Como Andar no Espírito

30/08/2020

O homem sem Cristo é guiado por sua natureza carnal. Ele pensa, sente, decide, fala e age movido por sua natureza pecaminosa.

Efésios 2:3 - Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como também os demais.

Jeremias 17:9 - Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?

Introdução

O homem natural, além de decidir a vida por conta própria, ainda recebe as influências do meio em que vive e do sistema operante deste mundo.

  • O mundo fala de uma maneira diferente de Deus;
  • O mundo pensa de maneira diferente de Deus;
  • O mundo faz coisas que desagradam a Deus.

Nascemos, crescemos, vivemos no mundo. Um dia conhecemos a verdade, ouvimos o Evangelho da nossa salvação, tendo nele crido. Houve um choque cultural muito forte: a cultura do mundo e a cultura do reino de Deus.

O homem espiritual (com Cristo), nasce do Espírito de Deus, vive habitado pelo Espírito e precisa ser guiado no dia a dia pelo Espírito de Deus. Gl 5:25.

Lamentavelmente, há milhões de pessoas no planeta que professam a fé cristã, mas, não têm a menor ideia de como andar na cultura do Reino de Deus, de modo agradável ao SENHOR. São pessoas que concordam com doutrinas cristãs, seguem até certo ponto uma ética cristã e praticam rituais cristãos, mas não sabem como andar no Espírito.

Sendo assim, todo cristão precisa aprender a ouvir a voz do Espírito Santo e ser guiado por Ele. Temos que seguir o Espírito de Deus, não o mundo, não a nós mesmos, mas o Espírito de Deus.

Aprender a ouvir a voz do Espírito Santo e ser guiado pelo Espírito Santo não é uma tarefa fácil, mas necessária. À medida que vamos aprendendo a viver o cotidiano pela direção do Espírito Santo, vamo-nos afastando do modo de pensar, de falar e de viver que o mundo nos ensinou.

Nascer do Espírito é um processo real que abre o entendimento do crente para começar a participar de um reino invisível, mas real, governado pelo o próprio Deus; um reino que suplanta totalmente este mundo material.

No aspecto geral podemos dizer que andar no Espírito é viver em sintonia com Deus, em comunhão constante, em oração sem cessar. Estar em comunhão com o SENHOR a todo instante, vigiando o tempo todo para não cair em tentação, procurando discernir a vontade de Deus para executá-la.

Como é possível andar no Espírito:

De acordo com Ef 4:22-24 o processo inicial tem 3 fases distintas e interligadas.

  • Despojamento do velho homem - o discípulo de Cristo precisa deixar de viver da maneira antiga, sem Cristo, quando era guiado por sua natureza carnal, pelos pensamentos influenciados pelo sistema deste mundo! É preciso largar tudo isso, despojar-se das coisas do velho homem. Isso significa deixar o antigo modo de pensar, de sentir, de falar e de agir, próprios da cultura do mundo.
  • Renovação do Entendimento - Reeducação na Palavra de Deus - Da infância aos nossos dias fomos educados por vários segmentos: família, amigos, escola, mídia, e outros agentes influenciadores. Aprendemos muitas coisas que são contrárias à vontade de Deus. Necessário se faz que tenhamos uma nova educação e uma nova aprendizagem, agora através da Bíblia Sagrada. Será preciso estudá-la para adquirir a educação da justiça divina. Só assim podemos ter uma nova mentalidade, sabedoria e maturidade cristã para o tipo de vida que agrada a Deus.
  • Revestimento da nova identidade em Cristo - Agora temos que colocar em prática tudo que aprendemos na Bíblia Sagrada. Temos que passar a viver o cristianismo no dia-a-dia; viver segundo a vontade de Deus, viver como imagem de Cristo diante do mundo; viver de modo que seja do agrado de Deus.

Bem, esse é o processo inicial. É preciso dar continuidade.

A Ação do Espírito

A ação do Espírito Santo na vida humana é como o vento invisível e indecifrável. Em outras palavras, o Espírito de Deus assemelha-se ao vento invisível, mas real. Aqueles que nasceram do Espírito movem-se neste mundo exatamente como Jesus descreveu o vento; são guiados pelo Espírito de Deus.

Infelizmente, ainda hoje, a maioria dos cristãos vê o cristianismo como Nicodemos via o Judaísmo, ou seja, apenas como uma religião com doutrinas para serem aprendidas, regras para seguir e rituais para observar.

Os renascidos são desafiados a pensar e agir no Reino de Deus de modo totalmente diferente da cultura do mundo. Não somos controlados por uma grade de doutrinas e mandamentos; não somos guiados por uma religião. Não! Somos guiados pelo Espírito de Cristo.

Confiança Genuína

Todas as vezes que penso ter decifrado os caminhos de Deus, ele me surpreende de novo. Mas, o imprevisível tem me ensinado muito:

  • Estou convencido de que Deus faz maravilhosamente bem todas as coisas, mesmo que não as faça para o meu conforto ou para a minha conveniência.
  • Estou convencido de que andar no Espírito é a maneira certa de se viver a vida cristã e por isso quero a cada dia aprender esse caminho.

Não seguimos uma religião, seguimos uma pessoa. O Espírito de Cristo nos faz seguir os passos de Jesus. Cultivamos uma amizade progressiva com o SENHOR Jesus. Quanto mais o conhecemos, mais seremos capazes de confiar Nele e de segui-lo por amor. (Rm 8:9).

Quem é o Seu Guia? Quem Dirige a Sua Vida?

Enquanto o homem seguir o seu coração, viver com base nos seus pensamentos e desejos egoístas, na sua sabedoria natural, estará vivendo a sua vida, no seu reino particular. Agindo assim, essa pessoa será guia de si mesma e estará fora do centro da vontade do SENHOR.

Estou convencido de que viver guiado pelo Espírito Santo implica em uma escolha diária de abandonar minhas expectativas de como as coisas devem ser; desconfiar de meus próprios projetos e desejos e sintonizar minha mente e coração no SENHOR, até que eu seja capaz de discernir o propósito Dele e passar a cooperar com a Sua vontade.

Sei que a maioria de nós ainda não sabe como ser guiado pelo Espírito de Deus. Mas isso é algo vital, crucial, imprescindível.

A única maneira do crente ser guiado pelo Espírito de Deus é aproximando-se DELE, É preciso cultivar primeiro uma grande amizade, desenvolvendo a comunhão e a confiança, até aprender a ser guiado pelo Espírito de Cristo.

Obedecendo aos impulsos da Nova Natureza

O andar no Espírito não flui da teologia, flui de relacionamento. Desde o princípio, Deus quis mostrar-nos como abraçar sua revelação progressiva em nossa vida e ensinar-nos a segui-lo.

A voz do Espírito é muito peculiar, suave, mas inconfundível. Não conheço outra forma de descrevê-la a não ser que devemos simplesmente atender àqueles impulsos que o Espírito Santo coloca em nosso espírito e em nossa consciência moral. Pode ser que o Santo Espírito queira revelar algo, atrair-nos à oração ou às Escrituras Sagradas, pode ser que queira nos guiar a servir ou encorajar uma pessoa que precisa de nossa ajuda. Seja qual for o caso, aprender a reconhecer esses impulsos e a obedecê-los é o que nos fará distinguir entre os desejos de nosso coração e os desejos de Deus.

E como fazer para separar os impulsos de Deus dos desejos do meu coração?

Quanto mais próximo de Deus estou, mais inconfundível é a percepção da voz do SENHOR. Quanto mais distante estou de Deus, mas difícil identificar a Sua voz.

Há três testemunhos que ajudam a discernir a voz do Espírito:

1. Convicção intuitiva da direção de Deus que cresce com a comunhão e consagração - o Espírito de Deus testifica com o nosso espírito - Rm 8:16; 1 Jo 2:27;

2. Confirmação na verdade e no exemplo das Escrituras Sagradas - Jo 16:13; Jo 17:17;

3. Confirmação de líderes com maturidade cristã quando compartilho o assunto com eles.

Quando esses três testemunhos estão em harmonia, temos mais confiança de que estamos seguindo a voz de Deus. Mas, é importante deixar claro que não são as regras e sim a comunhão com Deus que nos ensinará a andar no Espírito.

Levados Pelo o Vento - O que isso significa?

Se existe algo capaz de deixar qualquer pessoa insegura é a imprevisibilidade. Quase sem perceber, tentamos passar o padrão humano de planejamento e previsibilidade para o âmbito espiritual. Queremos administrar a vida, o ministério - e a igreja - com agendas humanas, esforço humano, raciocínio humano, esperando que Deus colabore conosco e entre no nosso gerenciamento, fazendo com que tudo aconteça conforme o previsto.

É necessário lembrar que Deus é o SENHOR e não segue agendas humanas! Tudo o que Ele faz segue o "mistério da sua vontade" (Ef 1.9). Esse mistério pode ser revelado ou não ao seu povo.

Viver guiado pelo Espírito de Deus é realmente como Jesus revelou a Nicodemos, semelhante ao vento: imprevisível e indefinível.

Jesus queria transmitir a Nicodemos o entendimento de que não dá para controlar a ação do Espírito de Deus. Quis dizer de modo semelhante que assim é aquele que é nascido do Espírito. Quem é nascido do Espírito de Deus torna-se como o vento também, disponível a Deus a cada momento para fazer o que Ele quer de nós.

A natureza humana talvez nunca consiga acostumar-se plenamente com isso, mas ser guiado pelo Espírito requer confiança plena em Deus e oração incessante, além de abrir mão de todas as âncoras naturais de segurança, até dependermos totalmente de Deus.

Que logo chegue o dia em que não decidiremos mais pela natureza humana carnal, mas pelo Espírito. Que logo chegue o dia em que façamos diariamente a vontade do Espírito Santo.

Ser levado pelo o Espírito significa:

  • Significa que Deus dirige a nossa vida;
  • Significa que estamos aprendendo a confiar mais no SENHOR do que nas nossas racionalizações humanas;
  • Significa abrir mão do controle de nossa vida e passar a Seguir o SENHOR.

Igreja de Atos, Uma Igreja Guiada pelo Espírito de Deus

Você já parou para pensar que a época de maior glória da igreja foi quando não havia controle humano algum sobre a vida dos discípulos? Não havia burocracia, protocolos, sede de governo, nem oficiais com títulos ou posição hierárquica. A vida da igreja na era apostólica era imprevisível, cheia de aventura, espontaneidade e novidade. Cada reunião era um evento único; cada encontro de crentes, uma surpresa.

Os líderes principais, além de não controlarem ou dirigirem a vida da igreja, nem sequer sabiam, muitas vezes, onde eles mesmos estariam no dia seguinte! Pense, por exemplo, em Filipe: Ele saiu de um avivamento que sacudia a cidade de Samaria, foi ao deserto pregar para um eunuco e, depois, "achou-se em Azoto" (At 8.40) - lembrando que fora ungido como diácono para servir as viúvas de Jerusalém (At 6.5)!

Como Filipe conseguiu encontrar um eunuco no deserto justamente quando ele estava lendo Isaías 53? Como Cornélio teria achado Pedro na casa de Simão, o curtidor, se não fossem as informações fornecidas por um anjo? Como Ananias teria encontrado Saulo se não tivesse acesso aos mesmos métodos?

Toda vez que lemos os relatos inspirados de Atos dos Apóstolos, sentimos o frescor e o dinamismo de um povo cheio de vida e paixão por Jesus. Ficamos maravilhados diante de uma igreja que, apesar de aparentemente desorganizada, sem plano ou governo humano, seguia um roteiro preciso, divino... uma igreja guiada pelo Espírito Santo.

Conclusão

Vivemos o tempo do fim e isso significa, entre outras coisas, que precisamos ser guiados pelo Espírito Santo para sermos bem sucedidos.

Ser guiado pelo Espírito de Deus exige comunhão e consagração; exige muito mais dependência de Deus e confiança Nele do que temos costume de praticar, e isso nos assusta. Porém, ao mesmo tempo, estimula e revigora porque a vida deixa de ser previsível e passa a ser surpreendente e emocionante. Que tremenda alegria poder acordar de manhã e enfrentar a aventura incerta da vida, simplesmente sendo levado pelo Espírito Santo.

Tudo isso é assim porque o Espírito de Cristo quer despertar em cada um de nós o desejo de conhecer a Cristo mais de perto, de amá-Lo e de Seguí-Lo fielmente hoje e sempre.

Perguntas Para Reflexão:

  • Você já nasceu do Espírito de Deus?
  • Quem guia a sua vida hoje? Quem lhe trouxe até este ponto da vida? Sua família, a opinião pública, o modismo, a escolaridade, o patrão, sua cabeça ou o Espírito de Deus?
  • O que é ser guiado pelo Espírito de Deus?
  • Você está disposto a ser guiado pelo Espírito de Deus?