Preparo Espiritual & Avivamento nos Últimos Dias

17/08/2020

A raça humana já viu nada menos que 20 civilizações aparecer e desaparecer no cenário mundial. Nossa atual civilização está cada vez mais decadente moral e espiritualmente, ela não será nenhuma exceção a este ciclo de extinção. As civilizações nascem, desenvolvem-se e depois desaparecem. Os dias da nossa civilização estão contados.

Essa realidade deveria levar os cristãos ao desespero? Não! Pelo contrário, todo cristão deve dar graças ao SENHOR pelo privilégio de viver nesta era, que pode muito bem ser a mais importante na história do cristianismo.

Quem estuda as Sagradas Escrituras discerne que este é um tempo de preparo espiritual para o que o vem a seguir. Quem não estuda ou não valoriza as Escrituras segue a vida em completo despreparo para o que vem a seguir.

Somente quando o orgulho humano é humilhado e a sabedoria humana reconhece a sua falência é que os homens no seu desespero ficam prontos para receber Jesus Cristo na sua vinda. Enquanto o mundo entra no período que antecede à grande tribulação, conforme predito pelas Escrituras, os cristãos também serão testados, provados, mas os verdadeiros fiéis do SENHOR, mesmo no meio das tribulações, brilharão como nunca.

A Igreja nas últimas décadas tem vivido em um estado de conforto e bem-estar totalmente estranho aos padrões do Novo Testamento, e consequentemente tem ficado morna, impotente e indiferente aos fatos globais/finais.

Atravessamos o século que mais viu pessoas morrerem por guerras. Temos a maior proliferação de pestes e doenças que só nossa geração conheceu. Temos a maior concentração de calamidades naturais como terremotos, tsunamis e furacões. Paralelamente a tudo isso, a sociedade sofreu uma mudança profunda nos últimos 20 anos e nunca esteve tão confusa. Convivemos com uma geração trans, onde predomina a desconstrução da família e a inversão de valores.

Milhões de cristãos foram e continuam sendo assassinados por causa da fé em Cristo. Sim, esses dias, com tantos sinais apontando a iminente volta do SENHOR Jesus nos oferecem o maior encorajamento no sentido de esperar e buscar um avivamento pessoal. Por que digo isso? Porque todos esses sinais mostram que este é um tempo de preparo espiritual.

Os Sinalizadores de Nosso Preparo Espiritual

Perseguição e sofrimento nos últimos dias têm o efeito de purificar a Igreja e de prepará-la para a vinda gloriosa de Cristo. Todos os acontecimentos proféticos cumprindo-se ao nosso redor funcionam como sinalizadores para a igreja se despertar e se preparar. E quando a Igreja cair de joelhos em quebrantamento e arrependimento verdadeiro, então o fogo do avivamento pessoal acontecerá.

Na trajetória da Igreja ao encontro do Noivo (Cristo), não há como atravessar a noite escura neste mundo tenebroso, sem as nossas lâmpadas estarem cheias de azeite. Examine as suas lâmpadas agora mesmo. A igreja precisa de preparo espiritual. Você e eu precisamos estar preparados para o que vem a seguir.

A Nossa Certeza

Muitos cristãos no mundo inteiro estão sentindo a profunda necessidade de um preparo, um despertamento e de um avivamento espiritual, e estão orando neste sentido. É o Espírito Santo quem coloca essa inspiração em nossos corações, e Deus sempre responde a prece que Ele mesmo inspira, quando cumprimos as condições expostas em Sua Palavra (Romanos 8.26,27).

Confesso que não vejo a promessa bíblica de um avivamento a nível global antes da vinda do SENHOR, nos moldes de avivamento que conhecemos (Lc 18:8). Por outro lado, somos testemunhas de que os ataques satânicos contra a Igreja se multiplicam em todos os lugares, e sem um avivamento para fortalecer os cristãos nas perseguições vindouras, Satanás não somente venceria os santos, mas aniquilaria a igreja por completo. E sabemos que isso jamais acontecerá.

Então, creio sim que haverá avivamentos poderosos localizados, aqui e ali e que precisamos fazer parte deles. É importante lembrar que ainda estamos na dispensação do Espírito Santo, então podemos esperar derramamentos do Espírito até os últimos dias antes da volta de Jesus. As profecias falam de avivamentos nos últimos dias.

Atos 2.16 diz: "Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: Nos últimos dias, diz Deus, do meu Espírito derramarei sobre toda a carne..."

A primeira parte dessa profecia teve o seu cumprimento no dia de Pentecostes, mas o seu cumprimento final está para acontecer... virá em breve. A Igreja começou com avivamento e terminará a sua missão neste mundo da mesma maneira! Temos a promessa tanto da chuva temporã como da chuva serôdia antes da volta do Senhor (Joel 2.23).

Convém esclarecer que a expressão "sobre toda a carne" não deve ser interpretada como um avivamento sobre toda a humanidade, mas no sentido de "não haver acepção de pessoas", ou seja, qualquer um - servos e servas, jovens e velhos - todos que atenderem as condições do SENHOR podem ser avivados com o Espírito Santo nos últimos dias.

O avivamento é necessário para preparar a Igreja para a volta do Senhor. Daniel 12.10 diz que nos últimos dias muitos serão purificados, isto é, feitos santos. Quão poucos hoje são puros e santos! Se muitos serão purificados, é porque o poder sobrenatural do Espírito Santo despertará o seu povo à santidade. Um avivamento certamente virá! A pergunta é: Como?

Um Avivamento Diferenciado?

Ficamos desanimados ao ver que os verdadeiros cristãos são uma minoria neste mundo tenebroso. E que a maioria, mesmo na igreja, permanece dormindo, sem vigilância e sem preparo espiritual. Mas, Deus certamente operará na minoria que está sóbria e perseverante em oração.

Os avivamentos nos quatros cantos da terra, de fato, afetarão essa minoria de discípulos fieis ao SENHOR Jesus.

A iniquidade cresce cada vez mais entre a maioria. Muitos perderam a verdade, a razão, o bom senso, a lucidez, a direção, a missão, o propósito, a vergonha, a ética, a moral, o respeito, o temor, a responsabilidade, a honestidade, a misericórdia, a gentileza, as boas obras, a devoção, o zelo, a fidelidade, a santidade, a espiritualidade e a fé, entre outras virtudes e valores próprios de um "ser" que deveria expressar a imagem de seu Criador, mas, ao contrário, de livre consciência, em total rebeldia a Deus, afasta-se da Luz, caminhando na escuridão de um mundo tenebroso até ser lançado nas trevas eternas, para sempre.

Sim, a iniquidade cresce cada vez mais entre a maioria, porém, se você é um santo homem de Deus ou uma santa mulher de Deus, com certeza há um desejo em seu coração de se consagrar a Deus, há uma busca cada vez maior por um avivamento pessoal.

Esse crescimento em paralelo - de iniquidade e santidade - foi predito pelo profeta Daniel que declarou:

Dn 12: 10 Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão.

O apóstolo João disse algo semelhante no Apocalipse:

Ap 22: 11 Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda.

Ainda que não seja a intenção das trevas, a pressão da iniquidade está empurrando a minoria fiel para mais perto de Deus, e para mais perto uns dos outros. Os fiéis em todas as denominações estão vigiando mais, se consagrando mais,orando mais. O Espírito Santo está agindo em nossos corações. O Espírito de Deus está despertando vidas... mas muitos corações continuam duros e teimosos. Muitos crentes estão dormindo na hora errada, deixando de se preparar para a noite do Encontro com o Noivo. (Mt 25:6).

Louvamos a Deus porque reuniões de oração estão sendo realizadas nos quatro cantos da terra, em números sem precedentes. Louvamos a Deus porque os cristãos estão participando cada vez mais dos pequenos grupos, de modo semelhante à igreja do Primeiro Século.

A Responsabilidade de Deus

A tribulação virá. Não podemos mudar os fatos, mas Deus não permitirá que sua Igreja seja aniquilada. Aqueles dias de angústia serão abreviados por causa dos eleitos (Mt 24:22). A igreja já enfrentou muitas batalhas, vez após vez, a Igreja esteve no leito da morte, e os críticos estavam dispostos a enterrá-la. Mas a Igreja tem ressurgido, levantando-se do seu leito para enterrar seus algozes.

Quanto mais ímpia uma geração tornar-se e, paralelamente, observarmos que cresce as reuniões de oração, mais seguros podemos estar de que algo sobrenatural acontecerá... uma poderosa intervenção divina, avivando o seu povo e mudando o cenário da história humana.

Não devemos cometer o erro de pensar que o próximo avivamento será como o último, ou como qualquer outro avivamento passado. O mundo mudou, as condições mudaram e o avivamento que virá será apropriado para resolver as novas condições.

Por todos os lados, estamos assistindo cenas de angústia e a perplexidade das nações, como previsto pelo nosso Senhor Jesus Cristo (Lucas 21.25). A soberania de Deus não pode ser negada. Seus propósitos não podem ser derrotados. Tenhamos fé, acreditemos que as gotas de misericórdia divina que já estão caindo possam transformar-se em chuvas de bênção, despertando os santos do mundo inteiro.

A Nossa Responsabilidade

Diante de tudo isso qual é a nossa responsabilidade como servos fieis a Cristo?

1-Primeiro, este é um tempo de preparo. Prepare as lâmpadas e prepare o óleo porque a noite será longa. É preciso garantir que estamos em prontidão espiritual para a volta do Senhor Jesus. Isto significa consagração e comunhão, abrir-nos completamente para o enchimento do Espírito Santo, perseverando em oração.

1 Pe 4: 7 Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração;

2-Segundo, orar para que o SENHOR cumpra integralmente a sua promessa (Joel 2;28-29;At 2:17-18 ) derramando o Seu Espírito sobre o seu povo.

3-Terceiro, interceder pelos demais que permanecem dormindo fora do tempo e admoestá-los para que se preparem - (Hb 10:25).

4- Quarto, trabalhar na Seara de Deus enquanto é dia porque logo virá a escuridão em que ninguém pode trabalhar - (Jo 9:4).

Certamente que as tribulações dificultam a obra e trazem sofrimento pessoal, entretanto, nós, que confiamos no SENHOR, somos como o Monte de Sião, que não se abala, firme para sempre.

Sl 125: 1 Aqueles que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não pode ser abalado, mas permanece para sempre.

Lembre-se: Os dias da nossa civilização estão contados. As dores terminais da nossa civilização serão as dores de parto do Reino de Cristo que virá; aquele Reino cuja vinda deve fazer parte da nossa oração diária. Que glorioso é ter a certeza de que estamos do lado certo, juntamente com o Vitorioso, Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus Cristo, o nosso Salvador e Senhor para sempre. Amém!

Ap 11: 15 E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos.

Pense nisso, creia nisso, deseje isso, ore por isso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!

P.S.:

Cremos que a verdadeira Igreja nos últimos tempos não será uma Igreja medrosa, com receio de ser martirizada, e sim uma Igreja isolada do convívio social, porém atuante, valorosa e com membros que não terão medo de perder a sua vida por causa do evangelho de Cristo. Mas, para que isso aconteça necessário se faz um avivamento espiritual porque a nossa realidade eclesial está bem distante dessa fidelidade ao SENHOR.