Discernindo o Tempo de Deus

17/01/2022

Introdução

O nosso tempo neste mundo é breve e precioso demais para ser utilizado fora do propósito de Deus. Discernir os tempos de Deus no período de nossa existência debaixo do Sol talvez seja a primeira das mais importantes percepções do homem sábio que, certamente, investirá talentos, suor e recursos em prol da vontade do SENHOR.


Podemos observar muitos avanços no mundo, mas a maioria está fora do propósito de Deus, cada um usa o tempo como néscio e não como sábio.

Diante disso:

  • Não há tempo a perder com as ilusões e o engodo do mundo.
  • Não há tempo a desperdiçar com o nosso reino particular.
  • É preciso discernir o tempo para não tomar decisões erradas.
  • É preciso discernir o tempo para aproveitar as oportunidades de Deus.

O que é Tempo? - (do latim tempus) significa:

  • Medida de duração dos fenômenos, da existência;
  • Momento fixado, época, fase, era, período,
  • Noção fundamental concebida como um meio linear infinito no qual os fatos históricos fluem numa sucessão de acontecimentos.

Características do Tempo em relação a Deus e ao Homem

  • Deus é o SENHOR do Tempo - Chamado de Ancião de Dias - Em seus atributos perfeitíssimos de onipotência, onisciência e onipresença, o ETERNO Deus pode transitar no tempo sem sofrer os efeitos do tempo e ainda tem o poder de mudar os tempos.

Ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; é ele quem dá a sabedoria aos sábios e o entendimento aos entendidos. (Dn 2:21. Veja também: Ml 3:6 - Hb 13:8).

"para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia" - 2 Pe 3:8.

"O que é já foi; e o que há de ser, também já foi..." Ec. 3:15

Santo Agostinho, sabiamente disse que "na eternidade, [...] nada passa, tudo é presente", sendo um "sempre presente", um "eterno hoje", ao passo que no tempo dos homens "khronos" as coisas passam.

  • O homem é um ser cronológico porque segue uma sequência natural de acontecimentos, com início, meio e fim; ele está preso ao tempo, não consegue viver fora dele, nem passar por ele sem ser afetado. O homem é um transeunte que muda com o tempo, mas não consegue mudar o tempo. Não consegue por si mesmo fazer com que o tempo seja parado, atrasado ou adiantado. Sua grande missão é discernir.

Subdivisão do Tempo

O Tempo está subdividido em:

  • Kronos - 1.Passado - 2. Presente - 3. Futuro; Início, Meio e Fim; Ontem, Hoje e Amanhã; Aspecto Teológico - Pré-Eternidade - Tempos Eternos - Pós-Eternidade;
  • Kairós - Tempo determinado por Deus. Tempo da oportunidade.

Tudo tem o seu tempo (χρόνος/kronos) determinado, e há tempo (καιρὸς /kairós) para todo o propósito debaixo do céu. Ec 3:1.

O nosso dia a dia nesta terra é marcado por dois tipos de tempo. Existe um tempo cronológico dentro do qual vivemos, e dentro dele há momentos oportunos para que se cumpram os propósitos.

O tempo que vivemos é cronos, o tempo medido por um relógio e pelo calendário dos homens.

Kronos significa o "tempo sequencial", o "tempo que se mede"; expressa a natureza quantitativa do tempo, o "tempo dos homens", medido em passado, presente e futuro.

Exemplo de Kronos na Bíblia:

Lucas 20.9 - o dono da vinha ausentou-se do país por muito tempo.

João 5.5-6 - o paralítico que estivera doente por 38 anos.

Atos 8.11 - Simão, o mágico, desde muito tempo iludira os samaritanos com suas artes);

Atos 13.18 - Deus suportou os costumes do povo de Israel no deserto por espaço de quarenta anos.

Kairós:

  • É o termo usado para descrever a forma qualitativa do tempo, como o "tempo de Deus", que não pode ser medido; significa também "o momento oportuno", "certo" ou "supremo".
  • É a visitação/intervenção de Deus na história dos homens para fazer o que precisa ser feito, na hora que tem que ser feito; é uma ocasião especial, uma oportunidade ou um tempo determinado por Deus.
  • Ele acontece no conselho da vontade do SENHOR. E quando ele se manifesta, dignifica e dá sentido àquele instante/momento.

Exemplos de Kairós:

E dizendo: O tempo (kairós) está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Mc 1:15

O Tempo da oportunidade de salvação está sendo manifestado aqui e agora, o Reino de Deus está ao alcance de todos. Somos exortados a mudar de pensamento, de crenças, de valores e crer no Evangelho para sermos salvos.

Porque diz: Ouvi-te no tempo (kairós) aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo (kairós) aceitável, eis aqui agora o dia da salvação. 2 Co 6:2.

A história da humanidade caminha para uma prestação de contas com o Criador, no porvir.

"Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe.... Estai de sobreaviso! Vigiai e orai! Não sabeis quando será o tempo (kairós)"(Marcos 13.32,33).

Enquanto aguardamos o dia da revelação de Deus e da nossa prestação de contas com o Criador, cada um de nós deve...

Efésios 5:16 - remindo o tempo/kairós, porquanto os dias são maus.

O Kairós de Deus não é o mesmo que o Kronos dos homens.

A Bíblia diz que "um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos é como um dia" (2 Pedro 3:8; cf. Salmo 90:4).

A vida de Abraão é um exemplo sobre o tempo de Deus, que às vezes parece não fazer qualquer sentido para nós. Abraão foi chamado pelo SENHOR quando tinha setenta e cinco anos - uma idade que nos parece ser tarde demais (Gênesis 12).

Mas apesar da idade avançada de Abraão, Deus não agiu com pressa em sua vida. Depois de onze anos de espera, Sara tentou adiantar o relógio de Deus através de seus próprios métodos e sofreu as consequências (Gênesis 16). Nasceu o Ismael da escrava Hagar e não o Isaque. O herdeiro da promessa, ocorreu somente no tempo oportuno determinado por Deus. Esse tempo se cumpriu depois de vinte e cinco anos que Deus tinha chamado Abraão. O kairós de Deus chegou na vida do envelhecido casal quando Abraão já tinha cem anos de idade, e Sara noventa. Sim, o tempo de Deus frequentemente é diferente do nosso. Diante disso a nossa postura deve ser a de prontidão, cada um deve estar sempre preparado para o tempo da visitação do SENHOR em nosso viver diário.

Saindo Antes do Tempo - Exemplo de Elias

Após Elias confrontar e matar os profetas de Baal no monte Carmelo, o rei Acabe foi até Jezabel, sua esposa, e contou-lhe tudo. Jezabel ficou irada, mandou um mensageiro ao encontro do profeta Elias para lhe dizer: "Que os deuses me castiguem com todo rigor, se amanhã nesta hora eu não fizer com a sua vida o que você fez com a deles" (1 Reis 19:2).

Quando Elias ouviu o mensageiro da rainha teve medo e fugiu para salvar sua vida. Ele viajou pelo deserto 40 dias e 40 noites, até chegar ao monte Horebe. Ali Elias entrou em uma caverna e repousou por uma noite. (1 Reis 19:9).

Quando estava na caverna, o SENHOR falou com o profeta perguntando o que ele estava fazendo ali. (1 Reis 19:10). Elias justificou sua fuga. O SENHOR então lhe respondeu: "Volte pelo caminho por onde veio e vá para o deserto de Damasco. Lá ungirá Hazael como rei da Síria. Ungirá também a Jeú como rei de Israel, e separe Eliseu como seu sucessor. Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú" (1 Reis 19:15-17).

Certamente uma das coisas mais difíceis para o ser humano é esperar quando tem pressa. Nós estamos sempre querendo aquilo que desejamos de forma imediata, aqui e agora. A loucura de nossa impaciência atinge seu ápice quando queremos fazer com que Deus trabalhe em nosso tempo.

Esperar pelo tempo de Deus exige confiança e paciência

No enfrentamento das dificuldades enquanto esperamos o tempo de Deus, a confiança é uma qualidade indispensável. Por isso o conselho do salmista é: "Espere no Senhor. Seja forte e corajoso! Confie no Senhor" (Salmo 27:14).

Diretamente relacionada à confiança está a paciência. A paciência é uma virtude espiritual fundamental para que possamos esperar pelo tempo de Deus (cf. Gálatas 5:22. O salmista escreve: "Esperei com paciência no Senhor, e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro" (Salmo 40:1).

O crente precisa aprender a esperar pelo tempo de Deus. Na verdade esse é um exercício que aperfeiçoa a nossa fé (cf. Tiago 1:3,4). Nunca devemos deixar de crer que Deus age no momento certo.

Chegando Depois do Tempo - o exemplo das virgens néscias

Assim como sair antes do tempo determinado por Deus é loucura, o regressar depois do tempo é também insensatez. Observe o que aconteceu com as virgens néscias narradas em Mateus 25:

  • Quando as virgens néscias perceberam que estavam sem azeite, saíram para comprá-lo. De algum modo elas conseguiram o azeite; demonstrando esforço, retornaram e bateram à porta do noivo, sendo rejeitadas.
  • Os esforços não adiantaram porque elas retornaram com depois do tempo, quando o kairós havia passado.
  • Vigiar é estar pronto o tempo todo. Precisamos estar prontos para uma longa espera.

Aplicando

Certamente que existe um tempo certo para que se manifeste a boa, agradável e perfeita vontade de Deus em nossas vidas. Mas o crente precisa estar atento, pronto, em vigilância o tempo todo para não deixar passar a oportunidade.

Em vez de viver envolvido na ilusão do mundo, embriagado com o sistema operante ou simplesmente seguindo a vida de forma mecanizada obedecendo a agenda do calendário, o crente deveria orar e empenhar esforços em discernir sempre os kairós, aproveitando bem as oportunidades dadas por Deus.

Sair antes do tempo ou retornar depois do tempo estabelecido por Deus para a minha vida é simplesmente perder a oportunidade e ficar fora do propósito divino.

Conclusão

Ao lermos os sinais escatológicos ao nosso redor, discernimos que o SENHOR está conduzindo a História ao seu desfecho final. Ele está fazendo isso de modo a trazer a maior glória possível ao Seu nome. Saber isso deve ser o bastante para nós desejarmos e nos apressarmos para o Dia do SENHOR. Essa é a nossa prioridade.

Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se dissolverão, e os elementos, ardendo, se fundirão - 2 Pe 3:12.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!