O Caminho Estreito

26/04/2020

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram." Mateus 7:13-14.

Introdução

O Mundo propõe ao homem um caminho largo (Mt 7:13) , com amplo espaço para acolher a diversidade ideológica e cultural, a pluralidade de comportamentos e todos os projetos pessoais, sejam lícitos ou proibidos.

O Mundo (sistema sem Deus) nos convida a viver de forma independente, autossuficiente... egoisticamente, seguindo o dia a dia sem Deus, em qualquer direção. O foco deste projeto de vida pode ser: dinheiro, conhecimento, diversão, prazer, fama, sucesso, beleza, poder, etc. Qualquer coisa, exceto Deus.

O Mundo apresenta o Caminho Largo, capaz de suportar tudo e todos, exceto Deus e aqueles que querem segui-Lo. O caminho largo é transitado por uma multidão seduzida pelas próprias cobiças, carregada de desejos insaciáveis de coisas banais.

Os amantes do caminho largo seguem a jornada debaixo do Sol com seus sonhos, projetos e ambições. Cada um estabelece para si suas regras. Investem talento, tempo, dinheiro, inteligência e suor na trilha da ilusão. Andam, andam, correm... em círculos até a morte.

O Caminho do Fracasso

Hoje, entendo que o grande fracasso do homem nesta terra é sentir-se dono de si, plenamente independente. Na verdade, aquele que assim procede, além de néscio, é escravo da ilusão. Torna-se amante do mundo e tudo que faz gira em prol de seus próprios interesses. Sonha, deseja, investe, projeta, trabalha exaustivamente até a morte.

Infelizmente há pessoas que seguem pelo Caminho Largo e ainda querem que Jesus as acompanhe. Não, não é assim que funciona o Reino de Deus. Você tem que seguir Jesus, não o contrário.

Há outras pessoas que investem pesado no Caminho largo e deixam as sobras para Jesus: as sobras do tempo, do trabalho, potencial e recursos. Fazem isso como forma analgésica de uma consciência culpada. Realizam pequenas incursões religiosas como forma balsâmica diante de uma consciência moral culpada, em profunda desordem e desassossego. Não, não é assim que funciona o Reino de Deus. Quem quiser ganhar a vida neste mundo, vai perdê-la no porvir e quem deixar o caminho largo por amor de Cristo vai ganhar a vida eterna. É assim que funciona o reino de Deus.

O que nos impede de seguir o caminho estreito?

  • O amor ao mundo.
  • A falta de interesse de se comprometer 100% com Deus.

Advertências

1 João 2:15. Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele;16. porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.

Romanos 12:2. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Tiago 4:4. Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

O Caminho Estreito

O caminho estreito é simplesmente um projeto de vida proposto por Deus, para o homem seguir na direção certa: Cristo!

Assegurou-lhes Jesus: "Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6.

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram." Mateus 7:13-14.

O caminho estreito só pode ser percorrido com fé, renúncia, obediência e perseverança. É um caminho de pedras e de espinhos, de dificuldades, lutas e desafios que precisam ser vencidos diariamente pela fé.

Deus capacita o seu povo a crescer em fidelidade, humildade e dependência espiritual enquanto segue no caminho estreito. Nessa trajetória vamos adquirindo sabedoria e maturidade para superar obstáculos, chegar ao destino e cumprir a nossa missão.

Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. Sl 25:4

É muito comum ouvirmos pregações pós-modernas que trazem aos ouvintes a ideia de um evangelho indolor, sem espinhos, sem lutas e sem aflições.

A realidade é que neste mundo, flores e espinhos, sorrisos e lágrimas fazem parte da realidade daqueles que foram expulsos do Jardim do Éden.

Os nossos momentos felizes, prazerosos e inesquecíveis, são raros e breves; eles são exceções em nossa jornada debaixo do Sol. Somente na glória celestial a extraordinária felicidade tão desejada será eternizada. Até que chegue o grande Dia do SENHOR temos que aprender a viver o tempo comum e os tempos difíceis, pela fé, com contentamento e ações de graças.

Sei passar necessidade, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade. 13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Fl 4:13.

Um Caminho de Esforço

Sempre é mais fácil sair do caminho estreito do que permanecer nele. Qualquer desvio seja para direita ou esquerda pode nos proporcionar mudança de direção e afastamento do SENHOR. Este Caminho tem um foco, um alvo! Seguimos uma Pessoa, o SENHOR Jesus.

"E se é com dificuldade que o justo se salva, onde comparecerá o ímpio pecador? Portanto os que sofrem segundo a vontade de Deus confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem".

O Caminho de Jesus não é fácil, mas de esforço, de renúncia, de perdas temporárias para se adquirir tesouros eternos. O Caminho Estreito é escolhido por poucos e rejeitado por muitos, mas é o caminho que conduz à vida.

"Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á" Mateus 10:39.

Um Caminho à Vitória

"Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé" - 2 Tm 4:7.

Podemos aprender muito com o apóstolo Paulo. Ele lutou com honra pelo Evangelho, ficou anos preso, sofreu açoites, afrontas, acusações falsas, teve os pés e mãos acorrentados, foi apedrejado e sofreu naufrágio. Contudo, nunca parou de seguir pelo Caminho estreito, nem olhou para trás. Manteve o olhar fixo em Jesus e continuou em frente, cabeça erguida, olhos lacrimosos... às vezes sangrando, por vezes gemendo, em diversas ocasiões prosseguia sem saber o seu futuro na Terra, mas estava sempre certo de seu destino no Céu. Paulo seguiu Jesus Cristo até chegar ao fim de sua missão neste mundo: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé".

Nem tudo neste caminho é sofrimento e dor, há bons momentos nessa jornada, mas não podemos estacionar nessas breves estações da vida. A caminhada continua e o nosso foco deve ser o destino, a vitória. Por isso... Continue firme seguindo a Cristo. Saiba que esse é o Caminho que conduz à vida eterna. Siga a Cristo como Paulo, corra a carreira que lhe foi proposta, guarde a fé até o fim.

Arrependimento & Redirecionamento

Eu sei que alguns neste momento estão seguindo pelo caminho largo...

Se você se envolveu com a sedução do mundo e desviou-se, deixando de seguir a Cristo como deveria, e agora segue pelo Caminho largo, você está mudando não somente a sua direção de vida, mas o seu destino eterno. Você se tornou um candidato à perdição. Continuar no caminho largo é sinônimo de morte e de condenação eterna...

O que fazer?

Arrependa-se! O arrependimento é o método do ETERNO Deus para a restauração espiritual. Significa mudança radical e profunda: de mentalidade, de coração e de atitude, ou seja, mudança de caminho...É preciso retornar a Deus.

Primeiro, uma reconciliação com o SENHOR, com humildade e quebrantamento, mas de todo o coração e de toda a alma. Esse retorno cria condições necessárias para um novo ânimo espiritual, uma nova visão e novos sonhos ministeriais, capazes de fazer você retomar a direção certa no Caminho de Deus. Ainda há muito o que fazer. Faça valer a pena a sua vida.

Conclusão

Depois de retornar ao Caminho Estreito é só permanecer Nele até o fim. Vigiar sempre. Estar atento para não se afastar.

Seguir Jesus exige esforço, renúncia e perseverança, Mas somente nele há salvação e uma recompensa reservada para os que permanecerem fieis até o fim.

Sendo assim, amados irmãos, sigamos a Cristo Jesus, sigamos sempre pelo Caminho estreito, mesmo com esforço e lutas, suor e lágrimas. Sejamos perseverantes e firmes, continuemos a nossa caminhada, sabendo que Deus nos prometeu a cora da justiça no final. Essa é a vitória que nos espera!

"Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda"- 2 Tm 4:8.

Bendito seja Jesus Cristo, o nosso Guia, Salvador e SENHOR!

Que Deus lhe abençoe rica e abundantemente! Amém.