O Dever de Orar Sempre e Nunca Esmorecer

14/06/2021

No capítulo 18 do evangelho segundo Lucas, lemos:

"Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer:

Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me. Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo. Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?" - Lucas 18:1-8.

O motivo de Jesus ter falado essa parábola foi para "que todos entendessem o dever de orar sempre e não desanimar". Alguns de nós pode, provavelmente, ter um pedido de oração que ainda não foi respondido e por isso se sentirem desanimados, permanecendo desencorajados para continuar suplicando a Deus.

O pedido da viúva ao juiz de sua cidade não foi errado ou impossível de ser atendido. Pelo contrário, foi um pedido justo e dentro da lei. De modo semelhante, algumas pessoas podem ter pedidos bons e justos, mas suas orações ainda não receberam uma resposta de Deus. Quando isso acontece, o que a Palavra de Deus nos diz para fazer?

A Bíblia nos ensina e nos encoraja a insistir, a perseverar em oração a Deus. A Bíblia nos ensina a continuar com as nossas petições diante do reto juiz de toda a terra, sem apresentar qualquer tipo de desânimo.

É importante sabermos que alguns pedidos de oração não serão atendidos porque eles precisam estar alinhados com a vontade de Deus. A soberania divina é um dos perfeitos atributos do ETERNO Deus. Há assuntos que o SENHOR já decretou sobre os mesmos e não podemos e nem devemos querer qualquer tipo de mudança. Há pedidos que o SENHOR responde negativamente. Deus, no conselho de Sua vontade, diz não. No entanto, para as petições que você sabe através da Bíblia que estão de acordo com a vontade de Deus, não deve haver desânimo, mas perseverança em orar por essas causas alinhadas com o propósito divino. Jesus disse em Mateus 7:7-11:

Mateus 7:7-11

"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?"

O Senhor dará boas coisas aos que lhe pedirem. Ele abrirá a porta para aqueles que batem. Ele será encontrado por aqueles que o procuram.

O texto faz uma analogia espiritual, ele mostra uma porta aberta para o fiel ir a Deus em oração com determinação e confiança, apresentando-lhe os nossos pedidos. Alguns de nós pode ter batido à porta, três vezes ou mais, mas a porta continua fechada. Por quê? Quando a porta continua fechada somos condicionados naturalmente ao desânimo. "Se Deus realmente me ama, por que não me atende?" O que fazer? Saiba que a oração tem implicações mais profundas do que uma simples petição. A prece, entre outras coisas importantíssimas, muda o nosso ser, o nosso modo de pensar, de sentir, de crer e de se relacionar com Deus.

Se a porta continua fechada há um bom motivo para isso. Talvez não seja o tempo devido, o momento certo ou quem sabe, ainda não extravasamos o coração como deveríamos fazer diante de Deus. Será que escondemos alguma coisa? Quando Jó foi julgado, ele não estava feliz, mas triste. E o que ele fez não foi esconder sua tristeza, nem suas dúvidas e perguntas, mas expressá-las abertamente. Ele disse:

Jó 23:3-5

"Ah! Se eu soubesse onde o poderia achar! Então, me chegaria ao seu tribunal. Exporia ante ele a minha causa, encheria a minha boca de argumentos. Saberia as palavras que ele me respondesse e entenderia o que me dissesse."

Jó era muito aberto a Deus e apesar de seus três amigos estarem tentando convencê-lo de algum erro praticado, que, por sua vez seria a causa de todo problema que o atormentava, no final o SENHOR disse: "meu servo Jó tem falado de mim o que é certo" (Jó 42:7).

A Bíblia diz em 1 Jo 4:18 que "Não há temor no amor, mas o perfeito amor lança fora o medo" (I João 4:18). Se realmente amamos a Deus, não devemos ter medo de lhe falar abertamente, mas expressar em oração o que sentimos, pensamos e cremos. Sim, Ele é o Deus Todo-Poderoso. Mas, Ele é também o nosso pai celeste. Ele nos ama e espera que as nossas orações sejam verdadeiras e sinceras.

Se você orou por algo dentro da vontade de Deus e ainda não recebeu a resposta, você deve, como filho, insistir novamente, perseverar em suas orações até que, no momento certo, o Pai Celeste atenda a sua prece.

Em Lucas 11:5-10 está escrito:

"Disse-lhes ainda Jesus: Qual dentre vós, tendo um amigo, e este for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: Amigo, empresta-me três pães, pois um meu amigo, chegando de viagem, procurou-me, e eu nada tenho que lhe oferecer. E o outro lhe responda lá de dentro, dizendo: Não me importunes; a porta já está fechada, e os meus filhos comigo também já estão deitados. Não posso levantar-me para tos dar; digo-vos que, se não se levantar para dar-lhos por ser seu amigo, todavia, o fará por causa da importunação e lhe dará tudo o de que tiver necessidade. Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, abrir-se-lhe-á" - Lucas 11:5-10 .

Orar sempre, sem nunca esmorecer

O Senhor Jesus usou esses exemplos para nos dizer que devemos insistir em oração a Deus e não desanimar em apresentar os nossos pedidos. A viúva sabia que o juiz de sua cidade "não temia a Deus e nem considerava homens". E, no entanto, ela não desanimou. Insistiu. Para a viúva, esse juiz era o único que poderia dar uma solução à sua causa. Essa parábola traz em seu âmago um exemplo que devemos seguir: ir até o justo juiz e suplicar ao Deus ETERNO o seu julgamento, confiando que o SENHOR certamente fará justiça aos seus escolhidos que a ele clamam dia e noite.

No registro de Lucas 11:5-9 vemos alguém batendo a porta de seu amigo, e isso à meia-noite. A necessidade emergencial fez com que esse homem buscasse ajuda, mesmo em uma hora não apropriada. Ele não tinha muitas opções: Ou bateria à porta de seu amigo ou simplesmente ficaria inerte e diria "nada pode ser feito". Em vez disso, ele bateu à porta do amigo. E, então, segue as palavras do Senhor: "Pedi e vos será dado, buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á." Pois todo o que pede recebe, e quem busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta "(Lc 11:9-10).

A Bíblia diz que devemos orar sem cessar. 1 Ts 5:17

Orar sem cessar tem dois ensinos estreitamente relacionadas:

O primeiro é sobre a necessidade de criarmos um hábito de oração; que a oração faça parte de nosso viver diário, assim como a comida que comemos e o ar que respiramos. Que o crente jamais deixe de orar, mas ore sempre.

O segundo diz respeito a uma causa específica que deve ser motivo de oração até que seja consumada a resposta; não devemos parar de orar, mas insistir em súplicas a Deus até que tenhamos uma resposta do SENHOR.

Diante de tudo que foi dito o mais importante é que todos orem e não desfaleçam.

Orar é estar na presença de Deus para um momento relacional, onde apresentamos devoção e pedidos pessoais.

Em primeiro lugar a sua oração pode ser fruto de seu coração, de sua fé ou guiada pelo Espírito Santo, na língua dos homens ou línguas espirituais;

Em segundo lugar a sua oração pode ser espontânea, formal, lida ou decorada.

Em terceiro lugar a sua oração pode ser: temática ou abrangente, única ou repetida.

Em quarto lugar a sua oração pode ser individual ou em concordância, em pequeno grupo ou congregacional.

Em quinto lugar a sua oração pode ser breve ou longa, silenciosa, contemplativa, fervorosa ou agonizante.

Em sexto lugar a sua oração pode ser de louvor, de adoração e ações de graças, devoção, tributo, honra e reconhecimento dos atos divinos.

Em sétimo lugar a sua oração pode ser invocatória do poder divino, por um avivamento, fluir da unção e pelo derramar dos dons espirituais.

Em oitavo lugar a sua oração pode ser de rendição pessoal, de confissão, renúncia, , quebrantamento, quebra de pactos , consagração, voto e dedicação de vida.

Em nono lugar a sua oração pode ser de petição, de orientação, de socorro, de proteção, de cura, de provisão e sustento.

Em décimo lugar a sua oração pode ser imprecatória, invocando o juízo de Deus sobre uma causa, ou oração reivindicatória, clamando pelo cumprimento de uma promessa bíblica.

Em décimo primeiro lugar a sua oração pode ser intercessória: pela família, próximo e autoridades constituídas.

Em décimo segundo lugar a sua oração pode ser evangelística, por libertação, milagres e salvação de almas.

Em décimo quarto lugar a sua oração pode ser de batalha espiritual, estratégica, de resistência contra demônios e forças malignas nos ares.

Conclusão

O mais importante é que você ore. Desenvolva um hábito de oração, seja em locais e horários específicos, seja de forma espontânea, seja continuamente em todo tempo e lugar.

Temos o dever de orar sempre e não desanimar, por isso "Orai sem cessar!".