Palavras de Poder

18/05/2020

As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu! (Sl 19.14).

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas ó a que seja boa e necessária para a edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem. Ef 4:29

O Poder das Palavras e as Palavras de Poder

Introdução

No dias de João Batista o povo saia da cidade e caminhava até o deserto da Judeia porque queria ouvir a palavra de Deus. As pessoas daquela época estavam cansadas das leituras religiosas e dos comentários rabínicos sem vida, pregados nas sinagogas judaicas.

Os judeus afluíam de todos os lugares para ouvir o profeta João Batista porque sabiam que Deus falava através de sua boca. No deserto o povo podia encontrar respostas e toda orientação divina que necessitavam.

A carência espiritual das pessoas em nossos dias não é diferente. Avançamos muito na tecnologia e na ciência, mas nunca, em toda a história da humanidade, estivemos tão vazios e sem direção de vida. Corremos muito e não chegamos a lugar nenhum. Creio que este seja um dos principais motivos das pessoas buscarem a Palavra de Deus em meio a essa pandemia.

Ninguém procura um pregador para ouvir informações científicas, as pessoas estão precisando de orientações espirituais que venham atender as suas necessidades mais profundas. O povo espera que a igreja do Senhor Jesus tenha uma palavra do Alto, que seja de Deus e não do homem e que traga uma orientação segura para suas vidas.

Homens e mulheres em todo território brasileiro estão em busca de uma palavra poderosa que venha do céu, porque todos estão carentes e necessitados de orientação neste tempo difícil. As pessoas não confiam mais na mídia e nem nos políticos, não estão encontrando mais respostas verdadeiras nos meios seculares; o mundo está um caos e as pessoas aflitas buscam uma luz, alguém com autoridade espiritual que possa falar uma palavra libertadora, de poder e de esperança.

Diante disso hoje queremos falar sobre:

O Poder das Palavras e as Palavras de Poder.

Sem dúvida, a habilidade de expressar ideias, sentimentos e propósitos por meio da fala é uma das mais visíveis diferenças entre o ser humano e as outras espécies Mas, além disso, é importante sabermos que as palavras carregam em si algo que vai além da simples comunicação interpessoal.

Cremos à luz da Bíblia, que:

  • Há poder nas palavras (o efeito das palavras sobre pessoas)
  • Há palavras de poder (a ação das palavras revestidas de poder espiritual)

1-As Nossas Palavras Tem Poder de Morte e de Vida (Pv 18.21).

As nossas palavras têm efeito sobre as pessoas. Nossa fala influencia de forma positiva ou negativa. A comunicação verbal exerce influência cognitiva e impacto emocional sobre o ser humano.

Com o uso de palavras podemos edificar ou destruir vidas, renovar ou frustrar, ajudar ou prejudicar, fortalecer ou enfraquecer, animar ou deprimir, etc.

Há falador cujas palavras ferem como espada; porém a língua dos sábios traz saúde.Pv 12:18

A ansiedade no coração do homem o abate; mas uma boa palavra o alegra. Pv 12:25

A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente; veneno de víbora está debaixo dos seus lábios - Rm 3:13.

2 - As Palavras de Poder. (leitura indispensável: 2 Rs 1:2-17)

Palavras são mais do que sons vocálico; muito mais que uma transmissão de informações, sentimentos e emoções. As palavras carregam o peso espiritual de quem as fala e têm o poder de ligar e de desligar fatos no mundo físico. (Mt 18:18).

As palavras de poder estão diretamente relacionadas com a Autoridade espiritual daquele que fala. Observe a autoridade do profeta Elias. Quando ele falou para o fogo do céu descer, o milagre aconteceu.

João Batista não fez milagres como Elias, mas a sua autoridade espiritual era tremenda (Mt 11:11), sua palavra tocava o coração das pessoas e fazia mudanças de vida. A voz que clama no deserto tinha autoridade espiritual para falar e preparar o povo para receber o Messias, Jesus. Sua pregação era basicamente de exortação ao arrependimento: mudança de mentalidade e de comportamento.

Os judeus ouviram a Jesus Cristo e os escribas. A conclusão que chegaram foi que as palavras de Jesus eram diferentes, poderosas, porque Jesus as falava como alguém que tinha autoridade (Mt 7.28-29).

Jesus falou à figueira: "Nunca mais nasça fruto de ti", e ela secou-se... (Mc 11.12-14,20-24); Jesus falou ao mar: "Acalma-te..." (Mc 4.39); diante da morte de seu amigo Lázaro, Jesus disse: "Lázaro vem para fora..." (Jo 11.43-44).

Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. At 3:6

O centurião romano conhecia a autoridade das palavras de Cristo (Mt 8.5,13).

O que concluímos? As palavras de poder estão diretamente relacionadas com a Autoridade espiritual daquele que fala.

3-Quanto maior a nossa proximidade com Jesus Cristo, maior a nossa autoridade espiritual e maior o poder de nossas palavras.

Tudo em Jesus Cristo era de Deus: Suas palavras, Seus atos, Seus pensamentos, seus sentimentos e o seu ministério tinham o controle do Espírito de Deus e os demônios sabiam muito bem disso.

  • Autoridade delegada por Deus -

Respondeu-lhe Jesus: Nenhuma autoridade terias sobre mim, se de cima não te fora dado... Jo 19:11; Mt 28:18.

  • Autoridade por andar com Deus - No íntimo de Jesus Cristo repousava a Sua autoridade espiritual. Em sua essência inexistia qualquer ligação com as trevas. Jesus era todo luz.

Se desejarmos que as nossas palavras sejam além de verdadeiras, palavras poderosas... precisamos de vida com Deus. At 1:8

Se quisermos alcançar a vitória sobre as forças malignas, necessário se faz que haja um despojamento pessoal de tudo que pertence ao inimigo. É preciso quebrar vínculos e lançar fora as coisas visíveis e as invisíveis que têm estreita relação com Satanás.

4-O quer Fazer?

A recomendação bíblica tem três etapas:

  • Despojamento (retirar, renunciar, lançar fora tudo da velha vida)

...a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; Ef 4:22

  • Renovação do Pensamento (Pensamento renovado pelo Espírito Santo, vontade submissa à vontade de Deus)

...a vos renovar no espírito da vossa mente; Ef 4:23; Rm 12:2

  • Revestimento (vivendo a nova vida sob o senhorio de Jesus Cristo)

...e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade. Ef 4:2

Pode onde começar? Comece com uma aproximação do SENHOR. Tenha vida com Deus, comunhão profunda com Ele.

O conselho do Senhor é para aqueles que o temem, e ele lhes faz saber o seu pacto. Sl 25:14

Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. Jo 15:7

O que Mais Podemos Fazer Para Que as Nossas Palavras, além de verdadeiras, sejam Palavras de Poder?

As nossas palavras podem fazer uma grande diferença na sociedade se aprendermos a usá-las biblicamente.

  • Podemos e devemos fazer uso das palavras com o propósito de glorificar a Deus e de abençoar as pessoas.
  • Faça com que suas palavras sejam bíblicas, sábias, abençoadoras e que glorifiquem a Deus e edifiquem as pessoas que ouvem.

As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu! (Salmos 19.14).

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas ó a que seja boa para a necessária [edificação], a fim de que ministre graça aos que a ouvem. Ef 4:29.

Palavras Reveladas Pelo Espírito Santo - At 13:10

Se desejarmos aprender como usar palavras de poder, precisamos aprender a ouvir o Espírito Santo e sermos guiados por Ele.

As quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais. 1 Co 2:13

Ao recebermos a direção do Espírito Santo, podemos FALAR com a autoridade espiritual, em nome de Jesus, sobre as situações difíceis e as palavras de poder farão acontecer coisas gloriosas pela manifestação da graça e da misericórdia de nosso Deus.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente.