Kadosh

19/12/2022


Introdução

Uma das doutrinas fundamentais do pentecostalismo é a doutrina da santidade. Aqueles que chegam à fé no Senhor Jesus Cristo ouvindo a mensagem do evangelho por meio do poder do Espírito Santo se tornam uma nova criatura. A velha vida dá lugar à nova vida (2 Co 5:17), e o pecador é transformado em um santo para viver uma vida santa.

Ser santo é simplesmente:• Viver uma vida separada do pecado, buscando a pureza espiritual, em total obediência e consagração a Deus.• Ser moralmente irrepreensível (como em Noé, Jó e Daniel), separado do pecado e do mundo, totalmente consagrado a Deus.

Ser santo é pensar, sentir, falar e agir à semelhança de Jesus Cristo, o nosso modelo de santidade. O termo "Santo" foi usado pela primeira vez na Bíblia em Gênesis 2:23. Mais tarde, o termo foi incluído nos Dez Mandamentos (Ex. 20). A Natureza da Santidade antes da glorificação:

1. Na Salvação - Deus garante que o crente seja purificado e libertado do pecado. É visto como um evento único - Santificação Instantânea. Ocorre no momento em que alguém nasce de novo e, portanto, é obra de Deus. Alguém instantaneamente se torna um santo, separado por Deus (1 Co 6:11; Hb 13:12).
O N.T. começa mostrando a Santidade de Jesus Cristo, que é demonstrada abundantemente, do começo ao fim. A Encarnação de Jesus Cristo; Seu Santo Nascimento (Lc 1:35), Sua Santa Vida (Mc 1:24; Lc 4:34), Sua Santa Morte e Ressurreição (Mt 27:54), etc. A Igreja Pioneira e os Pais da Igreja Observa-se também que o nível de santidade exigido no N.T ou na Igreja é maior do que nos tempos do AT. A santidade tornou-se a marca registrada doa igreja durante seus anos de formação. As características da santidade da igreja eram evidentes em como eles receberam o batismo do Espírito Santo (Atos 2:1-4), unidos em torno da Palavra (Atos 2:42-47), os sinais e maravilhas que os seguiram (Atos 3:1 -3); e como o pecado foi instantaneamente repudiado (Atos 5:1-11). Tudo isso oxigenava o ambiente para que a santa presença de Deus estivesse entre eles. Santidade na Igreja no decorrer dos séculos Todos os grandes homens de Deus no decorrer da história eclesiástica costumavam pregar sobre a santidade. Eles colocavam muita ênfase na santidade durante seus ensinamentos. E frequentemente citavam Hebreus 12:14b: sem santidade ninguém verá a Deus, alertando o povo de que "sem santidade a salvação poderia ser considerada ausente". Pelo exemplo de vida e pela pregação firme e insistente a santidade tornou-se um estilo de vida da igreja em muitos lugares marcados por estes pregadores. Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!


O Que é Santidade Segundo a Bíblia?

Santidade é um atributo perfeitíssimo da natureza de Deus conforme revelado nas Escrituras; é também uma resposta do povo de Deus à graça divina; uma busca diária de viver um projeto de vida Cristocêntrico.

Ser santo é simplesmente:• Viver uma vida separada do pecado, buscando a pureza espiritual, em total obediência e consagração a Deus.• Ser moralmente irrepreensível (Noé, Jó e Daniel), separado do pecado e do mundo, totalmente consagrado a Deus.

Ser santo é pensar, sentir, falar e agir à semelhança de Jesus Cristo, o nosso modelo de santidade. O termo "Santo" foi usado pela primeira vez na Bíblia em Gênesis 2:23. Mais tarde, o termo foi incluído nos Dez Mandamentos (Ex. 20).


Dois aspectos da Natureza da Santidade antes da glorificação:


1. Na Salvação - Deus garante que o crente seja purificado e libertado do pecado. É visto como um evento único - Santificação Instantânea. Ocorre no momento em que alguém nasce de novo e, portanto, é obra de Deus. Alguém instantaneamente se torna um santo, separado por Deus (1 Co 6:11; Hb 13:12).


2. Na vida cristã - a santidade é um processo pelo qual os crentes continuamente se tornam santos e semelhantes a Cristo em seu comportamento.Aqui temos uma Santificação Progressiva: Esta é da parte do crente. Ela exige total obediência à Palavra de Deus; e cooperação absoluta do Espírito Santo em resposta amorosa ao que Deus deseja fazer de nós. Os crentes participam deste trabalho:· Abstendo-se conscientemente do mal e do mundo (Rm. 6:1-2; Tg 1:27);· Purificando-se de coisas que contaminam o crente (2 Co 7:1);De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. Sl 199:9.Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 1 Jo 2:15. 1. Santidade no Antigo Testamento 'Não é exagero afirmar que o atributo Santidade ofusca todos os outros no Caráter da divindade no que diz respeito à revelação do AT' (David Powell - USA).

No AT, objetos, lugares, épocas e pessoas às vezes eram separados para propósitos sagrados. Alguns exemplos são: o sábado (Gn 2:3); as primícias (Ex. 13:2); o Dízimo (Lv. 27:30); os Artigos do Templo e o Sacerdote (Ex. 40:10-13) e etc.

O chamado de trombeta para eles era para serem santos porque Deus é santo (Ex. 31:13, Lv. 11:44-45).

A santidade de Israel era confirmada por serem eles separados do estilo de vida e de adoração dos pagãos.

Sejam santos porque eu sou santo. Lv 19:20.

Assim como a combustão do fogo não pode ser experimentada em um ambiente não oxigenado, então o poder de Deus não poderia operar em uma atmosfera privada de santidade.

Santidade no N.T.

A observância da separação por parte do povo de Deus segue no Novo Testamento: "Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento" (1 Pe 1.15).

O N.T. começa mostrando a Santidade de Jesus Cristo, que é demonstrada abundantemente, do começo ao fim. A Encarnação de Jesus Cristo; Seu Santo Nascimento (Lc 1:35), Sua Santa Vida (Mc 1:24; Lc 4:34), Sua Santa Morte e Ressurreição (Mt 27:54), etc.


A Igreja Pioneira e os Pais da Igreja Observa-se também que o nível de santidade exigido no N.T ou na Igreja é maior do que nos tempos do AT. A santidade tornou-se a marca registrada doa igreja durante seus anos de formação. As características da santidade da igreja eram evidentes em como eles receberam o batismo do Espírito Santo (Atos 2:1-4), unidos em torno da Palavra (Atos 2:42-47), os sinais e maravilhas que os seguiram (Atos 3:1 -3); e como o pecado foi instantaneamente repudiado (Atos 5:1-11). Tudo isso oxigenava o ambiente para que a santa presença de Deus estivesse entre eles.

A santidade da Igreja no decorrer dos séculos

Todos os grandes homens de Deus no decorrer da história eclesiástica costumavam pregar sobre a santidade. Eles colocavam muita ênfase na santidade durante seus ensinamentos. E frequentemente citavam Hebreus 12:14b: sem santidade ninguém verá a Deus, alertando o povo de que "sem santidade a salvação poderia ser considerada ausente". Pelo exemplo de vida e pela pregação firme e insistente a santidade tornou-se um estilo de vida da igreja em muitos lugares marcados por estes pregadores.


Conclusão

Por meio da santificação agradamos e honramos a Deus. E tudo isso para o nosso próprio bem. Ficamos sob a total proteção do SENHOR.

"Retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o SENHOR; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei; serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o SENHOR Todo-Poderoso" (2 Co 6.17-18).

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!