Negando_a_si_Mesmo

10/03/2024

Em Lucas 9:23 e Mateus 16:24 , Jesus disse aos seus discípulos que: "Se alguém quisesse segui-lo, deveria negar a si mesmo, tomar sua cruz diariamente e segui-lo".

A vida cristã é desafiadora. Jesus veio a esta terra com uma missão e para cumpri-la ele renunciou todos os caminhos que não apontavam para o Calvário. Se alguém deseja segui-lo, ele admoesta: você está disposto a renunciar a própria vida ao me seguir todos os dias?

Jesus não prometeu a nenhum de nós que escolhesse segui-lo que teríamos uma vida agradável e aconchegante. Em vez disso, ele nos disse que sofreríamos muitas coisas por Sua causa.

No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16:33.

No entanto, se perseverarmos até o fim, ganharemos a vida eterna e as muitas bênçãos que a acompanham. Mt 24:13.

Jesus Cristo chama aqueles que querem tornar-se seus discípulos, a praticarem a abnegação de seus próprios interesses por causa do chamado divino.

Abnegação significa: Renúncia, desapego, desprendimento.Negar a si mesmo.

Nenhuma decisão poderia ser mais difícil do que negar a si mesmo por causa de Jesus. Isso é um sacrifício vivo (Rm 12:1).

Se eu não negar a mim mesmo e tomar minha cruz diariamente (símbolo de minha missão neste mundo), não estarei vivendo minha vida de acordo com o padrão que Deus estabeleceu para mim. 2 Tm 1:9.

Por que os seguidores de Jesus não entenderam que o Mestre precisava morrer?

No início de Seu ministério, Jesus previu Seu sofrimento e morte aos Seus discípulos. Jesus estava procurando prepará-los para o inevitável. No entanto, eles não compreenderam o que o SENHOR estava transmitindo.

Os discípulos queriam que Jesus Cristo estivesse sempre com eles, mas Jesus precisava ir. Se Jesus não morresse segundo a vontade do Pai, não haveria redenção do pecado para a humanidade. Foi mais tarde, após a morte e ressurreição de Jesus, que os discípulos perceberam que o seu Mestre precisava morrer.

Por que os discípulos de Jesus deviam negar a si mesmos?

Primeiro porque os discípulos não podiam mudar de foco: o chamado de Deus em primeiro lugar.

Em segundo lugar, os discípulos precisavam estar dispostos a perder a vida por Cristo e não viver temendo a morte. Após a ressurreição de Jesus e a vinda do Espírito Santo no Dia de Pentecostes, os discípulos receberam coragem para entregar suas vidas pelo Senhor.

Seguir a Cristo deve significar tudo para nós; nem mesmo a morte nos rouba esta glória.

Jesus disse em Mateus 16:25-26 : "Pois aqueles que quiserem salvar a vida a perderão, e aqueles que perderem a vida por minha causa a encontrarão. Pois que lhes aproveitará se ganharem o mundo inteiro, mas perderem a vida? Ou o que eles darão em troca de suas vidas?".

A vida cristã nem sempre é um caminho fácil de percorrer; assim, algumas pessoas às vezes desistem no meio do caminho.

Tudo está relacionado a uma decisão firme e perseverante que o crente precisa fazer. A entrega total ao Senhor Jesus significa viver uma vida de absoluta rendição, entrega total ao SENHOR e sem medo da morte.

Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Romanos 8:36.

Conclusão:

Se você deseja ir além do simplesmente crer, acreditar e confiar que Jesus é o Messias; se você quer se um discípulo verdadeiro de Jesus Cristo, três coisas são necessárias:

  • Negar a si mesmo;
  • Tomar a sua cruz (assumir ao seu chamado divino/vocacional)
  • Seguir a Cristo - Não o mundo, não o coração, mas a Jesus Cristo.

Se você está disposto a pagar o preço da maior dádiva, da maior oferta, do maior bem, do maior tesouro: a rendição de sua vida a Cristo; a entrega total e para sempre, sem reservas.

A sua missão está em Cristo. Ore, comungue, procure saber qual a vontade do SENHOR para você. (Efésios 5:17).

Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.

O nosso desejo e oração é que assim como disse o apóstolo Paulo, cada um de nós possa dizer também com profunda convicção: "Para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro" (Filipenses 1:21 NVI).