Projeto Filipe

Reflexão Bíblica Semanal Para os Grupos Familiares

Reflexões mais recentes no Projeto Filipe

Leia as últimas reflexões do Projeto Filipe

Avante!

26/09/2022

Avante - continue em frente! Ez 47:1-9

Prece Poderosa

19/09/2022

Iniciamos esta breve reflexão com algumas perguntas que são frequentes em nosso meio:

Sangar

12/09/2022

Há mais de 5000 anos um povo formado de tribos árabes semitas, estabeleceu-se nos territórios a leste do Mar Mediterrâneo que formam hoje a Síria, o Líbano, a Jordânia e a Palestina, ficando conhecido o lugar como Canaã. O SENHOR deu esta terra a Israel (Sl 24:1).

Estudo da Semana

 AVANTE

Uma  breve reflexão sobre a necessidade de seguir em frente no Rio de Deus.


..."o conhecimento superficial  em relação a Deus cria no interior do homem uma teologia errada e, consequentemente,  conceitos errados, comportamentos errados e uma fé com pontos de incredulidade". Denis Frota


AVANTE

Clique  no Botão Abaixo
Clique no Botão Abaixo

AVANTE - Siga em Frente Sempre


Ezequiel 47:1-9


Avante - continue em frente! Ez 47:1-9

A vida cristã é viva, progressiva, não é estática. A vida cristã é um movimento, não um monumento. Quando a esposa de Ló parou de andar, ela se tornou uma estátua de sal.

Introdução

A ciência médica nos diz que um dos fatores mais importantes para uma boa saúde é o corpo em movimento, o exercício físico. Dizem que um corpo em movimento permanece ativo e mais saudável. Então, os especialistas incentivam todos, independentemente da idade, a continuarem em movimento.

Bem, sabemos que a verdade é paralela e isso significa que a realidade no natural, tem uma correspondência no espiritual e vice-versa. Movimento é algo primordial. Você deve continuar se movendo, avançando, sempre.

O movimento é a evidência de que ainda há vida. E onde há vida, há esperança, e onde há esperança, há potencial para milagres, sinais e maravilhas.

Vamos ler nosso texto: Ezequiel 47:1-9.

Temos que admitir que há muita riqueza e mais revelações nesse texto do que podemos falar hoje, mas acredito que o assunto que compartilharemos será uma bênção para todos nós.

Ezequiel 47:1-9... Estamos olhando aqui essa poderosa revelação onde o córrego tornou-se um rio à medida que Ezequiel seguiu em frente. Isso vale para nós.

É pelo avanço, pelo seguir em frente que a presença de Deus, seu poder e sua glória são experimentados, aumentados e manifestados em nós e através de nós.

Esse rio saiu do Templo de Jerusalém.

*O templo representa o lugar onde Deus está, simboliza sua presença. E repare que tudo começa na porta do Templo.

*Jesus é a porta da casa paterna. Nenhum homem pode vir ao Pai Celeste a não ser por meio de Jesus Cristo.

Agora observe que esse rio fluiu debaixo do lado direito do altar.

*O altar é o lugar de entrega e sacrifício. O altar é o lugar onde o eu é crucificado. Onde nossas vontades e desejos devem morrer, para que a vida de Cristo possa se manifestar através de nós.

O altar é onde nos despojamos de nossa base para abraçar nossa missão em Cristo.

Lembre-se das palavras de Jesus, Lu 9:23... E ele disse a todos... se alguém vier após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me.

O rio da presença de Deus começa no altar, e a profundidade dessa presença determina a força e o poder do rio em nós e através de nós.

Quanto mais Ezequiel avançava no rio, maior e mais fundo o rio ficava. O profeta não devia parar. Ele precisava seguir... Quanto mais Ezequiel avançava no rio, mais sentia o poder do rio nele e passando por ele.

Quanto mais fundo o corpo de Ezequiel descia nas águas, mais forte era o fluxo do rio. Isso é o que o Espírito Santo está nos dizendo hoje. Você quer sentir a minha força, o meu poder? Avance. Tem mais. Não fique parado.

A vida cristã é progressiva... E progresso requer uma decisão de avançar.

Não importa quão maduro você seja, ou quão ungido você seja, a verdade é...precisamos continuar em movimento. Há algo mais à frente, algo maior, mais forte, poderoso. Avance! Cristianismo é movimento e não monumento.

* Há mais de Deus a nossa frente. * Não há lugar confortável para ficar porque estamos em peregrinação, em passagem.

*Você tem que escolher levantar-se e avançar sempre. * Você tem que avançar! Avante!

Os desafios virão... temos que lutar...

*Isso significa que você não está morto.

*Isso significa que você não foi conquistado.

*Isso significa que você ainda está perturbando o inferno, caso contrário o diabo não estaria lutando tanto com você.

*Isso significa que ainda existe a possibilidade de você vencer e tomar posse do que Deus lhe prometeu.

Então você tem que se manter em movimento. Avance!

Agora diga para você mesmo:

*Assim como fez Ezequiel, eu vou avançar no rio de Deus; *Eu vou me aproximar mais até sentir o que nunca senti antes; *Eu vou me aproximar até fazer o que nunca fiz antes.

*Estou mudando de posição espiritual.

Estou entrando em um novo nível de unção.

Ezequiel chegou ao lugar onde era fundo demais para andar... Para ir mais longe ele tinha que nadar. Este é o lugar que chamamos de transição.

A Transição

O que acontece quando você chega a este lugar? Este é o lugar de uma grande decisão. É aqui que você entra em uma nova dimensão espiritual ou se acomoda. Até esse ponto você está de pé, ainda tem as suas bases pessoais. Mas agora, há uma pressão do fluxo do rio para você avançar, mas enquanto você está de pé, há uma resistência.

O rio representa o fluxo do Espírito Santo. Ir com a corrente do rio significa que você está rendido à vontade e ao plano do Espírito Santo.

O Medo

Muitos nunca farão essa transição. Por quê? O medo. Porque este é o lugar onde seus pés não podem mais decidir a direção de sua vida. Neste lugar, tudo em você está sujeito ao Espírito Santo. É aqui que o Espírito Santo decide quando, onde, quão longe e quão rápido você avançará. O Espírito Santo decide suas paradas e seus avanços. Seu único apoio é o Espírito Santo.

Isso significa que você deixou a terra da lógica e do raciocínio, e agora está em outro nível, uma nova dimensão; você está seguindo o curso do rio de Deus.

Muitas pessoas nunca farão essa transição e a razão é... elas têm medo, não sabem o que esperar, têm medo de perder o controle.

Nesse ponto de transição algo acontece... Até este ponto Ezequiel está no rio e ele está experimentando o aumento da intensidade da corrente do rio, mas ele ainda tem o controle da situação, quando deve parar e quando deve seguir.

Apesar da intensidade crescente da corrente do Espírito sobre seu ser... Seus pés ainda estão no comando, mas uma vez que ele atinge este ponto de transição, não há mais como resistir. Agora ele está se movendo em total harmonia com o rio. Agora sua vontade é levada pela vontade do Espírito Santo.

Deus derrubou a vontade do profeta? Não! Cada passo no rio foi uma participação voluntária de avançar e de se render à vontade de Deus.

O rio não levou Ezequiel contra a sua vontade. O profeta entregou-se ao rio.

Esta visão de Ezequiel é um retrato da vida cristã... Estamos na fé, em Cristo...

*Estamos nas águas vivas sim, mas apenas um pouco. O homem velho está lutando muito porque tem medo de avançar.

Avante - siga em frente

Não podemos ficar de pé em águas profundas por muito tempo. A água profunda é um lugar perigoso, de conflito que exige uma decisão: recuar, voltar para a margem ou avançar, nadando no curso da correnteza? Às vezes, diante de um grande problema, de uma forte provação com total ameaça de mudança em sua vida, você pode desejar sair dali e voltar para a margem. Mas, essa não é a melhor decisão.

Amado irmão, continue avançando... A vida cristã, por sua própria natureza, é uma vida de movimento e de progresso. Quando você deixa de avançar, você começa a morrer.

A Rendição Total

O rio de águas vivas é insondável, imensurável e interminável. O caminho para as profundezas da presença e glória de Deus, é a rendição. As águas vivas só serão manifestas em você e através de você até o nível de sua confiança, rendição e entrega.

Cada passo no rio de Deus é um passo para um maior sacrifício e abnegação.

À medida que o eu desaparece através do sacrifício, o Espírito Santo ganha mais força e influência sobre sua vida. E quando as pessoas olham para você, elas começam a ver Jesus em você e através de você.

Isso é precioso irmão. Então, continue avançando. E enquanto você avança, você segue para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Esteja completamente submerso em Jesus, até que você possa dizer: não sou mais eu que vivo, mas Cristo vive em mim.

Conclusão

Amado irmão, não fique parado. Cristianismo é movimento e não monumento.

Mais uma vez diga para você mesmo... eu vou continuar seguindo em frente, avançando no rio de Deus.Eu vou andar nas águas do rio de Deus.Eu vou correr neste rio. Eu vou nadar neste rio. Eu vou mergulhar fundo nas águas do rio de Deus.

Não vou parar, não vou desistir diante das dificuldades. Eu continuarei em movimento. Minha vida depende disso. Meu futuro depende disso. A vida de outras pessoas depende disso. Então...

Pense nisso, faça isso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!

Baixar Estudo em PDF

Mensagem em Podcast


Outros Recursos Didáticos Para o Projeto Filipe

Clique no Botão abaixo: Tipos de Memória

Reflexões Anteriores

Podcast

No App Nova Vida você tem acesso direto às reflexões transmitidas pela Rádio Vox Dei.

Clicando no botão abaixo você será redirecionado à pagina Podcast onde disponibilizamos os links para as principais plataformas divulgadoras de nossas reflexões diárias transmitidas pela Rádio Vox Dei.

SUPERVISORES


Recursos Exclusivos Para Supervisores

do Projeto Filipe

Ao Clicar na imagem ao lado você será redirecionado a uma página exclusiva para os supervisores do Projeto Filipe.

Periodicamente você encontrará na sua página os recursos didáticos para o seu ministério.


Breves Reflexões Pastorais - Áudio


..::data e hora::.. 00:00:00