Projeto Filipe

Reflexão Bíblica Semanal Para os Grupos Familiares

Reflexões mais recentes do Projeto Filipe

Leia as últimas reflexões do Projeto Filipe

Então Ele lhes ponderou: "Quando começa a entardecer, dizeis: 'Haverá bom tempo, pois o céu está avermelhado'. Ou, pela manhã, dizeis: 'Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho nublado'. Sabeis, com certeza, discernir os aspectos do céu, mas não podeis interpretar os sinais dos tempos? Mateus 16:2-3.

E Jesus subiu ao monte, e ali Se sentou com Seus discípulos. Mc 6:30-31; João 6:3.Pouco antes da multiplicação milagrosa dos pães e peixes, Jesus chamou os apóstolos para um breve descanso em um lugar deserto. Esse fato é digno de nota.

Estudo da Semana

JOGANDO O JOGO DA VIDA

Uma  breve reflexão sobre  o maior projeto de vida para o ser humano..


..."o conhecimento superficial  em relação a Deus cria no interior do homem uma teologia errada e, consequentemente,  conceitos errados, comportamentos errados e uma fé com pontos de incredulidade". Denis Frota


                     JOGANDO O JOGO DA VIDA               

Clique  no Botão Abaixo
Clique no Botão Abaixo

JOGANDO O JOGO DA VIDA

João 6:48-59

JOGANDO O JOGO DA VIDA

Texto Base: João 6:51-58

Primeiro permita-me explicar o porquê do título de nossa reflexão. Há dois motivos:

  • O título fixa melhor o assunto na memória;
  • Os jogos fazem parte de nossa cultura, do cotidiano do brasileiro.

Jogo é um termo do latim "jocus" que significa brincadeira, divertimento. O jogo consiste numa atividade física ou intelectual formada por um conjunto de regras e define um indivíduo (ou um grupo) como vencedor e outro como perdedor.

Nesta mensagem usarei a palavra "jogo" como sinônimo de "projeto": Planejamento, plano, programação, intenção e iniciativa.

Entendo que neste sistema de coisas há dois projetos ou dois modos de viver, que aqui comparo a dois tipos de jogos: Os jogos finitos e os jogos infinitos.

1. Os jogos finitos têm regras fixas; limites conhecidos em que o jogo é jogado, um tabuleiro, um campo, um limite de tempo; e o número e a identidade dos jogadores são conhecidos. Há um vencedor e há um perdedor. O objetivo de um jogo finito é vencer. E quando alguém ganha, o jogo acaba.

2. Os jogos infinitos, no entanto, são diferentes. Pode não haver regras convencionais. O campo de jogo é ilimitado. Não há limite de tempo. Os jogadores são inúmeros e muitas vezes desconhecidos. O objetivo de um jogo infinito não é vencer, mas continuar jogando... continuar o jogo.

De início há dois problemas que precisam ser identificados:

1 - A maioria só conhece um tipo de jogo, o finito;

2- Outras pessoas querem jogar o jogo infinito com as regras do jogo finito.

Analisemos um exemplo real.

Os Estados Unidos da América, por exemplo, foi a para o Vietnã jogando um jogo finito com a intenção de vencer a guerra. Infelizmente a guerra é vista como um jogo lucrativo para muitos.

O Vietnã, no entanto, estava lutando por suas vidas e fizeram estratégicas muito diferentes dos americanos. A América não perdeu a guerra no sentido tradicional, mas abandonou teve que abandonar o jogo; perdeu a vontade de continuar e os recursos para manter o jogo funcionando.

Vejamos outro exemplo.

Uma escola nos Estados Unidos realizou uma temporada de jogo de basquete sem placar. Todos deveriam jogar pela diversão de jogar. Não havia placar e nem pontuações. Não houve vencedores ou perdedores. A experiência era para ser sobre o prazer de jogar e não sobre o placar. E, no entanto, todos nas arquibancadas sabiam quem havia vencido e quem havia perdido. Cada um estava marcando pontos.

Esse é o tipo de jogo que a maioria de nós aprendeu a jogar. Na verdade é o único jogo que muitos de nós conhecemos. Ninguém nos disse que havia outro jogo.

E nós, como estamos jogando o jogo da vida?

Será que entendemos o que Jesus Cristo disse em João 6:48-58?

Jesus fala sobre ZOE. Ele se refere a uma vida abundante, uma nova dimensão com qualidade de vida, um jeito prazeroso de ser e de viver à semelhança do Criador, para sempre.

"Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância" (João 10:10), disse Jesus.

Jesus veio com essa missão. Mostrar um projeto de vida que não conhecíamos. Para nós é um novo jogo, com regras totalmente diferentes.

Jesus é a chave dessa vida abundante que a maioria não conhece e outros tantos não entendem. Ele não está dizendo que veio para nos dar uma existência prolongada repleta de conquistas, sucessos e vitórias, como se fossem sucessivas partidas de um campeonato.

Jesus fez uma analogia entre o maná que os judeus receberam como alimento no deserto e o verdadeiro pão/alimento que desceu do céu, Jesus.

Todos os dias seguimos em busca do nosso alimento e isso cria em nós uma associação natural, com regras fixas, limitadas, para tudo neste mundo.

A nossa tendência é jogar o jogo da vida como finito, fixo, limitado, definido por vencedores e perdedores, sucesso e fracasso. Pensamos assim e agimos assim, mesmo sem percebermos. Mas Jesus veio trazer algo bem maior e significativo.

Tudo isso parece estranho porque aprendemos desde cedo que você tem que ser o número um, bem sucedido, produtivo, ganhar um título e reconhecimento, obter riqueza, alcançar fama, permanecer jovem e bonito, ser um vencedor,... E a lista de jogos e partidas que precisam ser vencidas é enorme...

Bem... Não há nada de errado em trabalhar duro, estudar bastante, realizar algo ou ser bem-sucedido. Mas, Jesus está falando de algo mais, algo além, maior, infinitamente melhor. De um projeto de vida (ou jogo) que tem começo e não tem fim. Não se trata de ficar preso nesse jogo, mas de não querer sair dele pelo grande prazer de estar jogando.

Desde o Éden há duas propostas de projeto de vida para o homem, mas a maioria só conhece um tipo de jogo, finito e mortal.

Outra reflexão importe é sobre o que comemos mostra que tipo de jogo estamos jogando.

  • Que tipo de pão estamos comendo?
  • Que tipo de jogo estamos jogando?

O que você põe para dentro de si forma o seu pensamento, sentimento, palavras e ações.

Qualquer tipo de pão neste mundo faz parte de um jogo finito, onde a existência do "jogador" será uma série de partidas em busca de vitória:

Estudo, emprego, casamento, família, dinheiro, sucesso, patrimônio, etc. Seja o que for, um dia o jogo acaba, tudo termina e você não conquistou a verdadeira vida.

Mas, se você escolher o jogo infinito... Entrar, continuar, permanecer e crescer, certamente experimentará a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. O jogo começa, mas não tem fim e o deleite está em permanecer nele.

O jogo infinito começa aqui neste mundo, mas não importam as circunstâncias iniciais, comendo o "Pão do Céu" você atravessa todas as situações, sejam boas ou ruins, difíceis ou fáceis, desejadas ou indesejadas, alegres ou tristes, você continua no jogo, comendo o pão da vida, tornando-se cada vez mais forte, maduro e confiante.

O Ensino de Jesus

Ao longo dos evangelhos, Jesus está nos ensinando como jogar esse jogo infinito. É sobre viver a verdadeira vida; é ter a vida Zoe dentro de nós. É sobre viver em outro nível, seguindo o maior projeto de vida para o ser humano. Trata-se de banquetear-se com o pão que desceu do céu.

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu", diz Jesus.

Se Jesus Cristo não for o seu alimento diário, você não terá a verdadeira vida. Seguirá no jogo finito, colocando para dentro de si um tipo de alimento que não sacia e que no fim leva à morte.

Nos Evangelhos Jesus está sempre nos apontando para algo mais, uma nova dimensão, um novo jeito de ser, de viver.

Jesus viveu em uma dimensão diferente e nos chama para um jeito diferente de ser, uma nova vida. Ele quer que tenhamos vida, a qualidade de vida que ainda não experimentamos.

A maioria não entende isso, nem mesmo as pessoas religiosas. Os líderes religiosos e as autoridades da época de Jesus não entenderam nada disso. Eles discutiram entre si: "Como este homem pode nos dar sua carne para comer?" As palavras de Jesus não se encaixavam nas regras e limites do jogo deles. Mas, Jesus está em outro nível e desejoso que os seus discípulos entendessem isso, saíssem do jogo finito e aprendessem a jogar o jogo infinito da vida.

O Exemplo de Vida de Jesus

Jesus come e bebe com pecadores e cobradores de impostos. Ele cura no sábado. Ele declara que o reino de Deus está dentro de nós. Ele diz que muitos primeiros serão últimos, e que muitos últimos serão primeiros. Ele passa seu tempo com aqueles que o mundo exclui e declara perdedores.

Jesus prioriza a vida humana sobre a lei. Ele não vem para julgar, mas para dar vida. Ele perdoa os pecados. Ele vive para fazer a vontade do Pai Celeste e nos convida para fazermos parte desse projeto de vida.

E por onde começamos?

Em Cristo, seguimos com Ele e continuamos com Ele no infinito, pelos séculos dos séculos, de eternidade a eternidade, para sempre. Ele é o nosso alimento, nossa força, nossa motivação, nosso sustento, nosso pensamento, nosso alvo, nosso propósito, nosso tesouro, nosso amor, nosso sonho, nosso projeto... Nele nos movemos e existimos.

Conclusão

Este ensino do evangelho de Jesus Cristo é um convite para o crente comer o pão que desceu do céu. Lembre-se:

Você não é auto-existente. A vida que o Criador deu ao homem depende de um alimento existencial. No Éden a proposta foi: o fruto da árvore da vida ou o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal? E Hoje? O pão que desceu do Céu ou qualquer alimento deste mundo?

Que escolha temos feito? Que projeto de vida abraçamos? Estamos jogando um jogo para vencer algo temporal ou estamos jogando para viver em outra dimensão, outro nível, experimentando a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, para sempre?

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!


Reflexões e Recursos Adicionais

Baixar Estudo em PDF

Mensagem em Podcast


Outros Recursos Didáticos Para o Projeto Filipe

Clique no Botão abaixo: Tipos de Memória

Reflexões Anteriores

Podcast

No App Nova Vida você tem acesso direto às reflexões transmitidas pela Rádio Vox Dei.

Clicando no botão abaixo você será redirecionado à pagina Podcast onde disponibilizamos os links para as principais plataformas divulgadoras de nossas reflexões diárias transmitidas pela Rádio Vox Dei.

SUPERVISORES


Recursos Exclusivos Para Supervisores

do Projeto Filipe

Ao Clicar na imagem ao lado você será redirecionado a uma página exclusiva para os supervisores do Projeto Filipe.

Periodicamente você encontrará na sua página os recursos didáticos para o seu ministério.


Breves Reflexões Pastorais - Áudio


..::data e hora::.. 00:00:00

Reflexões Anteriores