Sacrfício Vivo - Reflexão 2

30/03/2021

O que é o sacrifício vivo de acordo com as Sagradas Escrituras? É a disposição do homem em entregar a sua vida a Deus sem qualquer reserva.

Embora o ETERNO Deus seja o dono do mundo e tudo o que ele contém, existe uma coisa sobre a qual o homem tem domínio completo. Trata-se do poder de escolha. Foi do agrado de Deus conceder este privilégio ao homem e isso nunca foi revogado. Portanto, a única coisa que o homem pode dar a Deus é o coração, que representa a sua vontade. Daí a Bíblia dizer em Pv 23:26.

"Dá-me, filho meu, o teu coração" - Pv. 23:26.

O coração do homem procura fervorosamente a satisfação própria, ele quer autonomia, vida independente; o coração tenta obter e guardar para si mesmo tudo o que possa contribuir para o seu deleite pessoal. Mas, a única forma do homem fazer uma aliança com Cristo é com o sacrifício vivo de submeter o coração à vontade do SENHOR.

As Escrituras nos revelam que Pedro foi um exemplo de rendição, quando Jesus lhe mandou jogar novamente as redes de pesca; o apóstolo disse a Jesus: Mestre, esforçamos a noite inteira e não pegamos nada, mas porque és tu quem estás dizendo, vou lançar as redes (Lucas 5:5). Quando nos voltamos para Cristo e nos rendemos a Ele começamos a desfrutar claramente de obediência e de confiança. Jesus disse: se as pessoas querem me seguir, elas precisam abrir mão de suas vontades (Lucas 9:23).

"Cada dia morro.", escreveu Paulo à igreja em Corinto - I Co 15:31.

Lendo Atos 9:6 entendemos que Paulo fez a sua aliança com Cristo sacrificando a sua própria vontade a Deus. Isso colocou a sua vida sob o governo do Rei Jesus.

O Sacrifício Vivo - Rm 12:1

O versículo um do capítulo doze da carta de Paulo aos romanos fala do sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. A admoestação de Paulo aos crentes em Roma era de se sacrificarem a Deus, não como um carneiro sobre o altar, atendendo às exigências da Lei Mosaica, mas um sacrifício vivo de se entregar à vontade de Deus, de se oferecer plenamente a Deus ao ponto de renunciar a vida de pecado, vivendo em consagração diária, em santidade, como oferta viva a Deus.

A vida sacrificial é aquela que está completamente submetida à vontade de Deus.

Como submeter-se a Deus?

"Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me" (Lucas 9:23).

Na época do Império Romano a cruz era um instrumento utilizado para expor à humilhação os piores inimigos de Roma. Era um sinal do que aconteceria aos homens que desafiassem o poder do Império Romano.

Um homem com a cruz sobre os ombros sabia que era um condenado à morte, que não havia mais apelo para retornar à vida e à liberdade.

Negar a si mesmo

Quem está disposto a negar interesses, paixões e a própria vontade?

Tomar a cruz

Quem está disposto a levar uma cruz que confirma a morte da velha vida, de seus interesses, paixões e vontades?

Siga-me

Quem está disposto a Seguir a Cristo até o fim, até o sacrifício ser consumado?

Amados irmãos, a nossa relação com Jesus Cristo é de uma aliança e isso significa mutualidade, reciprocidade das partes envolvidas. O aliançado com Cristo identifica-se, em seu viver diário, com o sacrifício de Jesus:

Se Jesus morreu temos que morrer. Se Ele se sacrificou nós temos nos sacrificar.

Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Rm 8:36.

A diferença entre o nosso sacrifício e o de Cristo é que o nosso é incruento, sem derramamento de sangue; chamado na Bíblia de sacrifício vivo.

Rogo-vos, pois irmãos, que apresentei os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Rm 12:1

Paulo declara que, voluntariamente, está crucificado com Cristo.

Gl 2: 20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

Você está crucificado com Cristo? O crucificado não tem mais vontade própria e nem direitos. Sua vida foi entregue a Deus em sacrifício vivo.

Trazendo sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo. 2 Coríntios 4.10.

Isso significa que a nossa velha vida, com os seus desejos pecaminosos, deve estar crucificada, mortificada (Gálatas 5:24), para que o pecado não tenha domínio em nós.

"E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou" (2 Coríntios 5:15).

Sobre este assunto o apóstolo Pedro escreveu algo semelhante:

Para que, no tempo que ainda vos resta na carne/vida não continueis a viver para as concupiscências/desejos carnais dos homens, mas para a vontade de Deus. 1 Pe 4:2.

O sacrifício vivo não é algo obrigatório ou forçado, mas espontâneo e voluntário, consciente do ato e de suas consequências.

Vontade Submissa a Deus - Renúncia e Esvaziamento - Fl 3:4-9

Constantemente somos assediados por várias forças sedutoras contrárias à vontade de Deus:

  • Força sedutora do Poder - Domínio, grandeza, fama, elogios, aplausos, etc.
  • Força sedutora do Prazer - Satisfação pessoal, bem estar, gozo, etc.
  • Força sedutora do Ter - Possuir dinheiro e bens.
  • Força sedutora do Ser - Acima de todos, perfeito, mais importante, etc.

Uma dessas forças exerce um poder tentador muito forte sobre a sua vida.

O que o crente deve fazer para vencer essas forças sedutoras que nos afastam da vontade de Deus? No homem interior encontra-se a liberdade de escolha. Cada pessoa tem a capacidade de agir a favor ou contra as paixões e seduções da carne, isso feito pelos recursos de uma outra força, a força de vontade. Cabe ao homem submeter-se ao propósito de Deus, esvaziando-se de tudo que tira o lugar do Senhor em sua vida, renunciando desejos pessoais para abraçar o plano de Deus.

Amados irmãos, abraçar o Evangelho como projeto de vida não é uma missão fácil; exige sacrifício e o maior deles é a renúncia de si mesmo até que possamos dizer algo semelhante a Paulo:

"Não vivo eu, mas Cristo vive em mim..."

Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20

Renúncia e esvaziamento

Há duas palavras que ilustram muito bem o despojamento de tudo que adquirimos pela força sedutora do poder, do prazer, do ter e do ser: renúncia e esvaziamento.

A primeira palavra é renúncia. Recusar, não aceitar, deixar voluntariamente, abrir mão (Lc 14:33). Renunciar é fazer uso da força da vontade para desistir de algo sedutor que nos afasta de Deus.

A outra palavra é Esvaziar - o contrário de enchimento. É o contrário de cheio: esvaziar-se da força sedutora do poder, do prazer, do ter e do ser. É preciso esvaziar-se da própria vontade em atender às forças sedutoras que tomam o lugar de Deus.

Agora você sabe que o sacrifício vivo exige:

  • Renúncia - abrir mãos das paixões e desejos carnais;
  • Entrega - doação da vida por amor a Cristo.

Renunciamos a própria vontade e nos rendemos a Deus.

É importante lembrar que o sacrifício vivo a Deus é:

  • Pessoal e intransferível - Ninguém pode fazer o sacrifício por outro.
  • Santo - Separado para Deus, exclusivo a Deus; sem mistura, sem defeito.
  • Agradável a Deus - Algo aceitável a Deus; algo do agrado de Deus.

Ao levarmos o sacrifício vivo a sério, podemos perceber que aspectos da personalidade do Senhor Jesus passam a ser refletidos em nosso viver diário, de modo que as pessoas ao nosso redor usufruem um pouco da graça de Deus através dos nossos atos de bondade e de justiça.

Gálatas 2:20: "não vivo mais eu, mas Cristo vive em mim ..."

Há uma identificação muito profunda com Cristo no sacrifício vivo. Quando nos unimos a Cristo em sua morte sacrificial a nossa vida é colocada sob o domínio do Espírito de Cristo. (Ef 4:22-24; Rm 8:5-11). Jesus Cristo governa o nossos viver.

Quando Cristo governa o nosso ser há uma mudança em nossa vida: novos desejos, novos pensamentos e novos planos; ainda somos tentados e podemos pecar, mas não queremos pecar e jamais permanecer no pecado. A essência de nossa vida muda, nossa maneira de ser é outra e a nossa satisfação maior é andar com Cristo. Tudo se torna diferente. Você diz: Jesus Cristo morreu por mim, e eu, dia a dia, tomo a minha cruz e sigo o meu Salvador e SENHOR.

Conclusão

Amados irmãos, o principal requisito para nos tornarmos instrumentos de Deus é nos rendermos totalmente a Ele em um sacrifício vivo.

Em primeiro lugar, devemos nos render expressando uma fiel obediência ao SENHOR, buscando ter uma vida santa. Santidade não é só o esforço em viver retamente os princípios morais que Deus expôs na Bíblia; é isso e mais do que isso, santidade é desejar ser santo, assim como Deus é santo.

Porquanto está escrito: Sereis santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1:16.

Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial. Mt 5:48.

Em segundo lugar, é preciso render os nossos desejos e planos ao SENHOR. Os caminhos do mundo não são os caminhos de Deus (Isaías 55:8). Render-se a Deus é a atitude mais sábia que podemos tomar na vida. Significa deixar de lado nossas ideias preconcebidas e unir-se com Deus naquilo que Ele quer que sejamos.

Render-se a Deus é uma entrega contínua de nossa vida, Dia a dia...

Deus espera a nossa entrega total, a nossa submissão plena. Esse é o nosso maior desafio.

Então, você está pronto a oferecer um sacrifício vivo a Deus? Está pronto a ser ofertado neste sacrifício vivo e dar o seu coração a Deus?

Você está disposto a renunciar suas paixões para fazer a vontade de Deus?

Você está disposto a entregar a sua vida a Deus sem qualquer reserva?

Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele e o mais Ele fará (Salmo 37.5).

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém.