O Semeador

23/11/2020

Apresentação

Para ilustrar as verdades espirituais que somente Jesus conhecia, frequentemente ele utilizava pequenas histórias sobre os acontecimentos do dia a dia. A parábola do semeador relata de que forma a palavra de Deus é recebida por diferentes tipos de pessoas. (Lucas 8:5-8)

Não há seres humanos iguais! Todos são diferentes. E essa diferença é muito boa e interessante, pois com ela temos ótimas vivências e aprendemos muito uns com os outros. Mas, trazendo isso para o lado espiritual, como essas diferenças podem interferir em nossa relação com Deus e com o nosso destino eterno?

Introdução

Na Parábola do Semeador Jesus falou sobre um homem (agricultor) que saiu a semear. Ele lançou sementes em quatro lugares distintos, com diferentes resultados, dependendo do tipo de solo (Marcos 4.3-20).

  • Enquanto o homem semeava, uma parte das sementes caiu ao pé do caminho. Então vieram as aves e comeram as sementes que caíram.
  • Outra parte das sementes caiu em meio às pedras, onde não havia terra suficiente. Essas sementes logo germinaram, mas foram queimadas rapidamente pelo sol, porque não tinham raízes.
  • Outra parte das sementes acabou caindo entre espinhos. Os espinhos cresceram e acabaram sufocando as sementes que tinham caído ali.
  • Finalmente outra parte das sementes caiu em boa terra. Essas sementes germinaram, cresceram e produziram muitos frutos.

Contexto da Parábola do Semeador

O semeador lançava as sementes ao solo, mas, inevitavelmente algumas sementes acabavam caindo pelas veredas que cortavam os campos. Essas trilhas não eram alcançadas pelo arado e os agricultores utilizavam-nas para percorrerem a plantação. O solo dessas veredas era duro e as sementes não penetravam nele, por isso as semente que ali caiam facilmente serviam de alimento para os pássaros.

Jesus também disse que algumas sementes caíram no meio das pedras, em terreno pedregoso. As sementes que caíam nessa parte do solo  brotavam por causa da fina camada de terra. Mas pela falta de raízes, acabavam definhando no sol.

Por vezes algumas sementes caiam entre os espinhos e entre outras ervas daninhas; a semente germinava, crescia, mas era sufocada e impedida de frutificar.

Felizmente as sementes que caíam em solo fértil germinavam e produziam bons resultados.

Explicação e significado da Parábola do Semeador

A Bíblia diz que quando os discípulos ficaram sozinhos com Jesus, eles pediram para que Jesus explicasse o significado da parábola (Marcos 4.10).

A semente é uma representação da Palavra de Deus. Segundo, o semeador é uma figura do próprio Cristo e, consequentemente, de todo aquele que se ocupa do serviço de proclamar o Evangelho. Terceiro, o solo citado na Parábola, é uma indicação dos diversos tipos do coração humano.

O semeador

"O que semeia a boa semente é o Filho do homem" (Mt 13.37). O semeador principal, portanto, é o próprio Senhor Jesus que semeia a palavra do Reino, e em segundo plano, os semeadores somos nós, seus discípulos, nós que pregamos a palavra de Deus, isso é, as boas novas de salvação (Mt 28.18,19; Mc 16.5). O apóstolo Paulo fala em I Coríntios 3.6, "... eu plantei a semente, Apolo regou as plantas, mas Deus fez vocês crescerem."

A semente

A semente é a palavra de Deus" (Lc 8.11).

A Palavra de Deus é a semente que acolhida no coração do homem, germina, cresce e frutifica. A palavra de Deus é como uma semente pura com um poder extraordinário de gerar vida eterna.

Os terrenos

Os terrenos da parábola simbolizam corações humanos. Cada pessoa possui características próprias que podem ou não permitir que a palavra de Deus venha germinar, crescer e frutificar. A maneira como tratamos a Palavra de Deus em nossos corações determinarão os seus efeitos em nossas vidas.

Jesus falou que quando alguém ouve a palavra de Deus, mas não entende, o maligno vem e arrebata o que foi semeado em seu coração, tal como as aves comem as sementes que caem pelo caminho.

O solo representa aquela pessoa que, ao ouvir a mensagem, rapidamente e impulsivamente a recebe com alegria, mas pela falta de raiz permanece pouco tempo na fé. São pessoas que vivem o evangelho de forma superficial. A Semente nasceu rapidamente, mas não podendo aprofundar suas raízes, não conseguiu ter contato com água em quantidade suficiente e foi queimada pelo sol. Aquele que não cresce espiritualmente, não tem aprofundamento com a Palavra de Deus, não suportará os dias maus. Logo que surge a aflição ou a perseguição, essa pessoa não resiste.

Há também aquela pessoa que ouve a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a mensagem, tornando-a infrutífera. Esse é aquele que foi semeado entre os espinhos.

Contudo, o exemplo da semente que foi semeada em bom solo representa aquele que escuta e atende a mensagem de Deus com pleno entendimento e a põe em prática com dedicação. Esse dá fruto em abundância.

Três Lições Preciosas

A Parábola do Semeador traz lições muito importantes derivadas de seu significado principal. Aqui destacamos três delas.

I- Em primeiro lugar, a Parábola do Semeador ensina que a semente do Evangelho alcança diferentes corações e apresenta resultados distintos em cada um deles.

  • Algumas pessoas possuem um coração insensível, que não responde positivamente ao convite do Evangelho. Essas pessoas nem mesmo refletem na mensagem anunciada.
  • Outras pessoas possuem um coração impulsivo, mas uma vez que a emoção passa, essas pessoas voltam à sua antiga condição.
  • Há um terceiro grupo formado por pessoas que receberam a palavra de Deus, mas possuem um coração muito ocupado com as coisas desta vida. Ludibriadas com desejos terrenos e ilusões de riquezas, essas pessoas desprezam o verdadeiro tesouro que vem de Deus.
  • Finalmente há aquelas pessoas que possuem um coração bem preparado, um coração que responde positivamente à Palavra de Deus.

II- A segunda lição que destacamos nessa parábola é a responsabilidade humana. A responsabilidade pelo resultado da germinação da semente é colocada na condição do solo. A semente lançada foi a mesma para os quatro tipos de solo. Não havia problema com a semente e nem com o semeador.

Assim, de modo semelhante, podemos dizer que o coração do ouvinte é que responde a mensagem do Evangelho e permite o efeito da Palavra sobre ele.

O coração onde a palavra de Deus cria raízes, cresce de forma saudável e frutifica é comparado ao bom solo.

III- A terceira lição que destacamos nessa parábola mostra que a frutificação é uma marca do verdadeiro cristão. Todo genuíno discípulo de Jesus Cristo necessariamente irá frutificar para a glória de Deus. O próprio Jesus fala claramente disso ao se referir à Videira e os seus ramos (João 15). Todavia, o grau de frutificação não é igual para todos. Uns produzem mais, outros menos, mas todos produzem.

CONCLUSÃO

A palavra de Deus é anunciada a todos os tipos de pessoas no mundo inteiro; muitos a recebem, mas poucos permanecem fiéis até o fim. A maioria tem um prazo de validade curto, quando surgem as tentações ou provações, morrem espiritualmente; somente uma minoria permanece saudável, frutificando satisfatoriamente no Reino de Deus até o fim. Felizmente ainda há pessoas que recebem e acolhem a Palavra de Deus de bom grado. Essas pessoas são como a terra boa para o plantio.

Deus quer que sejamos como uma terra boa para a plantação, a fim de que a Sua Palavra possa produzir em nós bons e abundantes frutos que perdurem para a vida eterna.

Pertencemos a qual dos quatros tipos de terra da parábola do semeador? Até hoje temos sido qual tipo de solo?

O nosso desejo e oração é que tenhamos um coração acolhedor da Palavra de Deus, que possamos empreender esforços para permitir que a santa Palavra transforme a nossa vida conforme a vontade do SENHOR e que sejamos instrumentos dele, fazendo a boa obra diante dos homens e diante do nosso Altíssimo Deus.

Jesus termina a Parábola do Semeador com a conhecida exortação: "Quem tem ouvidos para ouvir, ouça" (Mateus 13-3-9).

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente!