O Descanso Fora do Tempo

27/09/2021

Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Jo 5:17

Introdução

Você sabe qual o maior prejuízo ao Evangelho nestes dias? O descanso da igreja no tempo indevido. Na hora de maior necessidade, a igreja segue uma vida tranquila, com um descanso que desagrada a Deus.

Em vez de preparo intensivo e de uma militância concentrada na pregação do Evangelho nesta era final, os cristãos descansam... passeiam, comem, bebem, casam e se dão em casamento, com um sentimento profundo de segurança.

Estamos diante de uma geração que descansa na hora de maior necessidade de trabalho e de luta.

O que mais me angustia não é o avanço das trevas, mas a inércia da igreja no momento de maior necessidade: Falta luz e falta sal no mundo inteiro!

O Sábado (Descanso) Fora do Tempo

Existe a boa e a má tranquilidade. Nesta breve reflexão nos referimos à má tranquilidade vivida por aqueles que ignoram as advertências de Deus, que seguem a maioria, com despreocupada tranquilidade, com um sentimento falso de segurança; sem dúvida, essa tranquilidade é perigosa.

A igreja parece viver uma era sabática (de pleno descanso) no tempo do fim. A maioria de nós esfriou no compromisso de servir, passando o maior tempo ausente ou, quando muito, como ouvinte de auditório, distante da grande batalha que enfrentamos nestes dias. (Ap 3:16).

Como pode uma geração tão acomodada, que não se envolve, que não participa da batalha, ter plena segurança de seu preparo para os últimos dias? Resposta simples: Uma geração enganada com uma falsa segurança.

Convém lembrar que a salvação não vem de obras humanas, mas as obras testificam e comprovam a salvação obtida pela graça de Deus.

Tg 2: 17-19 Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o creem, e estremecem.

Diagnóstico Correto

Diante desse estado doentio de grande parte da igreja, destacamos a importância e urgência de um diagnóstico correto. Feito o diagnóstico, urge o tratamento adequado, a fim de evitarmos uma situação agravante, ao ponto de perdermos definitivamente a glória que nos aguarda. No entanto, convém lembrar que todo tratamento envolve a disposição do paciente em ser curado.

Falsas Bases

Há um grande perigo que corremos constantemente quando confiamos demasiadamente em nossas convicções e práticas.

  • Quando estamos seguros em falsas bases, em nós mesmos, de que os nossos pensamentos, opiniões e comportamento estão certos, em detrimento da Palavra de Deus.

Essa falsa segurança, apoiada em bases falsas, leva os crentes à acomodação espiritual.

1 Co 10:12 - Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.

A acomodação espiritual é um estado passivo de adequação ao meio, ao curso do mundo, de modo que o cristão negligencia o seu chamado vocacional, deixa de ter envolvimento ministerial, perdendo gradativamente o interesse pelas coisas do reino de Deus, passando a sonhar e trabalhar tão somente em prol desta vida e de seus propósitos pessoais, terrenos e temporais.

O crente acomodado:

  • Não sente a necessidade de evangelizar; não se importa se o colega de trabalho é uma pessoa salva ou perdida.
  • Perdeu o prazer e o desejo de servir na igreja; falta interesse em se envolver em um ministério; não tem planos e nem investimentos ministeriais. Quando faz algo, faz da sua maneira, de forma esporádica, leve, sem compromisso...
  • Deixou de buscar a Deus em profundidade; negligência na oração e na comunhão com os santos e a cada dia assemelha-se em comportamento com os não crentes.

Os cristãos acomodados são apenas espectadores dos fatos: seguem o curso da vida de forma independente do Corpo de Cristo, sem compromisso verdadeiro com o Reino de Deus. Como é triste ver um cristão assim! Sua vida não é muito diferente de um incrédulo.

Um Descanso Perigoso

Por que a acomodação espiritual é tão perigosa?

  • A acomodação deixa os crentes estagnados, espiritualmente subdesenvolvidos, em processo de decadência;
  • A acomodação deixa os crentes desatentos e enfraquecidos, com uma falsa segurança de preparo;
  • A acomodação deixa os crentes sem interesse pelo sobrenatural de Deus, o privilégio de Servi-Lo em Seu Reino.

Hb 2: 3 como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação?

Não siga a vida apoiado em falsas bases de convicções próprias ou do pensamento coletivo, seja humilde e esteja pronto para ser admoestado e reorientado ao centro da vontade de Deus.

Amados irmãos, quando a exortação é apresentada na igreja, porque se faz necessário, e a pregação deixa os ouvintes incomodados, estamos diante de pessoas com falsa segurança e que precisam mudar. Saiba, porém, que as advertências de Deus não são juízos. Deus aponta para os nossos pecados, desafia o nosso procedimento imprudente num esforço de preparar-nos para o que está por vir. O Senhor não quer

"que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento"(2 Pedro 3:9).

Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. (Ap 3:11).

Diante do exposto perguntamos: Qual o tratamento bíblico para esta situação?

Deus Desperta o Acomodado

Efésios 5:14a nos diz: "Desperta ó tu que dormes".

Na Bíblia, há muitas advertências para que nos mantenhamos em constante vigilância, Mateus 26.41: "Vigiai e orai para que não entreis em tentação". (Romanos 13:11 - I Tessalonicenses 5:6).

Quando as práticas normais da vida cristã começam a desaparecer, o crente está correndo perigo! Quando...

  • Falta interesse em testemunhar: Atos 1:8;
  • Falta vontade de frequentar a congregação: Salmos 122:1;
  • Há Negligência na leitura bíblica: Isaías 34:16.;
  • Há Negligência na oração: I Tessalonicenses 5:17;
  • Falta interesse em contribuir, participar das atividades ministeriais.

Tudo isso demonstra que o primeiro amor está esfriando, então é hora de despertar.

Há uma guerra invisível ao nosso redor. O inimigo avança e precisamos fazer soar o alarme.

A Palavra de Deus está avisando sobre um grande perigo à frente. Alguém está ouvindo? O alarme já soou, e precisamos prestar atenção ao chamado. Mas, o que as pessoas estão fazendo? Estão dormindo.

Já é muito tarde, a civilização está se desintegrando ao nosso redor. A noite vai alta. Pode ser mais tarde em sua vida do que você imagina. Você tem apenas alguns dias a mais, para servir ao Senhor Jesus:

"Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa" (Tg 4.14).

Há muitas coisas que é preciso fazer, mas o tempo é curto. Por isso Desperte-se!

"Levanta-te dentre os mortos" - Ef 5:14b

O desânimo é algo progressivo. Se o crente chegou ao ponto de estar entre os mortos, ele está correndo grande perigo.

  • Deus vê o acomodado "descansando" dentro de uma cova, junto com pessoas espiritualmente mortas. Crentes que parecem incrédulos pelo estado espiritual em que se encontram.
  • Deus chama, desperta, convoca... Não é do interesse de Jesus que o seu povo fique descansando em tempo de batalha.

I Tessalonicenses 5:6 - não durmamos, pois, como os demais, antes vigiemos e sejamos sóbrios.

É preciso sair da cova, tomar uma atitude de sair do meio dos mortos.

Quem Sai da Cova é Iluminado

"E Cristo te iluminará". Ef 5:14; João 15:5. I João 2:27.

Aquele que obedece ao despertamento divino e sai da cova, tem a promessa de receber a "iluminação", o entendimento, a revelação de Deus. Essa pessoa saberá o que fazer neste tempo difícil.

  • Quando despertados somos abençoados com o entendimento e, então, podemos seguir o caminho fora do perigo e despertar outras pessoas para que façam o mesmo.
  • Ao sermos despertados e voltarmos à ativa podemos aguardar o Senhor Jesus na Sua vinda gloriosa, desejar a sua volta, orar por ela, ansiar por ela, pensar nela constantemente, com a verdadeira segurança de que estamos preparados para o grande encontro.

Quanto mais distantes de Deus ficamos, mais nos firmamos em nossas bases falsas, porém, quanto mais nos aproximamos de Deus, mais percebemos nossas fragilidades e pecados. Cristo nos ilumina e então passamos a ver com a visão real.Migramos da falsa para a verdadeira segurança.

"Ai de mim", Isaías. 6:5.

Conclusão

Amados irmãos, concluímos esta nossa breve reflexão fazendo um apelo:

Deixe as falsas bases de segurança e firme-se na Palavra de Deus. Saia da acomodação espiritual e envolva-se na Seara de Deus. Siga o projeto de vida de Jesus: "Minha comida e bebida é fazer a vontade do Pai". João 4:32-34.

Faça Valer a Pena a sua vida.

Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar. Jo 9:4

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!