Venha a Nós o Teu Reino

09/05/2022

A Oração ensinada pelo Senhor Jesus em vez de ser uma reza mecânica e sem a motivação verdadeira, pode tornar-se uma "prece poderosa" que libera a gloriosa bênção de Deus.

Podemos orar "venha o teu reino" e o próprio mundo começar a mudar. Mas como essa oração pode literalmente mudar o mundo?


Ore então assim: "Pai nosso que estás nos céus , santificado seja o teu nome. Venha o teu reino..." ( Mateus 6:9-10 ) .

O cristão precisa entender o que está orando: "Venha o Teu Reino". O que você faria se Deus começasse a responder a sua oração?

Orar "venha o teu reino" é estar envolvido em uma conspiração cristã, uma revolução da fé, capaz de frear o mal, resistir às trevas, combater a mentira, quebrantar corações, curar os feridos, iluminar os ignorantes, salgar a baixa moralidade, amarrar o inimigo valente, libertar os cativos, reconciliar o homem com Deus, trazer a presença manifesta de Deus a esta terra.

É uma oração que muda a composição do cosmos, começando no seu coração e se movendo no espaço e no tempo para todos e tudo ao nosso redor. Você está realmente pronto para isso?

Registramos nesta breve reflexão oito verdades bíblicas sobre o reino de Deus e oito maneiras pelas quais essa oração "Venha o Teu Reino" pode mudar o nosso mundo.

1-O Reino é de Deus.

A palavra usada na Bíblia para reino é tirada do grego "Basiléia" e significa simplesmente "o reino do rei", ou seja, todo o território sob o governo do rei.

"O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo" (Salmos 103:19) .

O reino de Deus sempre existiu. Deus sempre esteve no trono, mas a vinda de Jesus Cristo trouxe um entendimento gigante sobre o assunto.

Jesus Cristo é o nosso Rei. Seu território inclui toda a criação. Por direito tudo pertence a Ele, mas a questão crucial é: sua vida faz parte voluntariamente do território do reinado de Cristo?

Se você não se submeter ao governo e reinado de Jesus Cristo, o reino de Deus continua existindo, mas você permanece de fora. Se você resistir ao Espírito de Deus que está tocando em seu coração, o reino de Deus ainda existirá e os propósitos do Deus Todo-Poderoso seguirão em frente, mas você estará de fora.

Deus governa a criação. Os céus, os animais da terra, os ventos e as ondas e os corpos celestes lhe obedecem, mesmo quando o homem não o faz.

A pessoa que ora com entendimento "venha o teu reino" está entregando sua vontade ao Rei Jesus para governar a sua vida. Esta oração muda o mundo através da convicção de que Deus deve ser exaltado como rei e glorificado em seu coração e no coração dos outros.

2-O Reino de Deus é Messiânico

O reino de Deus é revelado ao homem por meio de Jesus Cristo.

Em Jesus, o plano de Deus nos é revelado pessoalmente. Jesus Cristo veio a esta terra e o seu governo é real.

Jesus veio curando e ensinando. Quando Ele expulsou demônios, Ele disse: "Mas, se é pelo Espírito de Deus que eu expulso demônios, então o reino de Deus chegou a vocês" (Mt 12:28).

Cada pessoa curada, cada demônio expulso, cada palavra dita aos pecadores era um avanço do reino de Deus no mundo nos dias de Jesus nesta terra. Na cruz, Jesus, o Filho de Deus, derramou Seu sangue por Seu povo e na manhã do primeiro dia da semana, o nosso Rei inaugurou uma ressurreição que se estenderá a todo o Seu povo. Na ascensão, o nosso Rei subiu aos céus, e nos é dito que Ele está à direita do Pai a interceder por nós.

No Pentecostes, o povo de Deus foi sobrenaturalmente capacitado por Jesus para se mover pela terra e proclamar o evangelho a toda criatura. Um dia você também foi alcançado pelo Evangelho e muito provavelmente já alcançou outros com a Palavra de Deus.

Se você orar com entendimento "Venha o seu reino", você está convidando o Rei, Jesus Cristo para soprar o Seu Espírito na sua vida e na vida dos outros. Você está reconhecendo que Jesus Cristo é o seu Rei, Senhor e Salvador; a sua oração expressa o seu desejo de viver em total submissão ao governo de Cristo; a sua oração é também intercessória, porque você deseja que outras pessoas submetam-se ao senhorio de Cristo e sejam salvas e tenham uma nova vida no Reino de Deus. É assim que esta oração está mudando o mundo.

3-O Reino de Deus é responsivo

O reino de Deus vem através da oração. O próprio fato de Jesus nos instruir a orar pelo reino vindouro mostra que Seu governo em nossas vidas e em nosso mundo depende de nossas orações. Isso não só é verdade como é algo revolucionário.

É claro que Deus é capaz de trazer Seu reino sem as minhas orações, Ele é o Todo-Poderoso, Soberano SENHOR. Mas Ele deseja que eu ore por isso. A oração torna-se a ferramenta atrativa do reino de Deus. Sabemos que um dia o reino virá em sua plenitude, mas até que chegue esse momento glorioso, Deus age graciosamente por atos responsivos de nossas orações, manifestando a Sua presença nesta terra.

Quando oramos: "Venha o seu reino", estamos orando com fé, desejos de ver o governo de Deus neste mundo, a presença e o poder de Deus transformando vidas.

4-O Reino de Deus é revolucionário

O reino de Deus está dentro dos cidadãos do reino.

Certa vez, tendo sido perguntado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus respondeu: "O reino de Deus não vem com sua observação cuidadosa, nem as pessoas dirão: 'Aqui está' ou 'Ali está'. porque o reino de Deus está dentro de vocês" (Lc 17:21 , NVI).

Jesus disse: "o reino de Deus está dentro de vocês". O que concluímos com isso: 1) Ele não estava falando de um reino material. O Reino começa dentro de você e cresce a partir daí.

Quando o Papa João Paulo II foi para a Polônia, os comunistas não sabiam o que fazer com a situação. Se eles se recusassem a oferecer um convite, pareceriam temerosos dele. Se o convidassem para vir, poderiam ter uma revolução nas mãos. No final, como você sabe, eles não tiveram escolha a não ser convidá-lo com relutância.

Quando o Papa foi à Polônia, ele beijou o chão de Varsóvia. Milhões - literalmente milhões - saíram para ouvi-lo pregar alguns de seus sermões mais comoventes. Nas reportagens oficiais da televisão polonesa sobre a visita do Papa, ele mal foi mencionado. Quando o cidadão polonês experimentou as mensagens poderosas, tendo visto os milhões que compareceram, o cidadão de classe média pensou consigo mesmo: "Acabou". O comunismo morreu quando um polonês, depois mil, um milhão, dez milhões, trinta milhões pensaram: "Acabou". João Paulo II nunca levantou uma arma, mas uma revolução começou de dentro para fora, a revolução da fé: "Venha o Teu Reino".

Assim aconteceu com o reino de Deus em todas as eras. A humanidade permanece em trevas quando Satanás governa suas vidas. Mas na cruz Jesus Cristo, através de sua morte e ressurreição acendeu uma luz que nunca pode ser apagada.

Como Itapajé pode ser ganha para Cristo? Ou o Ceará? Ou o Brasil? De dentro para fora. Uma pessoa com Cristo, depois cem, depois um milhão, todos dizendo em seus corações: "Acabou o domínio das trevas; o nosso Deus reina".

É assim que esta oração muda o mundo.

5-O Reino de Deus se opõe às trevas

Paulo escreveu: "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas contra os principados, contra as autoridades, contra os poderes cósmicos sobre as trevas presentes, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais" ( Efésios 6:12 ).

Satanás é dito ser o governante deste sistema de coisas visíveis, neste mundo tenebroso. Satanás quer ser adorado e para que isso aconteça mantém os homens distantes da luz, da verdade e de Cristo. O inimigo aprisona vidas com a ilusão e a mentira, mas Jesus é a luz do mundo e o destruidor da escravidão. O reino de Deus é mais poderoso que o reino de Satanás. Deus espera tão somente que o homem faça a escolha certa e submeta-se ao Seu Reino para que alcance libertação e vida eterna.

Há uma luta sendo travada para conquistar o coração dos homens. Até mesmo sobre os crentes há uma luta no íntimo de cada um. Satanás busca manter o domínio sobre uma área de sua vida. Mas, quando o homem ouve o evangelho e nele crê, a luz de Cristo entra em sua vida; quando o homem se curva ao governo de Cristo, as trevas batem em retirada e este homem torna-se um luzeiro neste mundo.

É assim que esta oração muda o próprio curso do mundo.

6-O Reino de Deus é Missionário

O reino de Deus vem para destruir as obras do diabo.

Paulo acreditava que o evangelho estava operando no mundo destruindo o reino de Satanás.

"O Deus de paz em breve esmagará Satanás debaixo dos vossos pés..." ( Romanos 16:20 ) .

A Bíblia também nos diz: "...A razão pela qual o Filho de Deus veio a esta terra foi para destruir as obras do diabo" ( 1 João 3:8 ) .

Em Mateus 12:22-29 Jesus foi acusado de expulsar demônios pelo poder de um maioral dos demônios. Jesus mostrou o absurdo de tal afirmação ao dizer que um reino dividido não pode subsistir. Mas então Jesus continuou falando sobre alguém mais valente que entra na casa de um inimigo valente, amarra o homem forte (Satanás) e saqueia a casa. Entendemos claramente, que Jesus é o mais valente, aquele que entra no reino de Satanás, amarrando o inimigo e saqueando seu reino.

Jesus está dizendo que é isso que Ele está fazendo em Seu ministério de cura, de libertação e de salvação.

Hoje não há nenhum lugar, nenhum homem e nenhuma situação que seja uma causa perdida porque o valente está amarrado pelo mais valente, Jesus Cristo. O nosso rei veio a esta terra para destruir as obras do diabo.

Hoje, toda vez que uma pessoa recebe o Evangelho de Jesus Cristo, o reino de Deus vem sobre a sua vida.

Na cruz o diabo foi derrotado. As batalhas ainda acontecem em toda a terra e nos corações de homens e mulheres, mas Cristo é o vencedor. A guerra está vencida. O inimigo está exposto e está perdendo terreno, e Cristo está ganhando. O inimigo será finalmente lançado no Lago de Fogo.

O reino de Deus derruba o muro erguido pelo diabo e seus demônios. Vidas e mais vidas salvas mostram que a sua oração está sendo respondida.

7-O Reino de Deus vai explodir em um novo céu e uma nova terra. Quando oramos "Venha o teu reino", também estamos orando pelo cumprimento do retorno de Jesus Cristo e pela restauração de todas as coisas. O Senhor disse: "Vi um novo céu e uma nova terra, porque o primeiro céu e a primeira terra passaram, e já não havia mar" ( Ap 21:1 ) .

"Aquele que estava sentado no trono disse: 'Estou fazendo tudo novo!' Então ele disse: 'Escreve isto, porque estas palavras são fidedignas e verdadeiras'" ( Ap 21:5 ) .

E Paulo escreveu sobre aquele dia,

"Então virá o fim, quando ele entregar o reino a Deus Pai, depois de destruir todos os governantes, toda autoridade e poder" (1 Co 15:24 ) .

Jesus aparecerá nos céus e trará consigo todos aqueles que morreram na fé. Seus próprios corpos serão ressuscitados dentre os mortos, e aqueles que vivem, da mesma forma, serão transformados. Cristo julgará todos os homens naquele dia, e o reino virá em sua plenitude quando todos os homens confessarem Jesus Cristo como Senhor dos senhores e Rei dos reis. Então, diz Paulo, Jesus entregará o reino ao Pai para que Deus seja tudo em todos. Esta é a consumação do reino.

Eu não entendo a plenitude do que isso significa, mas eu sei que quando oro "Venha o seu reino", estou orando para que Jesus venha, ponha tudo em ordem e faça novas todas as coisas; estou orando para ver o meu rei como Ele é; estou orando para me reunir com todos os santos da família de Deus; estou orando para viver a plenitude da vida eterna. E esta é a oração que está mudando o mundo.

8-O Reino de Deus é uma realidade pessoal - O reino de Deus é real, mas requer sua resposta, aceitação e fidelidade. Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer do Espírito. Ninguém pode entrar no Reino sem atender os requisitos: submissão ao Rei, rendição e fidelidade a Cristo.

A cidadania do Reino de Deus é pessoal, urgente e requer sua resposta hoje.

Josué, o líder de Israel, tinha visto os reinos adversários e estava preocupado que Israel fosse fiel a Deus.

"Agora, pois, temei ao Senhor e servi-o com sinceridade e fidelidade. Afastem os deuses que seus pais serviram além do rio e no Egito, e sirvam ao Senhor. E se é mau aos seus olhos servir ao Senhor, escolha este dia a quem servireis... Mas eu e minha casa serviremos ao Senhor" ( Josué 24:14-15 ) .

Quem entre nós vai orar: "Venha o seu reino" e realmente orar com sua própria alma em total submissão ao Rei Jesus?

Fazer isso é fazer uma oração que mudará a sua vida e você estará pronto para ser um embaixador do Reino de Deus, proclamando a reconciliação dos homens com o Criador.

Esta oração mudará esta terra e aqueles que nela habitam.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!