O Poder do Sangue

03/01/2022

Introdução

O conhecimento dos antigos sobre o sangue pode ter sido baseado na simples observação de que um animal perde sua vida quando perde seu sangue. Hoje podemos aprofundar o senso de sabedoria e de significado da Lei de Moisés quando o assunto é tão claramente reconhecido pela pesquisa científica moderna.

A identificação explícita do sangue com a vida é feita em Deuteronômio (12:23): "Pois o sangue é a vida (nepeš) e você não deve consumir a vida junto com a carne (bāśār)".

A vida da carne está no sangue, Levítico 17:11. Essa frase extraída dos escritos mosaicos foi comprovada pelos fatos mais incontestáveis. Que o sangue realmente possui um princípio vivo, e que a vida de todo o corpo é derivada dele, é uma doutrina da revelação Divina, e uma doutrina que as observações e experimentos dos anatomistas mais precisos confirmaram a sua veracidade.

A Vida Depende do Sangue

A vida humana depende do sangue, é preservada e nutrida por ele.

Paulo diz: Deus fez de um só sangue todas as nações dos homens, Atos 17:26 . E isso é demonstrado pelo fato de que todo ser humano, desde o primogênito de Eva até a hora presente, foi formado e mantido pelo sangue da mãe; e que, a partir da ação do sangue, o corpo humano, depois de nascer no mundo, tem sua sustentação.

O Sangue do Cordeiro

O sangue foi posto como símbolo da obra expiatória de Deus, e só podia ser dado a Ele, portanto, não estava disponível para consumo humano.

O sangue de animais deveria ser considerado sagrado e em nenhuma circunstância poderia ser comido. Sendo lei, essa ordenança seria continuamente repetida e estaria perpetuamente na mente dos israelitas.

A vida de um cordeiro foi designada e aceita por Deus como um substituto para a vida do pecador (em referência à vida de Cristo, que deveria ser dada para a vida da humanidade).

O sangue derramado de cada animal, apresentado em sacrifício, representava a expiação que Deus havia disponibilizado para o seu povo. Cada sacrifício era uma execução da sentença da lei sobre um substituto para o ofensor, e cada oferta apontava para a morte substitutiva de Cristo.

Jesus derramou o seu sangue sobre a terra

Jesus entrou em agonia no Jardim do Getsemani e seu suor tornou-se como gotas de sangue a escorrer pela terra. Lc 22:44.

Suor com sangue ou "hematidrose" é um fenômeno raríssimo, produzido em condições excepcionais de tensão física e emocional. Para provocá-lo é necessária uma fraqueza física, acompanhada de um abatimento moral violento causado por uma profunda angústia. Tal tensão extrema produz o rompimento dos finíssimos vasos capilares que estão sob as glândulas sudoríparas, o sangue se mistura ao suor e se concentra sobre a pele, e então escorre por todo o corpo até a terra.

Jesus foi chicoteado. O flagelo romano que Jesus sofreu antes de ser crucificado normalmente consistia em 39 chicotadas, mas poderia ter sido mais (Marcos 15:15; João 19:1). O chicote usado, chamado flagrum, consistia em tiras de couro trançadas com bolas de metal e pedaços de ossos afiados. As bolas adicionavam peso ao chicote, causando hematomas profundos quando a vítima era atingida. Os pedaços de osso serviam para cortar a carne. À medida que a tortura continuava, os cortes resultantes eram tão graves que os músculos esqueléticos, veias subjacentes, tendões e intestinos das vítimas muitas vezes ficavam expostos. Esse espancamento era tão severo que, às vezes, as vítimas não sobreviviam a ele para serem crucificadas.

Uma coroa de espinhos foi cravada na cabeça de Jesus. A quantidade de sangue que sai quando a cabeça é ferida é muito grande.

Aqueles que passavam por esse processo de tortura frequentemente entravam em choque hipovolêmico, devido o baixo volume sanguíneo. Em outras palavras, a pessoa perdia tanto sangue que entrava em choque. Os resultados seriam:

1) O coração trabalharia para bombear sangue que não estava lá.

2) A vítima entraria em colapso ou desmaiaria devido à pressão arterial baixa.

3) Os rins deixariam de funcionar para preservar os fluidos corporais.

4) A pessoa sentiria sede extrema à medida que o corpo necessitasse reabastecer os líquidos perdidos.


Há evidências nas Escrituras de que Jesus passou por um choque hipovolêmico como resultado da tortura que foi submetido e de ter perdido muito sangue antes da crucificação. Enquanto Jesus carregava a cruz para o Gólgota (João 19:17), Ele entrou em colapso e um homem chamado Simão foi forçado a carregar a cruz ou ajudar Jesus a carregá-la pelo resto do caminho até a colina (Mateus 27:32- 33; Marcos 15:21-22; Lucas 23:26). Esse colapso indica que Jesus tinha pressão arterial baixa. Outro indicador de que Jesus sofrera um choque hipovolêmico foi a Sua declaração de que estava com sede quando pendurado na cruz (João 19:28), indicando a extrema necessidade de Seu corpo reabastecer líquidos.

Podemos especular, com grande probabilidade de acerto, que antes da morte na cruz, o batimento cardíaco acelerado causado pelo choque hipovolêmico também fez com que o líquido corporal se acumulasse ao redor do coração e dos pulmões. Essa coleta de líquido na membrana ao redor do coração é chamada derrame pericárdico, e a coleta de líquido ao redor dos pulmões é chamada de derrame pleural. Isso explica porque sangue e água saíram do lado de Jesus quando foi perfurado com uma lança por um soldado romano. (João 19:34).

Amados irmãos, a frase "o sangue de Cristo" é a expressão da morte sacrificial e expiatória de Jesus em nosso favor. O plano de redenção do homem gira em torno do poder do sangue de Jesus. A nossa redenção é atribuída ao sangue de Jesus Cristo. No altar da cruz o sangue de Jesus pode fazer expiação pela vida dos homens. Jesus não apenas foi crucificado, mas o Seu sangue foi derramado. Jesus entregou a sua vida em favor dos homens.

O sangue de Cristo é a base da Nova Aliança. Na noite da última Páscoa, Jesus ofereceu o cálice de vinho aos discípulos e disse: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de muitos" (Lucas 22:20).

Embora o sangue de animais no A.T. tenha sido um "lembrete" do pecado do homem e da graciosa expiação divina, somente o precioso sangue de Cristo (1 Pedro 1: 19) pagou por completo a dívida que tínhamos a Deus, de modo que não precisamos de nenhum outro sacrifício pelo pecado. Hebreus 9:12. Somente o sangue de Jesus Cristo tem o poder de expiar um número infinito de pecados cometidos por um número infinito de pessoas ao longo dos tempos; e todos cuja fé repousa nesse sangue serão salvos.

O Lugar do Sacrifício (Levítico 17:8-9)

O zelo de YHWH com a solenidade e pureza em coisas aparentemente simples revelou o Seu supremo amor pela santidade e o Seu intenso ódio pelo pecado.

YHWH deu instruções minuciosas e amplas ao Seu povo, que deveria aproximar-se Dele por meio de sacrifício, e esse sacrifício devia ser oferecido no altar de holocaustos, à porta do Tabernáculo: "ali oferecerás" ( Deuteronômio 12:13-14 ).

O sangue dos animais devia ser apresentado à porta do tabernáculo, para lembrar ao povo de que a vida vem de Deus e a interrupção da existência só pode acontecer sob Seu conhecimento.

Assim, Jesus também sofreu fora das portas da cidade, para santificar o povo por meio do seu próprio sangue. Hebreus 13:12.

Amados irmãos, somente na cruz Deus será misericordioso para com nossa injustiça, e somente em Cristo Ele nos encontrará com o perdão.

Podemos comer carne com sangue?

Sim, desde que haja o entendimento do que diz as Escrituras sobre o assunto para não incorrer em dúvida e pecado.

Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque o que faz não provém da fé; e tudo o que não provém da fé é pecado. Rm 14:23.

A razão da proibição de comer sangue no A.T. era direcionar para aquele sangue uma reverência, valor e estima sobre a sua importância como expiação pelo pecado do homem.

Essa lei cerimonial considerava o sangue dos animais como resgate da vida, apontando para o futuro, o Cordeiro de Deus (Jesus) que tira o pecado do mundo. Portanto, o poder expiatório do sangue, como sede da vida, era o motivo de sua proibição como alimento humano.

Mas agora, no N.T., vendo que o sangue de Jesus foi derramado e a expiação real foi feita, fica claro que o fim da lei foi atendido. Hoje a realidade é outra. A lei foi cumprida em Cristo (Rm 10:4). Agora somente o sangue de Cristo purifica-nos de todo pecado. Sendo assim, não há mais o motivo de abstenção porque o sangue de animais não é mais designado para fazer expiação pelo pecado do homem. Agora é o sangue de Cristo que faz expiação de maneira real e eficaz.

"...e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado". 1 Jo 1:7.

É importante dizer que o sacrifício de animais no A.T. representava a expiação dos pecados, mas não era uma expiação real e eficaz. Somente com o sacrifício do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jesus), a remissão do pecado aconteceu de forma real e eficaz.

No Novo Testamento o sangue de Cristo é (simbolicamente) para ser bebido em um sentido espiritual (Santa Ceia), e isso, entre outras coisas, mostra-nos que a antiga ilegalidade de comer carne com sangue, cessou.

E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; pois isto é o meu sangue, o sangue do pacto, o qual é derramado por muitos para remissão dos pecados. Mt 26:27-28.

"... Assim declarou puros todos os alimentos". Mc 7:19.

Não é, porém, a comida que nos há de recomendar a Deus; pois não somos piores se não comermos, nem melhores se comermos. 1 Co 8:8.

Nota:

A proibição de comer sangue foi continuada pelo Conselho de Jerusalém (Atos 15:20), mas a observância do regulamento não foi imposta como um dever obrigatório para todos os homens, mas como "uma concessão necessária" aos sentimentos judaicos, permitindo que judeus e gentios convertidos vivessem juntos de forma harmoniosa (veja 1 Sm 14:32; Ez 33: 1-33: 35; At 15:20).

Conclusão

Amados irmãos, do modo que o sangue de Jesus circulava em Seu corpo físico, dando vida a cada célula, o Espírito Santo hoje opera na Igreja, visitando cada membro do Corpo de Cristo, transmitindo vida eterna a cada um de nós.

Creia no poder do sangue de Jesus.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!

P.S.:

Outros versículos sobre o assunto

Levítico 8:15 - Moisés sacrificou o novilho, e com o dedo pôs um pouco do sangue em todas as pontas do altar para purificá-lo. Derramou o restante do sangue na base do altar e assim o consagrou para fazer propiciação por ele.

Levítico 16:11 - "Arão trará o novilho como oferta por seu próprio pecado para fazer propiciação por si mesmo e por sua família, e ele o oferecerá como sacrifício pelo seu próprio pecado.

Levítico 17:14 - porque a vida de toda carne é o seu sangue. Por isso eu disse aos israelitas: vocês não poderão comer o sangue de nenhum animal, porque a vida de toda carne é o seu sangue; todo aquele que o comer será eliminado.

Mateus 20:28 - como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

Mateus 26:28 - Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.

Romanos 3:25 - Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;

Romanos 5:9 - Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele!

Efésios 1:7 - Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,

Colossenses 1:14 - em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.