Mundo Sem Deus?

03/08/2020

Criamos, inventamos, mudamos quase tudo neste mundo e não estamos felizes. Novas leis e novas regras do governo prometem qualidade de vida, mas em vez de felicidade, observamos que a iniquidade multiplicou-se e o amor fraternal quase não existe:

  • Traição e ódio - Mt 24:10; Mc 13:12
  • O amor de muitos esfriou - Mt 24:12

A igreja deixa transparecer fortes indícios de baixa na resistência espiritual, neste novo milênio, permitindo um avanço maior das trevas sobre a sociedade ( 2 Ts 2:6-7).

A militância da Nova Ordem Mundial confronta valores milenares, tradições, crenças e leis, mas a sua oposição maior, que culminará numa acirrada perseguição, é contra o Cristianismo.

A cada dia o estado torna-se mais antirreligioso. O pecado é institucionalizado e o estilo de vida dos humanos torna-se primitivo, animal e banal. (2 Tm 3:1-3).

Percebemos que a sociedade planetária está sendo preparada pela ONU, e demais organizações do Império do anticristo, para viver uma Nova Era, sem Deus.

Imagine por alguns instantes um mundo, sem Deus, sem a Lei de Deus e sem o dinamismo da igreja de Cristo. Que lugar triste e vazio, que angústia e desespero.

O que seria o mundo sem Deus?

Quanta maldade, quanta dor, injustiça, sofrimento, angústia, escravidão e perdição...

A cada dia são claras as lutas de poderosos para tirar Deus de nossa cultura, tradição, educação e sociedade. Querem tirar Deus de nossas vidas. Há uma guerra em curso.

Cresce o número de ditadores que procuram riscar Deus de nossos conceitos, valores e devoção.

Amados irmãos, estão querendo formar outra sociedade, um mundo sem Deus. Quando Deus é retirado de cena, a primeira coisa que acontece é que a iniquidade se multiplica, o amor esfria e o homem passa a ser soberano, fazendo o que quer.

Um mundo sem Deus, não tem ordem, não tem paz, não tem segurança, não tem amor, não tem graça.

O que é o mundo para nós que temos Deus?

No livro de Malaquias lemos a Palavra do SENHOR contra israel: "Vossas palavras são duras contra mim, diz o Senhor, e ainda perguntais: 'Que dissemos contra ti?' Vós estais dizendo: 'É coisa inútil servir a Deus; que vantagem tivemos em observar seus preceitos e em levar uma vida severa na presença do Senhor dos exércitos?" (Ml 3, 13).

Imagine só, uma geração que dizia que era inútil servir a Deus.

E você amado irmão, o que diz disso: É inútil servir a Deus?

Não, mil vezes não! O que seria o mundo se não tivéssemos Deus? O SENHOR é a razão de nossa existência, de nossa esperança, de nosso agir, de prosseguir, de trabalhar, de insistir... de viver.

Mas, o que estamos fazendo? Qual a nossa reação diante de tudo isso?

Como é Possível Viver Sem Deus?

Deus é vida e sem Deus não há vida, mas tão somente uma sobrevivência sem razão de ser.(Sl 51:11). Daí refletirmos como mais seriedade:

  • O que é a vida sem Deus?
  • O que é um mundo sem a presença do Espírito de Deus?
  • O que é uma eternidade sem Deus?

Você é capaz de imaginar o que é existir num lugar castigado por Deus, e nessa condição de sofrimento permanecer para sempre?

1 Ts 1: 9 os quais sofrerão, como castigo, a perdição eterna, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder.

Como é possível viver sem Querer Deus?

Cresce o número daqueles que negam a existência de Deus, mas há um grupo de situação espiritual mais preocupante formado por aqueles que decidiram viver como se Deus não existisse. Pessoas que sabem da existência de Deus e até professam isso com os lábios, mas insistem em viver de modo independente, autônomo, sem comunhão, sem submissão e sem nenhuma satisfação a Deus.

Essas pessoas não têm Deus em seus pensamentos, sentimentos, projetos, palavras, comportamentos e atos. Na verdade, essas pessoas não tem o menor sinal de Deus em suas vidas, nem a menor atração em direção a Ele, ou desejo de ter viver nos seus caminhos.

Tudo isso é muito triste e preocupante.

A Lição de Eclesiastes

Quem lê o livro de Eclesiastes com um pouco de atenção, observa que para o escritor a vida sem Deus é uma bobagem... tudo é tolice, uma ilusão...."

A mensagem de Eclesiastes é que a existência humana neste mundo, para se transformar em vida, precisa encontrar significado e sentido, senão é apenas a trágica e terrível trajetória de uma sobrevivência, que não descobre e não experimenta o profundo e real sentido para existir.

Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos... Atos 17:28

Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais infelizes dignos de lástima. 1 Co 15:19

O rei Salomão buscou de tudo em tudo. Talvez tenha sido o homem que mais expressou o desejo de encon­trar o significado real para a vida neste mundo. Ele procurou por algo que fizesse sentido, ou desse significado à existência humana debaixo do Sol.

Após cada vivência Salomão concluiu que a vida humana não passa de uma bobagem.

Diagnóstico de Salomão

Salomão olhou para a vida neste mundo de todas essas óticas, e a experimentou de todas as perspectivas.

Sua conclusão inicial é que a vida neste mundo é uma bobagem.O que se faz neste mundo é correr atrás do vento. Tudo é enfado, é suor e canseira: tudo passa, há injustiça, dor, opressão, doenças, velhice e morte.

Mas, a revelação do SENHOR alcançou Salomão e ele passou a entender que a vida tem sentido e significado quando Deus participa da existência de cada um de nós.

Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos... Atos 17:28

E a primeira coisa que Salomão compreendeu é que Deus dá sentido ao prazer nas coisas simples e boas desta vida. Que o prazer como prazer, destituído de Deus é enganoso e traz problemas, mas, o verdadeiro prazer para a vida é obtido quando Deus se mistura em tudo quanto realizamos.

"Nada há melhor para o homem do que comer, beber e fazer que a sua alma goze o bem do seu trabalho. No entanto vi também que isto vem da mão de Deus, pois, separado deste, quem pode comer, ou quem pode alegrar-se? Ec 2:24-25

Salomão entendeu que as coisas mais simples da vida encontram sentido em Deus. Que até comer, beber, só traz o real prazer e sentido em Deus.

Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos... Atos 17:28

Em segundo lugar, Salomão compreendeu que as relações interpessoais só se completam em Deus. Ter amigos, ter mulher, filhos, tudo isso sem Deus é uma ilusão. O ETERNO Deus precisa ser o ingrediente fundamental nessas relações.

A presença de Deus concede significado às relações conjugais entre um homem e uma mulher.

"Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz, os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol." (Ec 9.9)

Quando Deus está presente, as relações conjugais do homem com sua mulher ganham sentido e significado maior e mais profundo.

Cordão de 3 dobras. Deus é o único que pode manter dois juntos, o único que pode dar liga às  relações interpessoais, seja do marido com a mulher, do pai com o filho, do amigo com o outro, essa terceira dobra é o SENHOR. Louvado seja Deus!

Em terceiro lugar, Salomão compreendeu que toda desordem ao redor dos homens, é resultado da queda, do pecado. Deus não é responsável por essa miséria que nos cerca. Deus não tem nada a ver com isso. Deus não é o responsável pelo mal.

"Eis o que tão somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias." (Ec 7.29)

A queda trouxe maldade, desordem, doença... toda injustiça e todo sofrimento é subproduto da queda moral e espiritual de toda a raça humana.

Em quarto lugar, Salomão compreendeu que a alma do homem é insaciável. E quando ela não se sacia em Deus, o que é absorvido do mundo transforma-se em problema e sofrimento. Por isso, Deus pôs a eternidade no coração do homem a fim de que entenda que o temporal e perecível não alimenta o espírito do homem. (Ec 3.11).

Em quinto lugar, Salomão compreendeu que Deus é a melhor opção desde a juventude; que Deus deve ser o absoluto dos absolutos na vida de cada homem.

"De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos: porque isto é o dever de todo homem. (vs. 13,14).

Depois de sofrer a solidão e a nostalgia em sua alma, de buscar e de experimentar de tudo em tudo, Salomão diz o que cada um de nós precisa para ter sentido e significado neste mundo: Viver com Deus, para Ele, por Ele, Nele.

Conclusão

Não, não queremos um mundo sem Deus.

O cristão autêntico não se deixa enganar por qualquer coisa! A Palavra de Deus cabe em nosso coração. Hoje é preciso ter coragem para assumir a fé, vivê-la e proclamá-la publicamente.

Lembre-se que não basta saber da existência de Deus, mas ter conexão com o ETERNO. Conhecê-lo, adorá-lo, comungar, ter estreitar relações, submeter-se ao Seu Senhorio, Tê-lo no dia-a-dia em tudo... nos pensamentos, sentimentos, sonhos, palavras, ações... tudo.

Render-se, entregar-se para ser preenchido pela presença santa do Deus vivo. Ser guiado por Ele sempre... até poder dizer a todo instante:

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Fl 1:21

O nosso desejo e oração é que cada um de nós seja cheio da presença manifesta do Espírito Santo e que possamos ajudar outros a experimentar essa presença divina em suas vidas. Como? Orando por elas, levando a Palavra de Deus e compartilhando o nosso testemunho com essas pessoas.

Trabalhemos enquanto é dia, porque...

Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar. Jo 9:4.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!