Quem é Este Homem?

06/02/2022

Introdução:

Após seu longo discurso no monte, Jesus Cristo desceu com um grande número de seguidores. A multidão já tinha ouvido as palavras de Jesus, agora o povo iria testemunhar as suas obras, o seu poder divino.

O oitavo capítulo inteiro de Mateus parece responder à pergunta dos discípulos perplexos, temerosos e confusos: "Quem é este homem?" Mateus 8:27.

Amados irmãos, podemos passar anos convivendo com uma pessoa, sem conhecê-la em profundidade. Parece-nos que foi isso que aconteceu com os discípulos de Jesus Cristo. Após um bom tempo ao lado do SENHOR, ouvindo a sua mensagem e vendo os seus milagres, sinais e maravilhas, ainda não o conheciam de fato.

Reflexão 1 - Temos que reconhecer que, lamentavelmente, muitas pessoas seguidoras do cristianismo, na verdade não conhecem a Jesus Cristo; elas não têm a compreensão exata de quem é Jesus.

A Didática de Jesus

Jesus ensinou os discípulos em cadeia temática, em etapas sucessivas no dia a dia, mesclando ensinos teóricos e práticos, até que os discípulos pudessem discernir que o seu Mestre era mais do que um profeta. Jesus falou muitas coisas aos discípulos em caráter particular (Mc 4:34), fez sinais e prodígios por onde passava e os discípulos testemunhavam tudo e pouco a pouco estavam aprendendo quem realmente era Jesus Cristo.

Naquele dia especial quando uma tempestade imprevista veio sobre o barco dos discípulos, eles testemunharam algo tremendo.

Jesus acalmou a tempestade - Mc 4:35ss

Jesus acalmou a tempestade quando seguia com os discípulos num barco com o objetivo de atravessar o Mar da Galileia. Antes, Jesus havia passado o dia ensinando as multidões que o seguiam, e curando muitos doentes no lado ocidental do mar. Então, no final da tarde, Jesus entrou num barco de pesca acompanhado de seus discípulos e lhes ordenou que partissem para o outro lado do lago. Naturalmente fadigado pelo dia exaustivo que havia enfrentado, Jesus rapidamente adormeceu na popa da embarcação.

Enquanto Jesus dormia, seus discípulos conduziam o barco. Uma vez que muitos dos discípulos eram pescadores de profissão, eles estavam completamente habituados àquelas águas. Mas, houve uma mudança climática inesperada. Veio uma tempestade.

A violência da tempestade foi tão grande que assustou até mesmo os pescadores que eram experientes.

Enquanto Jesus dormia tranquilamente na popa da pequena embarcação, os discípulos lutavam com seus remos e leme na tentativa de fugir da tempestade. Mas o esforço daqueles homens era inútil e o perigo de naufrágio era real.

O Mestre só despertou quando foi chamado por seus discípulos. Eles estavam realmente com muito medo. Por isso eles perguntaram ao Senhor Jesus: "Mestre, não te importa que pereçamos?" (Marcos 4:38).

Nesse momento Jesus se levantou, repreendeu o vento e ordenou que o mar se acalmasse. Então imediatamente o vento cessou, a tempestade acalmou e as águas do mar ficaram absolutamente tranquilas.

Após acalmar a tempestade, Jesus perguntou aos seus discípulos por que eles tinham ficado com medo. Em seguida, Ele levou a todos a uma profunda reflexão: "Onde está a fé de vocês?" (Lucas 8:25). Perplexos, atemorizados e maravilhados com a soberania do Senhor Jesus, os discípulos só conseguiam perguntar uns aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?" (Marcos 4:41).

"Quem é este homem, que fala com a tempestade e o vento lhe obedece?".

Você conhece Jesus, o Cristo? Diante da manifestação do poder sobrenatural de Jesus o que os discípulos viram? Que respostas encontraram à pergunta cochichada entre eles ("Quem é este homem?").

Quem é este que até o vento e mar lhe obedecem?

Esse milagre revela duas preciosas verdades sobre a pessoa de Cristo.

Em primeiro lugar, o episódio fala sobre sua completa humanidade. Jesus é plenamente homem! Ele estava cansado e dormia profundamente. Já era tarde e seu corpo estava abatido com o cansaço de um dia exaustivo de trabalho.

Ali estava o Cristo plenamente homem, o Verbo perfeitamente encarnado e sujeito a todas as limitações físicas comuns a qualquer ser humano. A fadiga tinha lhe abatido de tal forma que nem mesmo a tempestade foi capaz de lhe acordar do sono profundo.

Este homem é diferente, especial, sobrenatural, celestial, divino.

Jesus estava cansado e dormindo, tal como qualquer homem. Mas, ao se levantar repreendeu o vento e o mar e eles lhe obedeceram imediatamente. Ali estava uma combinação perfeita: Deus-homem, isso é o que Jesus é.

Mas, como pode Deus se tornar homem? E as Escrituras respondem: - Esvaziando-se a si mesmo! (Fl 2:6-8).

Deus... esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo.

E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz... Fl 2:8.

Aplicação: O propósito de Jesus Cristo nesta terra tem a sua origem, desenvolvimento e concretização na renúncia, no esvaziamento, na submissão ao Pai Celeste para o cumprimento integral de sua missão.

Em segundo lugar, ao acalmar a tempestade Jesus revela ser genuinamente Deus. A sua plena divindade foi revelada quando Ele soberanamente acalmou a tempestade.

Em Mateus, capítulo 16, a resposta de Pedro, "tu és o Cristo, o filho do Deus Vivo," é uma das afirmações mais significativas da Bíblia. Pedro reconheceu em Jesus, não somente a missão de salvar (O Cristo, o ungido), mas também sua origem divina. Jesus não é apenas um salvador, é Deus que se fez humano para salvar os homens. Chamá-lo de "Filho de Deus" implicava chamá-lo de divino.

Este homem deve ser o Filho de Deus e Criador de todas as coisas.

Não só as Palavras de Jesus declaram sua divindade, suas obras também o fazem.

Jesus repreendeu o vento e foi ouvido, ordenou ao mar e foi atendido, multiplicou os pães, andou sobre as águas, transformou a água em vinho, curou leprosos, ressuscitou mortos e fez tantas outras maravilhas... quem mais poderia ter tal domínio sobre a matéria, senão o próprio Deus?

Jo 1.1: No princípio era o Verbo... e o Verbo era Deus.

Jo 1:14: E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós.

Aplicação: Jesus é o Filho de Deus. Tudo foi feito por ele e para ele.

Porque nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele. Cl 1:16.

Você tem reconhecido que Jesus Cristo é o Criador e que tem domínio sobre todas as coisas? Que Ele pode acalmar seu coração e sua alma em meio às piores tempestades da vida? Você entende que Ele está sempre perto de você, está sempre ao seu lado, com você e que basta um pedido seu (uma prece) para Ele agir em seu favor, repreendendo as adversidades que lhe ameaçam?

Você tem reconhecido e adorado a Jesus Cristo como sendo Deus e Criador de todas as coisas?

Apelo meio: Você quer seguir a Jesus Cristo? Reconheça agora mesmo que Ele é o autor e sustentador da vida, submeta-se a Ele, adore-o em espírito e em verdade e encontre paz em meio às tempestades da vida.

Não devemos temer a tempestade

Amados irmãos, esse milagre ensina-nos que não devemos temer as tormentas da vida quando Jesus está conosco. É comum sentirmos medo diante de uma tempestade inesperada.

Jesus admoestou os discípulos especificamente por não terem demonstrado uma fé madura. A falta de fé ou uma fé não consolidada inevitavelmente nos conduz ao medo.

Mas, quanto olhamos para Jesus conosco, percebemos que esse medo não faz qualquer sentido. Durante aquela tempestade os discípulos falharam em perceber que Deus estava ali com eles e que não havia nada a temer. O mar estava revolto e o vento soprava forte; mas Aquele que estendeu o firmamento e criou o mar e seus limites, estava humildemente repousando na popa da pequena embarcação que era sacudida pelas águas.

Os discípulos precisavam saber de forma experimental que com Jesus no barco eles estavam sempre seguros. Ele é o Senhor do Universo. Ele controla todas as coisas de acordo com a sua vontade. Até mesmo as forças da natureza que aos olhos humanos parecem indomáveis são completamente subjulgadas pelo seu poder. Aleluia!

Quando Jesus foi chamado o milagre aconteceu. Ele interviu na desordem, ele repreendeu os ventos e o mar, e a ordem foi estabelecida. Assim acontece quando oramos a Deus. O Senhor adentra a nossa história e assume soberanamente o controle da situação. Precisamos orar sempre.

Quando Jesus acalmou a tempestade, Ele cumpriu as Escrituras. O salmista escreve que o Senhor é Aquele que controla o vento e as ondas. Ele faz cessar a tormenta e acalma a violência das águas. Ele livra das dificuldades aqueles que o clamam na angústia, levando-o ao seu porto desejado (Salmo 107:23-30).

Amados irmãos, não devemos ficar apavorados diante das adversidades que sacodem nosso barco. Jesus nos fez uma promessa que estaria conosco até a consumação dos séculos (Mateus 28:20). Nunca podemos deixar que o medo nos domine e nos faça esquecer que Jesus está conosco e que Ele acalma a tempestade, seja ela qual for.

Conclusão

Quem é Jesus? Ele é o Deus-homem, criador e salvador das nossas almas.

Com Jesus Cristo podemos repetir as palavras do rei Davi: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo" (Salmo 23:4).

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!