Vencendo a Crise

10/01/2022

Introdução

O que fazer diante das dificuldades, crises e fracassos?

Há situações em que o nosso melhor não é suficiente. Você pode ser altamente qualificado, ter muita experiência e conhecer todas as estratégias para a solução de um problema, mas não podemos prevalecer diante do impossível.

O único que alcança o impossível é Aquele que tem toda autoridade nos Céus e na Terra, Jesus Cristo. Sendo assim, o pior não é a crise em si, mas está no meio dela e tentar superá-la sem a presença manifesta de Cristo.

VENCENDO A CRISE COM CRISTO

Texto de Apoio: Lucas 5:1-11

  • ANÁLISE DO CONTEXTO BÍBLICO
  • ANÁLISE DO NOSSO CONTEXTO
  • APLICAÇÃO - Aplicação dos Princípios Bíblicos.

OS PESCADORES DIANTE DO FRACASSO

  • 1.1 - Desceram do Barco;
  • 1.2 - Lavavam as redes de pesca.

E nós? Diante das crises, dificuldades e fracassos, o que fazemos? Desistimos, lamentamos, buscamos outros meios?

Crises acontecem a homens bons e maus, em todos os lugares e em todas as épocas. A chuva e os ventos fortes vêm para todos, a diferença é que alguns têm bases sólidas, outros não. A fé faz a grande diferença entre os homens. Mt 7:24-27.

Não queira fazer algo de forma precipitada quando uma gigantesca crise desestabilizar a sua paz. Saiba que a melhor decisão é obtida em súplicas, sustentada pela fé, expandida pela paciência, até que a revelação divina conceda-lhe a sabedoria para agir com acerto ou, quem sabe, o próprio Deus decida intervir diretamente com um milagre em sua vida. Pv 19:2.

Diante das causas impossíveis tenho aprendido que o meu sucesso depende exclusivamente de Deus e não de minhas forças, recursos, influência e, menos ainda, de minhas preocupações. Portanto, não seja precipitado em fazer algo quando uma gigantesca crise desestabilizar a sua paz. Saiba que a melhor decisão é obtida em súplicas, sustentada pela fé, expandida pela paciência, até que a revelação divina conceda-lhe a sabedoria para agir com acerto ou, quem sabe, o próprio Deus decida intervir diretamente com um milagre em sua vida. Pv 19:2.

II - ATITUDES DE JESUS EM RELAÇÃO AOS PESCADORES

  • 2.1 - Jesus observou os pescadores;
  • 2.2 - Jesus entrou no barco de Pedro;
  • 2.3 - Jesus pregou a palavra de Deus para a multidão.

Deus sabe tudo. Ele tem o conhecimento de todas as coisas.

O SENHOR olha lá do céu; vê todos os filhos dos homens - Sl 33:13.

Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há algum que tenha entendimento, que busque a Deus. Sl 53:2.

Esquadrinhas o meu andar, e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos. Sl 139:3.

Eu sou Deus; também de hoje em diante, eu o sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá? Isaías 43:13.

Na Sua sabedoria infinita, o ETERNO Deus dispõe de várias ordens de fatores para realizar a Sua vontade.

I - Deus Age por Atos Soberanos de Sua Vontade

Deus é Soberano e Onipotente, Ele rege tudo e tem todo o poder. Deus governa o universo inteiro e toda a história.

E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados - Mateus 10:30.

A soberania de Deus significa sua completa liberdade e autoridade/direito para agir da maneira que desejar. Deus tem a liberdade e a autoridade/direito para exercer ou não o controle meticuloso sobre cada detalhe.

II - Deus Age em Cooperação Com o Homem

Deus tudo pode. Mas o ETERNO Deus não quer dispensar o homem. É pelo homem que Deus quer evangelizar o mundo, fazer discípulos, libertar os cativos, curar os doentes, alimentar tanta gente faminta que continua a existir nesta terra.

Jesus entrou no barco de Pedro e primeiro pregou a Palavra para a multidão. O Senhor Jesus colocou em ordem as prioridades:

  • O Reino de Deus;
  • As outras coisas.

Em seguida dirigiu uma palavra específica para os pescadores cansados e desanimados.

III - RECEBENDO UMA PALAVRA ESPECÍFICA

  • 3.1 - Faze-te ao mar alto;
  • 3.2 - Lançai as vossas redes;
  • 3.3 - Como receber uma Palavra Específica?

Jeremias 33:3 - Invoca-me e te responderei... (Jo 6:37).

Isaías 55:6 - Buscai ao Senhor enquanto se pode achar... (Jr 29:13).

  • REFLEXÕES:
  • Você pode ter controle sobre o barco, sobre a rede de pescar e muitas outras coisas, mas quem tem o poder sobre o mar... e sobre toda a criação é JESUS CRISTO. (Cl 1:16).
  • Quando o SENHOR dá uma palavra de ordem, o mar pode ser o mesmo, os trabalhadores podem estar cansados, mas a Palavra de DEUS não volta vazia (Is 55:11). A Palavra de Deus lhe alcança e lhe abençoa onde você está; O ETERNO costuma realizar o milagre usando o que você tem, o que você sabe e é capaz de fazer.

Por causa da Tua Palavra lançarei as redes.

Saber que Jesus está sempre conosco, que Ele nos orienta, ilumina-nos com o Seu Espírito é a segurança que precisamos para manter acesa a chama da fé e não perdermos a esperança, seja qual for a situação. Ainda que os nossos esforços tenham se esgotado, mesmo que estejamos sem forças para agir, precisamos trazer à lembrança e aos nossos corações que a palavra de Deus é a mesma e sempre nos convida à obediência pela fé.

Avançai para águas mais profundas, e lançai as vossas redes para a pesca.

Estas palavras geraram confiança, foram a garantia para que Pedro e os outros apóstolos voltassem a pescar naquele dia difícil, depois de uma exaustiva noite toda de pesca fracassada.

A palavra de Jesus foi reconhecida como autoridade pelos discípulos. Os apóstolos discerniram o poder de Jesus. E hoje? Como está a fé do povo de Deus?

Existe uma conexão entre nós e aquilo que focamos, seja por desejo, fé, dedicação, preocupação ou medo. Se nosso foco for a tempestade, o medo nos dominará até sermos tragados pelas correntezas; se nossa mirada for em Jesus, seremos cheios de fé até caminharmos sobre as águas.

Palavras cridas formam conceitos e padrões; influenciam o caráter, são expandidas por toda personalidade, comportamento e estilo de vida dos humanos. Mas, a Palavra de Deus vai além, ela gera fé que remove montanhas.

Quanto mais mergulharmos na obediência à Palavra de Deus, mais iremos testemunhar o poder do Alto em nossas vidas.

IV - A REAÇÃO DE PEDRO

  • 4.1 - Humildade - "Sou pecador e Tu és carpinteiro, MAS..."
  • Quebrantamento
  • Esvaziamento
  • 4.2 - Fé
  • Existe uma conexão entre nós e aquilo que focamos...

Diante da pesca milagrosa que não se explica por causas naturais, Pedro discerniu que Jesus não era um simples mestre ou profeta comum. Ele o vê como seu Senhor, nome reservado exclusivamente a Deus. Foi um grande passo na descoberta da verdadeira identidade de Jesus.

Acontecido milagre da pesca, a fé de Simão começou a crescer e se tornar firme. Basta ver que Pedro passou a chamar Jesus de "Senhor" e não só de "Mestre".

Quanto mais o homem aproxima-se de Deus, mais cresce nele a humildade; mais o homem tem consciência de sua pequenez, da necessidade de rendição e quebrantamento diante do SENHOR.

Quanto mais distante de Deus alguém vive, tanto menos reconhecerá os próprios erros e limitações. Pedro, tão favorecido pela bondade divina, pensa somente em sua própria insuficiência e condição de pecador que não merece tanta bondade de Jesus. E então exclama: "Senhor afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!" Mas Jesus, apesar de reconhecer a fraqueza de Simão, confirma-lhe em seu chamado ministerial.

"Não temas; doravante tu serás pescador de homens" (Lc 5:10-11). Certamente, presenciar aquele milagre foi algo extraordinário, mas, por outro lado, abalador porque mexeu profundamente com as emoções dos pescadores. Jesus, acalmando seu discípulo Pedro, explicou o sentido do milagre do qual era testemunha. Da mesma forma que os pescadores haviam sido treinados para pescar peixes, se seguissem as instruções de Jesus seriam capazes de salvar vidas.

É necessário lançar a rede do evangelho sobre todos, sabendo que o evangelho "é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê..." (Romanos 1:16).

Se o evangelho for pregado, ele irá "arrastar" os homens, assim como peixes numa rede. A "pesca" terá sucesso apenas se for "sobre a... palavra" de Jesus (Lc 5:5).

Os pescadores aprenderam que Jesus é a solução para crise. Sem Jesus, os pescadores nada pescaram, embora usassem todo os seus esforços e recursos. Com Jesus, num único lançamento da rede, pescaram infinitamente mais de que já haviam visto.

Com crise ou sem crise, Jesus também chama a mim e a você para o ministério da evangelização. Jesus providencia os peixes, porém, quer que lancemos as redes do evangelho para pescar vidas.

Não tenha medo! Jesus sabe das nossas limitações e fraquezas. Ele conhece tudo sobre nós. Tão somente ouça a Sua palavra, creia em Jesus Cristo e esteja pronto para obedecer ao Seu comando. O impossível Ele fará.

O Justo Viverá da Fé

Pedro creu em Jesus como SENHOR. Somente a fé percebe Deus, seus atributos, promessas e amor maior. Essa confiança espiritual não pode surgir a menos que Deus graciosamente prepare o caminho para ela. O Espírito Santo ilumina os nossos olhos cegos pelo pecado, colocando a verdade em foco, capacitando a nossa vontade de olhar e nos render à atração divina. Pela fé, o homem dá assentimento a Deus revelador e submete completamente todo o seu ser a Ele. (Jo 6:42; 2 Co 4:13; Ef 1:17-20; 4:15,16; 1 Ts 2:13; 1 Jo 5:10; Hb 10:39; 12:2).

A maneira de viver na fé é tão importante quanto o conteúdo de doutrinas cristãs que professamos. Por essa razão, o crente precisa viver com uma confiança inabalável em Deus, seja nos momentos de bonança, seja nos tempos difíceis.

Temos que professar a fé pelo bom testemunho de nossas atitudes, de que somos fiéis discípulos de Jesus Cristo e confiamos plenamente na Fidelidade de nosso SENHOR.

CONCLUSÃO

  • A presença de Jesus Cristo mudou a Crise. Da tristeza ao júbilo.
  • Quando o SENHOR está presente os milagres serão sempre maiores do que os problemas, as crises e as tempestades da vida.
  • A bênção alcançou também os que estavam perto.
  • A presença de Jesus mudou a vida de Pedro. Ele chamou Pedro para uma nova missão: Pescador de vidas.

Deus usa uma crise para mostrar que as nossas forças e habilidades naturais são impotentes diante de algo forte e que dependemos de Sua graciosa intervenção para vencermos os desafios desta vida.

Deus usa uma crise para mostrar que Ele é o SENHOR e está no controle de todas as coisas.

Deus usa uma crise para fazer uma chamada, uma convocação, despertando a nossa atenção para Ele e para a Missão a ser realizada.

O que mais me impressionou nesse acontecimento narrado por Lucas está no versículo 11 (Lucas 5:11):

"... E, levando eles os barcos para a terra, deixaram tudo e o seguiram".

Certamente que o milagre da pesca foi fantástico. Entretanto, o milagre maior aconteceu no interior daqueles pescadores, em seus corações. Pedro e os demais companheiros compreenderam que estavam diante do Messias, o Filho de Deus, e que aquela era uma oportunidade indispensável. Deixaram tudo e seguiram Jesus, o tesouro maior.

Palavras Pastorais

Amados irmãos,

Vivemos em um mundo que jaz no maligno e nesta vida temos aflições, situações não planejadas, doenças, acidentes, calamidades, etc.. Há momentos em que somos bombardeados por problemas complexos e tribulações quase insuportáveis...

Nestes momentos difíceis clamamos a Deus por Sua providência e intervenção.

É claro que Deus é soberano e pode fazer tudo como Ele quer. Deus é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre. Jesus Cristo continua operando milagres, sinais e maravilhas diante dos homens. É simplesmente tremendo testemunhar o poder de Deus operando na história humana. Não há impossível para Ele, não existe crise que resista à Sua Palavra de ordem. Ele muda o clima, os tempos, dá-nos o pão nosso de cada dia, sara os enfermos, ressuscita mortos e faz tantas outras coisas sobrenaturais.

É fascinante receber um milagre divino e sair vitorioso de uma crise destruidora. Glórias a Deus por Sua graça e misericórdia. No entanto, ao longo de minhas vivências tenho percebido que Deus está mais interessado em mudar a minha pessoa do que mudar as circunstâncias embaraçosas ao meu redor.

Precisamos entender que as situações adversas desafiam a nossa fé. O crente é provado diante de problemas. As provações fazem parte dos desafios de nossa jornada nesta vida com Cristo Jesus. Você já parou para refletir que uma crise pode ser simplesmente um tratamento de Deus na sua vida?

Deus usa situações confrontadoras para fazer algo em mim, algo que precisa ser consertado em minha vida. Sim, Deus pode intencionalmente usar situações confrontadoras para que vejamos o quão fraco somos e carentes do amor divino. O Pai Celestial muitas vezes permite que as crises, problemas e dificuldades aconteçam em nossas vidas visando um propósito maior, o nosso crescimento espiritual.

Se você é um discípulo de Cristo saiba que as provas da vida são para o nosso bem. Elas nos preparam para coisas maiores e melhores. O mais importante é vencer as crises com Cristo!

Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Rm 8:37.

E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Rm 8:28.

As circunstâncias mudam quando mudamos em relação a Deus.

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Cr 7:14.

Se estivermos dispostos a mudar nossas atitudes e buscar a presença de Deus em nossas vidas, certamente seremos recompensados pelo SENHOR com o Seu perdão e com o cessar da tribulação.

Pense nisso e que Deus nos abençoe rica e abundantemente. Amém!