Os Dominadores

17/04/2023

Reconhecemos que existe um domínio maligno na sociedade pós-moderna; os governos e a maior parte da humanidade foram submetidos e enganados por demônios.

A natureza humana, carnal-pecaminosa, é propícia às influências e ataques de Satanás e seus demônios. Esses seres malignos inspiram, orientam, motivam e dirigem os homens de um modo geral e os grandes líderes, de modo especial, a um estado de rebelião a Deus. E a acão maligna cresce à medida que nos aproximamos do fim dos tempos.


Quando nascemos, inocentes de qualquer pecado praticado, entramos em um mundo pré-organizado de 6.000 anos, permeado pelo espírito de Satanás e seus demônios, os quais induziram homens à criação de culturas malignas que têm enganado completamente a humanidade, direcionando o foco dos humanos para coisas distantes do propósito de Deus. Em consequência, enfrentamos um desafio tanto dos demônios quanto deste mundo/sistema, que jaz no Maligno. I Jo 5:19.

Os seis mil anos de história da humanidade mostram que absorvemos muito rapidamente o curso do mundo ao nosso redor (Ap 12:9) . A maioria dos humanos está totalmente inconsciente de que foi enganada e se encontra escravizada, servindo aos propósitos de Satanás. Mesmo que informados pela pregação do evangelho, os homens não compreendem a extensão dessa realidade, a menos que Deus os atraia abrindo seus olhos espiritualmente (Jo 6:44-45; 2 Co 4:4 ).

Os espíritos malignos usam pessoas para realizar seus planos de destruição. Essas pessoas ingerenciadas estão sob forte influência dessas forças espirituais e, por serem enganadas, não sabem que estão sendo usadas a serviço de Satanás! Muitos não estão necessariamente possuídos, mas influenciados por demônios para agir segundo a vontade de Satanás. Muitos são de alto escalão na liderança de nações, organizações globais, científicas, religiosas, etc.

A maioria não sabe que foi enganada ou como foi enganada. Satanás e seus demônios não nos sentaram para nos dizer: "Estamos aqui para enganar, escravizar e destruir todos vocês". Nós sabemos essas coisas porque a Palavra de Deus nos revela esta verdade, e nós cremos nela.

O engano e seus comportamentos resultantes nos foram transmitidos por meio da cultura em que nascemos. A cultura, o mundo ao nosso redor, é o meio dessa influência corruptora. Mas, seria inocência nossa pensar apenas no engano inconsciente da humanidade. Na verdade, há muitos grupos e sociedades secretas que servem voluntariamente a Satanás.

E o que dizer da igreja diante de tudo isso? Se somos crentes em Jesus Cristo, fomos libertos do engano pela revelação de Deus sobre Si mesmo, mas a admoestação urgente de nosso Senhor e Salvador é: "Cuidado que ninguém vos engane".

O Controlador do Mundo

O Diabo, o príncipe das potestades do ar, regula o atual modo de vida do mundo, operando nos filhos da desobediência (Ef 2:2). As pessoas se rendem ao encanto e domínio do mundo e, como resultado tornam-se escravas do poder maligno (Rm 6:16).

As pessoas que rejeitam a autoridade divina e não se submetem ao senhorio de Jesus Cristo estão sujeitas ao poder sobrenatural de Satanás e seus demônios. A personalidade e a vontade dessas pessoas são dominadas por esses espíritos invasores, enganadores e sem lei.

Vários demônios anseiam pela incorporação. A possessão demoníaca consiste em um ou mais demônios habitando um ser humano (Lc 8:32-33 ).

Quando o indivíduo é demonizado, o corpo e a mente são invadidos por um hospedeiro espiritual, causando conflito e desarmonia. Doenças mentais, comportamento depravado ou violento, juntamente com doenças físicas, muitas vezes acompanham a possessão demoníaca.

Ficamos pensando sobre a existência de centenas, milhares de líderes habitados por espíritos malignos, governando instituições e nações no mundo inteiro. Essa é uma realidade muito preocupante.

Portas Abertas

Satanás entrou em Judas porque ele abriu uma porta para o Diabo, traindo Jesus Cristo. Porta é uma ação que confere legalidade para o inimigo agir na vida do indivíduo. Judas primeiro acolheu um plano de Satanás antes que o próprio Satanás entrasse, como o apóstolo João explica. (Jo 13:2 , 27; I Sm 16:14 ; I Rs 22:21-23).

Portas abertas conferem legalidade ao Diabo para dominar pessoas, escravizá-las e usá-las em seus macabros intentos.

P O R T A

P - pecado impenitente (sem confissão, sem arrependimento, sem mudança).

O – ocultismo e idolatria em todas as formas.

R – Rebelião às autoridades e a Deus – Ressentimentos também;

T – Teimosia (desobediência aos mandamentos de Deus) – Temor/medo também;

A – Alianças proibidas (luz com trevas, sociedades secretas, sexualidade fora dos padrões estabelecidos por Deus).

O ocultismo, a rebelião, as alianças proibidas por Deus e a imoralidade são portas abertas que precedem a possessão demoníaca. Quando uma porta é aberta, além da influência maligna sobre o indivíduo, uma possessão demoníaca pode acontecer a qualquer momento.

Uma rápida olhada na sociedade revela que há uma influência perversa sobre os habitantes da Terra. Essa influência é para que os homens aprovem e pratiquem a iniquidade.

Um pensamento mal é introduzido na mente humana, e o desejo humano é motivado a perseguir o anseio: "Mas cada um é tentado quando é atraído e seduzido pelos seus próprios desejos. Então, quando o desejo concebe, dá à luz o pecado. ; e o pecado, quando consumado, gera a morte" (Tg 1:14-15 ).

Primeiro vem a influência demoníaca com sugestões e seduções sutis; a influência pode aumentar e levar o indivíduo a atender os comandos demoníacos.

  • No esoterismo, os servos/escravos de Satanás são chamados de "servidores do mundo".

Espíritos Familiares

Infelizmente há pessoas que convidam demônios para entrar em suas vidas. Abrem as portas da legalidade com consciência dos fatos. Essas pessoas se tornam intimamente familiarizadas com esses demônios, chamados de "espíritos familiares" (Levítico 19:31 ; 20:6 , 27).

Deus adverte especificamente Israel em Lv 20:6 -

  • "E a pessoa que recorrer a médiuns e espíritos familiares, para se prostituir com eles, porei o meu rosto contra essa pessoa e a eliminarei do seu povo"

Influência em Sonhos?

Há muitos meios que Satanás utiliza para influenciar o homem. A mídia, as organizações globais, os governos, a ciência... e os sonhos noturnos (???).

Encontramos um exemplo no livro de Jó.

Em Jó 4:13-21 notamos que um espírito veio a Elifaz durante a noite, na forma de um pesadelo e lhe transmitiu uma mensagem. Geralmente nas Escrituras, quando as pessoas expressam medo com a aparição de anjos do SENHOR, esses mensageiros de Deus as confortam, dizendo algo semelhante a "Não temas" (veja, por exemplo, Dn 10:12 ; Lc 1:13 , 30; Ap 1:17). . No entanto, em Jó 4:13-21, esse ser indescritível permanece obscuro e assustador, algo atípico em toda a Palavra de Deus.

Observamos também que a mensagem desse espírito começa com uma acusação, técnica geralmente atribuída a Satanás (Ap 12:10). O espírito insinua que Deus não confia nos anjos. No entanto, entendemos que muitas vezes Deus confiou Sua Palavra e grandes responsabilidades aos anjos. A conclusão que temos é que essa mensagem noturna não é verdadeira, ela veio de um demônio que segue a Satanás. Não é de admirar que esse espírito maligno tenha amargura e animosidade contra Deus.

Nosso Deus não tem a intenção de nos destruir, como o demônio sugere, mas como Paulo declara em Romanos 8:28, "E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

Felizmente, a lição que fica no livro de Jó é que Deus estabeleceu limites para Satanás e seus demônios. Eles não podem tocar os filhos de Deus sem a permissão divina.

Heresias Condenáveis - 1 Timóteo 4:1-2

O inimigo consegue entrar e influenciar a igreja também. A fonte da falsa doutrina é demoníaca. Em 1 Tm 4:1-2 Paulo está escrevendo sobre homens que ouvem, consideram, seguem e depois ensinam doutrinas distorcidas (veja também II Pe 3:16). Paulo acrescenta em II Co 11:13-15 que, embora a falsa doutrina venha por meio de um homem, a verdadeira fonte do engano é Satanás . O homem é apenas um servo do inimigo. Pare um pouco e pense sobre quantas instituições religiosas estão servindo, conscientemente ou não, aos caprichos de Satanás...

Discípulos Ingerenciados?

Satanás é um inimigo muito astuto. Certamente, o Adversário , "anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar" (1 Pe 5:8). Mas, as chances dele nos confrontar individualmente são pequenas em comparação com as influências em nossos corações e as seduções do mundo governado pelo Maligno.

O Diabo e seus demônios construíram instituições, sistemas, ideologias, entretenimentos e uma cultura no curso deste mundo, que são armas de ataque contra nós. A maior parte da influência maligna vem do sistema, mas há inúmeras formas do inimigo agir e uma delas é vista em Mateus 16:21-23.

O texto bíblico acima mostra que até mesmo um discípulo de Cristo pode ser alvo da influência do inimigo e passar a falar um assunto implantado por demônios. Pedro foi ingerenciado pelo inimigo e falou algo que rapidamente Jesus a origem, a fonte de tal pensamento. Jesus reagiu imediatamente, dirigindo-se a Satanás, atribuindo a origem da ação de Pedro. Sem perceber, Pedro se permitiu ser um canal voluntário para a comunicação de Satanás! Mas Jesus repreendeu o autor daquela mensagem e não o transmissor.

A imagem vívida que Marcos 9:20-22 mostra pode nos ajudar a entender que:

  • A influência demoníaca afeta a todos nós até certo ponto. Este mundo nos influencia a fazer certas coisas que não são do agrado de Deus e, nesses casos, fomos influenciados por espíritos malignos.
  • Satanás e sua horda de lacaios criaram o sistema e o governam. Eles são os principados e potestades contra os quais lutamos (Efésios 6:12). Sua influência permeia todo o sistema de cima para baixo. Assim, João adverte: "Não ameis o mundo , nem as coisas que há no mundo... a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida não são do Pai" (I Jo 2 :15-16). É por isso que devemos ter tanto cuidado com quem e o que estamos seguindo.
  • Os principados e potestades de Efésios 6:12, farão o que puderem para impedir que nossa vida corresponda às verdades que Deus nos deu em forma doutrinária. Os demônios colocarão muitos pensamentos em nossas mentes, e cada argumento deles nada mais é do que pressão para aceitar as mentiras deste mundo.
  • A Palavra de Deus fornece o equilíbrio de que precisamos para caminhar dignamente na área física da vida, bem como na espiritual.

Amados irmãos, chegará um tempo, o Último Grande Dia, quando essas forças obscuras da razão não estarão mais livres para influenciar a humanidade como fazem agora.

Até que chegue esse dia, a solução para nós hoje é combater essa influência, não amando o mundo, abstendo-se de toda aparência do mal e tendo uma vida dirigida pelo Espírito Santo, fluindo de nosso relacionamento com Deus, por meio do estudo da Bíblia, oração, meditação, jejum ocasional e obediência constante. Estar na presença espiritual de Jesus Cristo é o nosso refúgio secreto.

A Jurisdição do Inimigo - Efésios 2:1-3

Satanás é descrito como "príncipe das potestades do ar". Esta frase soa familiar nas versões bíblicas que usamos, mas traduções alternativas podem ser mais adequadas para a compreensão do texto.

A Nova Bíblia Inglesa - "comandante dos poderes espirituais do ar agora em ação entre os súditos rebeldes de Deus".

A Concordata Literal do Novo Testamento o traduz como "chefe da jurisdição do ar, o espírito que agora opera nos filhos da teimosia".

  • Jurisdição é o território dentro do qual a autoridade pode ser exercida. Essa jurisdição específica é onde existe o ar, combinando com a palavra "celestial" em Efésios 6:12: "[lutamos] contra as hostes espirituais da maldade nas regiões celestiais/espirituais".

Nós somos cidadãos do Reino de Deus e em Cristo estamos no esconderijo do Altíssimo. Belzebu (senhor das moscas) vem para onde tem sujeira moral (pecado). Portanto, que nenhum filho de Deus abra a porta da legalidade para o inimigo entrar.

A Autoridade de Jesus Cristo

Sabendo que os poderes das trevas são terríveis forças do mal, Jesus falou sobre eles com intensidade e autoridade e nos conferiu autoridade para expulsar demônios.

Em Marcos 1:25-28 Jesus ordena que o demônio saia, dando-lhe uma ordem direta apoiada pela autoridade de Deus. Jesus diz ao demônio: "Cale-se " , que na verdade significa "seja amordaçado", uma frase que Ele também usa para acalmar a tempestade em Marcos 4:39 . O espírito imundo não fala mais, mas obedece. Jesus Cristo não solicita que o demônio saia, mas ordena com autoridade e ele obedece.

Por poder próprio ou autoridade própria, nenhum homem pode expulsar demônios. Paulo, ao repreender o "espírito de adivinhação" em Filipos, diz: "Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saia dela" (Atos 16:18 ).

O mesmo Jesus que já derrotou Satanás está em Seu trono, supervisionando nosso bem-estar. Sua proteção não é algo que ostentamos, mas é um poder em que podemos confiar.

Conclusão - Como vencer a luta?

Marcos 16:17 – Recebemos autoridade para expulsar demônios;

Tiago 4:7 mostra-nos conselhos poderosos contra o inimigo: "Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo e ele fugirá de vocês." Novamente, o encargo é resistir, mas está diretamente ligado à submissão a Deus. A submissão é o ato voluntário de colocar-se sob a autoridade de outro para mostrar respeito e obediência. Se nos submetermos a Deus, Satanás fugirá.

Efésios 6:11 - "Vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir às ciladas do diabo".

I Pedro 5:9 - "Resisti-lhe, permanecendo firmes na fé." Colocando isso em termos militares, um soldado provavelmente receberia o seguinte comando: "Não se renda! Não recue! Siga em frente com tudo o que você tem! Os reforços estão bem atrás de você". Deus no comando Sempre!

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!

Perguntas para reflexão:

  • Como podemos escapar das influências do inimigo na sociedade?
  • O que podemos fazer para resgatar vidas do engano?
  • O que confere legalidade para o inimigo agir em nosso meio?
  • Que tipo de proteção nós temos?