O Crente e o Crédulo

02/08/2021

O Crente e o Crédulo

Nos últimos anos percebemos o crescimento de muitos simpatizantes da fé evangélica. São pessoas crédulas que se congregam na igreja, mas continuam sem vida no Espírito.


Essa realidade mostra que existe um sistema religioso paralelo ao cristianismo, que confunde e deforma a sã doutrina. Esse sistema, mesmo de aparência religiosa, é algo humanista e fora dos padrões de Deus. Ele substitui a fé bíblica por uma religiosidade carregada de crenças e assentimentos mentais.

Aqueles que fazem parte desse sistema religioso paralelo, chamamos de crédulos. Pessoas simpatizantes do evangelho, que fizeram uma adesão congregacional, mas não vivem a fé no sentido bíblico da palavra. O indivíduo crédulo carrega um pouco de Deus e muito de si mesmo, em uma mistura que ilude o coração e traz enormes prejuízos à alma.

Pode parecer paradoxal, mas o indivíduo crédulo, apesar de suas crenças e assentimentos mentais e confissões positivas, não vive a fé bíblica. Sua confiança paira em outra fonte: a ciência, o dinheiro, o trabalho, a aposentadoria, a família, o patrimônio pessoal, o governo, etc. Na prática, a segurança do crédulo está no homem e nos recursos disponibilizados pelo homem.

O sujeito crédulo fala de Deus a todo instante, mas não confia no SENHOR ao ponto de se entregar totalmente aos cuidados e domínio de Jesus Cristo. Está na congregação, participa dos trabalhos da igreja, mas não se entrega totalmente ao SENHOR.

Debilidade na Fé

Há um segundo grupo que tem superlotado as igrejas evangélicas, constituído por crentes sem crescimento espiritual e sem qualidade de vida. Crentes espiritualmente fracos que não desenvolveram a fé e, por isso, carregam dentro de si o medo diante das adversidades e a insegurança quanto ao futuro.

A triste realidade é que os templos evangélicos estão superlotados de pessoas vazias de Deus.

Qual a Causa de tudo Isso?

Acreditamos que o grande erro da igreja evangélica nas últimas décadas foi a sua sedução gradual e progressiva com este século.

Deixamos a simplicidade do evangelho e passamos a procurar tecnologia de ponta e infraestrutura luxuosa. Fomos envolvidos demasiadamente com o poder deste mundo. Deixamos de pregar a genuína Palavra de Deus, substituindo-a por algo mais humanista, de modo que pudesse atender às necessidades materiais do público pós-moderno. O nosso grande erro foi insistir em um cristianismo sem cruz, indolor, de vitórias e de conquistas, com promessas de uma prosperidade absoluta.

O lamentável resultado está diante dos nossos olhos. Temos uma grande multidão de crédulos - medrosos, indecisos, ansiosos - sem a verdadeira fé que nos sustenta diante das adversidades.

A Verdadeira Fé

Deus requer de nós a fé para conhecê-lo e obedecê-lo. A verdadeira fé não pode surgir a menos que Deus graciosamente prepare o caminho para ela. O Espírito Santo ilumina os nossos olhos cegos pelo pecado, colocando a verdade em foco, capacitando a nossa vontade a olhar e se render à atração divina. Pela fé, o homem dá assentimento a Deus revelador e submete completamente todo o seu ser ao SENHOR. (Jo 6:42 ; 2 Co 4:13; Ef 1:17-20; 4:15,16; 1 Ts 2:13 1; 1 Jo 5:10; Hb 10:39; 12:2).

  • Fé é uma confiança espiritual em Deus. Por meio dela percebemos Deus, seus atributos e promessas. A fé é dada como uma disposição aberta para uma vida em companheirismo com Deus. (Mc 9:24; Lc 17:5; 22:32; Jo 5.47; At 4.4; Rm 10.14,17; 12:3; Hb 12:2; 2 Pe 1:1).
  • Fé é uma confiança sem reservas em Jesus Cristo que se desdobra na rendição ou entrega da vida a Cristo Jesus. Ela se desenvolve pelas relações estabelecidas com Jesus Cristo. (Rm 12:3; Ef 2:8; 6:23 e Fl 1:9).

O crente tem uma confiança espiritual para viver diariamente na dependência de Deus, vencendo o mundo e resistindo ao diabo. (Rm 1:17; 6:4; Hb 10:28; I Pe 5:9; I Jo 5;4). Quem vive pela fé tem um compromisso relacional de fidelidade ao SENHOR Jesus. Por sua fé o crente permanece fiel a Deus em qualquer situação, estando disposto a sacrificar a própria vida por sua lealdade a Cristo. (Gn 22:9-10; Fl 1:21; Hb 11:35-38; Ap 2:10).

Muitos congregados estão seguindo o curso da vida sem a fé, não vivem pela fé, mas pela confiança em fontes materiais, seculares e humanistas.

Hb 10: 38 - Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

Do modo que o homem justificado recebe sua primeira vida espiritual pela fé, assim é pela fé que ele continuará a viver (Lc 4:4). A fé significa a confiança viva plenamente desenvolvida no Salvador invisível (Hb 11:1), que pode manter os homens firmes em meio a perseguições e tentações (Hb 10:34-36).

Os justos, isto é todos os piedosos justificados por Cristo, devem viver pela "contínua confiança" em Deus. Os justos devem passar a vida não em dúvida, e temor e tremor apreensão, mas no exercício de uma serena confiança em Deus.

Os justos devem viver no constante exercício da "fé em Deus". Eles não devem confiar em seus próprios méritos, obras ou força. Os justos precisam exercer constante confiança em seu Criador, e ele os guardará até a vida eterna. Somente essa confiança perseverante no Senhor nos preservará em meio a todas as provações e calamidades a que estamos expostos.

Viver pela fé é viver em confiança plena em Deus. Acontece que, às vezes, o crente deixa de viver pela fé e passa a desenvolver um projeto de vida fundamentado no que vê; deste modo desagrada a Deus.

Mas se o justo recuar, Deus não terá prazer nele. Deus se oporá àquele que naufraga na fé. A palavra recuar significa afastar e se esconder através do medo. Nesse sentido, é usada pelos melhores escritores gregos. Como os covardes são odiados por todos os homens, também os que fogem de Cristo e de sua causa, por medo de perseguição ou perda secular, Deus deve desprezar; Deus não pode deleitar-se com esse tipo de pessoa.

A Fé de Abraão

Romanos 4.3 "Pois o que diz a Escritura? Ela diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído para justiça".

A Bíblia declara que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10.17). Abraão ouvia a voz de Deus e as palavras do Senhor formaram a base de sua confiança no Criador. O patriarca Abraão direcionou toda sua vida confiando nas promessas de Deus.

Encontramos na Bíblia pelo menos sete desafios à fé de Abraão.

1- Fé para RENUNCIAR

"sai de tua terra" Gênesis 12.1

O primeiro desafio à fé de Abraão foi sobre Renúncia. O Senhor o mandou sair de sua terra e do meio de sua parentela. Isso significava deixar sua área de conforto e de segurança pessoal, partindo para um lugar incerto aos olhos humanos, unicamente debaixo da dependência de Deus.

Foi assim que Abrão deixou a terra de Ur em busca da sua promessa. Foi preciso fé para fazer uma longa caminhada por lugares desconhecidos.

Muitas pessoas não estão dispostas a abrir mão de qualquer direito ou condição de vida. Querem continuar crendo em Deus sim, mas sem nenhum tipo de renúncia.

Até que ponto, por amor a Deus, você está disposto a renunciar algo em sua vida?

2- Fé para mudar o CARÁTER

"sê tu uma bênção" Gênesis 12.2

O segundo desafio à fé de Abraão foi sobre seu caráter. Enquanto caminhava em busca da promessa, sua personalidade precisou ser moldada. O CARÁTER de Abraão precisava ser transformado por Deus.

O Senhor definiu que Abrão deveria simplesmente ser uma bênção, ou seja, um abençoador. Tudo o que falasse ou realizasse teria que ser algo abençoador. Para isso deveria fugir de tudo o que não fosse o propósito de Deus para a sua vida.

Até que ponto, por amor a Deus, você está disposto a deixar o SENHOR moldar o seu caráter e direcionar a sua missão nesta terra?

3- Fé para receber a PROMESSA

"em ti serão benditas todas as famílias da terra" Gênesis 12.3

O terceiro desafio à fé de Abraão foi viver uma promessa. Ele já havia renunciado sua terra em prol da que o Senhor lhe daria. Seu caráter já estava sendo forjado pelo Senhor. Agora ele já podia receber uma promessa de Deus.

O Senhor prometeu a Abrão que teria filhos e uma família abençoada. Além disso, também abençoaria todas as famílias da terra através de sua fé. Sua fé um modelo para sua família e todas as outras.

Por amor ao Senhor você estaria disposto a compartilhar a promessa de Deus sobre sua vida com outras pessoas?

4- Fé para SONHAR os Sonhos de Deus

"conta as estrelas" Gênesis 15.5

O quarto desafio à fé de Abraão foi sobre seu propósito de vida. A quarta Palavra de Deus para Abrão foi para que sonhasse. Embora estivesse bem acordado, Deus o conduziu até fora de sua tenda e lhe mandou contar as estrelas. A partir daquele momento a vida de Abrão mudou muito. Um velho de noventa anos, com olhos já cansados agora, mesmo na escuridão da noite, tinha o brilho de um sonho no olhar. Foi este sonho que motivou a vida de Abrão pelo resto de sua vida.

A Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem" (Hebreus 11.1).

5- Fé para viver em SANTIDADE

"anda na minha presença e sê perfeito" Gênesis 17.1

O quinto desafio à fé de Abraão foi sobre sua santidade. Sarai sua esposa não havia entendido a promessa sobrenatural de Deus e quis ajudar ao Senhor cumprir sua promessa dando filho a Abrão através de sua serva Hagar (Gênesis 16.1-15).

Este ato foi errado. Esta situação embaraçosa entre Sarai e Agar foi um empecilho para que a família de Abrão fosse abençoada por Deus. Por isso Deus precisava santificar a vida de Abrão preparando-o para viver em santidade.

Por amor a Deus você está disposto a se santificar mais para ser ainda mais usado em fé?

6- Fé para fazer uma ALIANÇA com Deus

"será contigo a minha aliança" Gênesis 17.4

O sexto desafio à fé de Abraão foi sobre sua ALIANÇA COM DEUS. Aliança é um compromisso entre as partes envolvidas. Deus garantiu a Abraão que lhe daria sua promessa. Da mesma forma Abrão deveria demonstrar compromisso com Deus.

A partir de agora o nome de Abrão foi mudado para Abraão que significa "pai de numerosas nações" (Gênesis 17.5). Para não esquecer, Deus lhe deu um novo nome e todas as vezes que seu nome Abraão fosse dito, estaria lembrando-se da promessa.

Muitas pessoas querem ser abençoadas, mas não estão dispostas a assumir o compromisso de uma Aliança com Deus.

7- Fé para ENTREGAR tudo

"toma teu filho, teu único filho" Gênesis 22.2

O sétimo desafio à fé de Abraão foi sobre a RENDIÇÃO TOTAL. A sétima palavra de Deus para Abraão foi a entrega total. Abnegação. Abnegação significa negar-se a si mesmo (Lucas 9.23), deixando vontade e prazeres em prol da soberania do Senhor.

Deus já havia dado um filho a Abraão. Isaque significa sorriso e alegria (Gênesis 21.6). Até que chegou o momento de uma decisão muito difícil.

Abraão aceitou o desafio. Abriu mão de sua alegria (Isaque) e recebeu a felicidade completa.

É preciso abnegação para receber o que Deus tem para nós.

Por amor a Deus, até que ponto você é capaz de render-se completamente ao SENHOR?

CONCLUSÃO

Viva pela fé. Não seja crédulo, mas crente em Jesus Cristo. Não aceite outro projeto de vida. Viva cada dia pela confiança em Deus, em sua provisão, sustento, cuidado, domínio, senhorio, proteção, orientação e tudo mais.

A nossa fé em Cristo é a vitória sobre tudo que existe no mundo. 1 Jo 5:4

Como fez Abraão, precisamos basear nossa fé na palavra de Deus para os nossos corações. Deus fala principalmente pela Bíblia Sagrada e pela Pregação do Evangelho.

Jesus é o "autor e consumador da fé" (Hebreus 12.2). Por isso devemos pedir a Ele, em oração, que nos dê a fé que precisamos, "aumenta-nos a fé" (Lucas 17.5).

Ouça a Palavra de Deus, medite, estude, e viva pela fé sempre!

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!.