus é absolutamente santo. O ETERNO Deus em sua perfeição não pode receber provocação sem manifestar a sua justiça. Portanto, quando Deus manifesta a sua justiça, ele está honrando a sua santidade.

Deus não compactua com o pecado. O Santíssimo Deus jamais tolera a iniquidade humana.

Atos 5: 5 - E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto.

2-Frear o Pecado -

O propósito divino em suas providências retributivas é frear a manifestação da maldade no meio do povo. Se Deus não fizesse isso, seria intolerável a vida neste mundo.

3-Levar o homem ao arrependimento

O propósito retribuição providencial não se limita a honrar a santidade divina nem simplesmente frear a maldade na terra, mas visa também a correção do erro objetivando o arrependimento e a mudança dos pecadores.

Ap 3: 19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te.

- Quando Deus pune o pecador, o seu desejo é vê-lo restaurado.

Ez 18.23 - "Acaso tenho eu prazer na morte do perverso? Diz o Senhor Deus; não desejo eu antes que ele se converta do seus caminhos e viva?" (cf. 33.11)

- Quando Deus disciplina os seus filhos, o seu objetivo principal é torná-los obedientes.

A retribuição providencial divina aplicada aos santos não são punições judiciais, como é o caso dos ímpios, mas retribuições paternais que mostram o desejo do Pai celestial em ensinar aos seus filhos o caminho próprio em que devem andar.

Quando o filho pródigo chegou ao fundo do poço, isto é, quando ele chegou à miséria, então ele "caiu em si" e percebeu quão errado estava em ter saído da companhia do seu pai, desperdiçando tudo aquilo que lhe pertencia. Ele percebeu o que o profeta Jeremias séculos antes já havia ensinado, por causa da infidelidade de Israel:

"A tua malícia te castigará, e as tuas infidelidades te repreenderão; sabe, pois, e vê, que mau e quão amargo é deixares o Senhor teu Deus, e não teres temor de mim, diz o Senhor Deus dos Exércitos" (Jr 2.19).

No Salmo 119, o salmista percebeu a amargura de ter pecado contra o Senhor. Ele sofreu amargamente a dor dos seus pecados. Todavia, por graça divina, ele voltou-se a Deus e andou em retidão.

Os resultados maravilhosos da retribuição providencial podem ser vistos nas palavras do salmista:

Sl 119:67 - "Antes de ser afligido eu andava errado, mas agora guardo a tua palavra."

Foi preciso uma ação corretiva de Deus, uma retribuição providencial na vida do salmista, a fim de que ele pudesse ser obediente à Palavra do SENHOR. Por essa razão, o salmista diz:

"Foi bom eu ter passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos" (Sl 119:71). O salmista reconheceu que a finalidade da retribuição divina foi alcançada e, agora, ele era um homem restaurado e vitorioso!

Será a Crise Mundial Uma Expressão da Justiça Retributiva de Deus?

Já lhe passou pela cabeça que Deus pode estar usando essa crise mundial como juízo disciplinar à humanidade? Você já parou para pensar na diversidade e na quantidade de pecado em nossos dias?

Será que, na Sua infinita sabedoria o ETERNO Deus está permitindo essa crise para que reconheçamos o nosso pecado, façamos ajustes, consertos em nossas vidas? Será que Deus está nos dando a oportunidade de arrependimento profundo, antes que venha o grande dia da prestação de contas com o Criador?

Amados irmãos, muitas vezes, Deus usa as situações adversas e confrontadoras para trazer à luz o pecado de seu povo. Deus disciplina, permitindo que o pecador sofra as consequências de suas maldades. Essas disciplinas são didáticas e corretivas.

Justiça X injustiça

Lembre-se: a justiça de Deus é reta e infalível. Ela caminha de mãos dadas com a Sua misericórdia. A compaixão de Deus é a disposição graciosa que Ele manifestou de se compadecer da condição humana desde a criação até o final dos tempos. Nesta oferta amorosa, Deus considera o nosso estado miserável e oferece perdão total ao pecador arrependido, quando este crê na Sua bondade e aceita o Seu favor.

Para satisfazer a justiça divina, o pecado precisa ser punido. Deus decidiu atribuir a culpa a Si mesmo. Deus escolheu derramar toda Sua ira sobre Jesus ao invés de derramar sobre nós. Pelo Seu amor e bondade, Jesus Cristo assumiu o nosso lugar na cruz e sofreu a punição pelas nossas transgressões.

Jesus, a nossa justiça

Jesus foi justo e misericordioso em toda a sua vida na terra, sem nunca ter pecado. Através Dele o Pai Celestial revelou a Sua vontade para os seres humanos.

Lembre-se: o pecado precisa ser punido (Rm 6:23). Para resolver o problema do pecado Jesus se entregou à morte por nós. A justiça divina foi feita. Foi plenamente cumprida em Cristo, sendo punido pelo pecado da humanidade. Com a morte de Jesus, o preço da culpa e condenação foi pago. O sacrifício de Jesus satisfez a exigência de justiça de Deus. E por causa disso é que somos perdoados.

Quando o homem crê em Jesus, é justificado pela fé. Todos que creem verdadeiramente em Jesus Cristo podem desfrutar do perdão de pecados. Pelos méritos de Jesus, todo que busca a Sua justiça é considerado justificado e aceito por Deus.

Conclusão:

A humanidade, nestes dias, está vivenciando uma porção da justiça retributiva/punitiva de Deus. Tudo que está acontecendo é só uma amostra prévia do juízo divino que está por vir.

Hoje existe um advogado supremo que tem o poder de advogar, interceder e de nos salvar da ira vindoura: Jesus Cristo.

E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos. At 4:12.

Hoje a justiça retributiva/punitiva de Deus é restaurativa, ou seja, as disciplinas de Deus visam o arrependimento e a restauração do homem, mas está chegando o momento da Justiça Retributiva/Punitiva selar definitivamente o destino do homem. O advogado Jesus será o juiz dos homens na Justiça Retributiva final.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente.! Amém!