Mordomia Cristã

02/05/2022

A Mordomia cristã

O que todo ser humano precisa saber? Todos dotados de razão precisam saber que tudo que existe pertence a Deus.

Tudo foi criado por Deus e, por direito, tudo pertence a Ele. (Gn 1:1; Cl 1:16; Ap 4:11).

1-Tudo Pertence a Deus

Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor, teu Deus, a terra e tudo o que nela há (Dt 10:14).

Do Senhor é a terra e tudo o que nela existe, o mundo e os que nele vivem. (Sl 24:1).

O fato de sermos criados por Deus significa que não temos existência própria, que não somos autossuficientes, mas dependentes do Criador.

  • O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida (Jó 33:4).
  • "Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos (At 17.28).

Vivemos neste mundo porque Deus assim desejou, planejou e agiu para nos trazer à existência. A vida de todos os seres humanos, por direito, pertence ao Criador.

Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas (Ap 4:11).

Precisamos reconhecer que dependemos a cada momento dAquele que nos criou conforme a Sua imagem.

Se o ETERNO Deus retirasse para si o seu espírito, e recolhesse para si o seu fôlego, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó. (Jó 34:14-15).

· O Homem Pertence a Deus

  • Por direito de criação (Gn 1.27; Is 45.12; Is 43.1; Ez 18.4).
  • Por direito de preservação, o sustenta com ar que respiramos e o alimento produzido pela terra (At 14.17; 17.28).
  • Por direito de redenção, o preço foi pago na cruz (1Co 6.20; Ef 1.7; Tt 2.14; Ap 5.9).
  • Os homens devem a Deus a vida e tudo o que são e possuem.(Gn.1:1;14:17-20;Sl.24:1; Ec. 11:9; Ag 2:8; Mt. 25:14-30; At 17:28; Rm. 1:14;Cl 1:16; Ap 4:11).

A palavra mordomo vem do latim majordomus:

  • Major - major, maior ou principal;
  • Domus - casa e tudo que ela contém.

Mordomo é aquele que é incumbido da direção da casa, o administrador.

E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. Gn 1:28.

Deus confiou ao cabeça federativo da raça humana a missão de mordomo do planeta terra e posteriormente, depois do Dilúvio, confirmou essa função na pessoa de Noé.

Quanto a vós, sede fecundos, multiplicai-vos, povoai a terra e dominai-a!" - 9:7.

O mordomo não é o dono da casa, mas o seu Senhor lhe confia tudo o que tem para ser cuidado e desenvolvido.

  • Quando o mordomo se sente dono dos bens do seu senhor, ele trai o seu senhor.
  • Quando o mordomo deixa de cuidar com zelo e fidelidade dos bens do seu senhor, ele torna-se infiel.

Deus Fez do Homem Um Administrador do Planeta Terra

Tudo pertence a Deus, mas foi do agrado do Criador dar ao homem a administração do planeta Terra.

Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens. Sl 115:16.

Deus confiou ao homem a administração da vida em sociedade nesta terra.

  • Administrar significa: Governar, dirigir, gerenciar, comandar... No latim administrar significa: Dar direção.

A responsabilidade pela preservação da espécie no planeta é do homem. Compete ao homem administrar, governar, estabelecer a ordem, segurança, trabalho, educação, justiça, saúde, etc. a todos que habitam nesta terra.

Todos devem saber que o curso ordinário da vida no planeta é fruto das decisões e ações humanas no exercício de sua mordomia. A intervenção divina é extraordinária por atos de sua soberana vontade e por atos responsivos das orações dos santos.

Lembre-se:

a) A função do homem é de mordomo e não de proprietário;

b) Deus é o dono de tudo e não nos passou a posse do que lhe pertence.

c) A função do homem é de mordomo, administrador zeloso e fiel.

Se gastamos os recursos que nos foram confiados como se eles fossem nossos ou se relaxarmos na missão que nos foi entregue, tornamo-nos mordomos infiéis.

O Mordomo de Cristo

A mordomia cristã vai além da administração natural dos seres humanos.

Mordomia cristã é a missão de cuidar do que nos foi confiado por Jesus Cristo; é o dever diário de administrar os assuntos de Jesus Cristo nesta terra.

De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos pois da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus. 2 Co 5:20.

Recebemos as chaves do Reino de Deus nesta terra. Mt 16:19.

Podemos afirmar categoricamente que o crente em Jesus Cristo tem 3 serviços essenciais como bom mordomo de Cristo.

1-Cuidar de tudo que lhe foi confiado por Deus: bens e recursos, aptidões e talentos, inteligência e influência, oportunidades, dons e ministérios e tudo mais que Deus lhe confiou em sua graça, providência e sabedoria. (1 Co 4:4;1 Pe 4:10);

2-Anunciar as boas novas de Jesus Cristo a todos os homens e atender às necessidades dos membros da casa do seu Senhor. (Mt 28:19; Rm 12:13; Gl 6:10);

3-Conservar a pureza do Santuário do Espírito Santo em toda a sua extensão: física, moral, psíquica, social e espiritual. (Rm 12:; 1 Co 3:16; 1 Ts 5:23).

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Co 6:19.

As Implicações de Uma Boa Mordomia

Saiba que a boa mordomia será recompensada e que a má mordomia será punida. (Mt 25:19; Lc 16:1-2.10; 19:11-27; 1 Co 4:2; 2 Co 5:10; Hb 4:13; 1 Pe 4:10).

"Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Verdadeiramente vos digo que lhe confiará todos os seus bens. Mas se aquele servo disser consigo mesmo: Meu senhor tarda em vir, e passar a espancar os criados e as criadas, a comer, a beber, e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo em dia que não o espera, e em hora que não sabe, e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os infiéis" (Lucas 12.42-46).

Cabe ao crente a responsabilidade de "bom mordomo de Cristo", cuidando bem dos talentos e dos recursos que recebeu de Deus, ¹porque haverá uma prestação de contas e ²porque vidas dependem de nossa fiel mordomia nesta terra.

  • O bom mordomo tem um profundo senso de responsabilidade.
    Como estamos usamos nossas capacitações, bens, recursos, talentos, oportunidades, tempo, dinheiro, etc.
  • O bom mordomo tem um profundo senso de dependência.

Nenhum mordomo de Cristo poderá desempenhar a sua sublime missão de fiel administrador sem a total dependência de seu Senhor.

Jo 15:5 - Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Conclusão:

Finalizamos esta breve reflexão enfatizando o dever que temos de cuidar dos negócios do Reino de Deus nesta terra. Faça o seu melhor, com espiritualidade e gratidão em poder servir.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!